Processos criativos em composição musical: fontes de inspiração sob autoescrutínio
Visualizações: 183DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7444Palabras clave:
Processos criativos, Autoinvestigação, Estudo empírico, Ideias composicionais, CompositoraResumen
São escassos os autoestudos de processos criativos em composição musical. Escassos são também os estudos sobre processos de compositoras. Motivada por estes problemas, decidi investigar os meus próprios processos criativos. Comecei por todos aqueles que ocorreram até agora, tendo focado o estudo nas fontes de inspiração dos processos. Procurei saber não só o que inspiraram, mas também como surgiram nos processos e no meu percurso, colmatando assim lacunas da literatura. Através de uma análise preliminar dos dados – que recolhi escrevendo relatos a partir das fontes de informação disponíveis – desenvolvi uma estrutura para os analisar sistematicamente, a qual poderá ser usada por outros investigadores em estudos semelhantes.
Descargas
Citas
ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA. Inspiração. Dicionário da língua portuguesa contemporânea, Vol. 2. Lisboa: Verbo, 2001a, p. 2119–2120.
ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA. Inspirar. Dicionário da língua portuguesa contemporânea, Vol. 2. Lisboa: Verbo, 2001b, p. 2120.
COLLINS, David. Real-time tracking of the creative music composition process. Digital Creativity, v.18, n.4, p. 239–256, 2007. DOI. 10.1080/14626260701743234
DONIN, Nicolas. Vers une musicologie des processus créateurs. Revue de Musicologie, v.98, n.1, p. 5–14, 2012. Disponível em <https://www.jstor.org/stable/24391941>. Acesso em: 22 jan. 2023.
DONIN, Nicolas. A autoanálise, uma alternativa à teorização? Trad. Michelle Agnes Magalhães. Opus, Porto Alegre, v.20, n.2, p. 149–200, 2015 (Obra original publicada em 2013). Disponível em <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/285>. Acesso em: 22 jan. 2023.
DONIN, Nicolas. Artistic research and the creative process: the joys and perils of self-analysis. In NIERHAUS, Gerhard (Org.). Patterns of intuition. Springer, 2015. p. 349–357. DOI. 10.1007/978-94-017-9561-6_16
DONIN, Nicolas. Empirical and historical musicologies of compositional processes: towards a cross-fertilisation. In COLLINS, Dave (Org.). The act of musical composition: studies in the creative process. Abingdon: Routledge, 2016 (Obra original publicada em 2012). p. 1–26. DOI. 10.4324/9781315612256
DONIN, Nicolas. Auto-analyse et composition musicale: une tradition méconnue, un enjeu actuel. In DONIN, Nicolas (Org.). Un siècle d’écrits réflexifs sur la composition musicale: anthologie d’auto-analyses, de Janáček à nos jours. Genève: Droz, 2019. p. 13–21. Disponível em <https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-02480330>. Acesso em: 22 jan. 2023.
DONIN, Nicolas; FÉRON, François-Xavier. Tracking the composer’s cognition in the course of a creative process: Stefano Gervasoni and the beginning of Gramigna. Musicae Scientiae, v.16, n.3, p. 262–285, 2012. DOI. 10.1177/1029864912448328
DONIN, Nicolas; THEUREAU, Jacques. 2007. Theoretical and methodological issues related to long term creative cognition: the case of musical composition. Cognition Technology & Work, v.9, p. 233–251, 2007. DOI. 10.1007/S10111-007-0082-Z
DUARTE, António M.; KONSTANTINIDI, Niki P. Sources of Inspiration in Contemporary Vanguard Music Composers. Creativity Research Journal, 2022. DOI. 10.1080/10400419.2022.2077601
ELLIS, Carolyn; ADAMS, Tony; BOCHNER, Arthur P. Autoethnography: An Overview. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, v.12, n.1, art.10, 2010. DOI: 10.17169/fqs-12.1.1589
KATZ, Shira L. The influence of the extra-musical on the composing process. In COLLINS, Dave. The act of musical composition: studies in the creative process. Abingdon: Routledge, 2016 (Obra original publicada em 2012). p. 171–185. DOI. 10.4324/9781315612256
KATZ, Shira. L.; GARDNER, Howard. Musical materials or metaphorical models?: a psychological investigation of what inspires composers. In HARGREAVES, David; MIELL, Dorothy; MACDONALD, Raymond (Org.). Musical Imaginations: Multidisciplinary Perspectives on Creativity, Performance and Perception. Oxford: Oxford University Press, 2011. p. 107–123. DOI. 10.1093/Acprof:Oso/9780199568086.003.0007
NEWMAN, Timothy U. The creative process of music composition: a qualitative self-study. Tese (Doutorado, Música). New York University, 2008. Pro Quest.
POHJANNORO, Ulla. Inspiration and decision-making: a case study of a composer’s intuitive and reflective thought. Musicae Scientiae, v.18, n2, p. 207–234, 2014. DOI. 10.1177/1029864914520848
ROELS, Hans. The creative process in contemporary polyphonic music: a study and reflection on the main activities and processes in the act of composition. Tese (Doutorado, Música). Universiteit Ghent, 2014. handle: 1854/LU-5744222
SCHIAVIO, Andrea; MORAN, Nikki; VAN DER SCHYFF, Dylan; BIASUTTI, Michelle; PARNCUTT, Richard. Processes and experiences of creative cognition in seven Western classical composers. Musicae Scientiae, v. 26, n.2, p. 303–325, 2022. DOI. 10.1177/1029864920943931
TORRES, Rita. Fontes de inspiração em composição musical: 16 relatos retrospectivos. Zenodo, 2023. DOI. 10.5281/zenodo.7754383
ZEMBLYAS, Tasos; NIEDERAUER, Martin. Composing processes and artistic agency: tacit knowledge in composing. Abingdon: Routledge, 2018. DOI. 10.4324/9781315443928
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rita Torres
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.