Processos criativos em composição musical: fontes de inspiração sob autoescrutínio

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7444

Palavras-chave:

Processos criativos, Autoinvestigação, Estudo empírico, Ideias composicionais, Compositora

Resumo

São escassos os autoestudos de processos criativos em composição musical. Escassos são também os estudos sobre processos de compositoras. Motivada por estes problemas, decidi investigar os meus próprios processos criativos. Comecei por todos aqueles que ocorreram até agora, tendo focado o estudo nas fontes de inspiração dos processos. Procurei saber não só o que inspiraram, mas também como surgiram nos processos e no meu percurso, colmatando assim lacunas da literatura. Através de uma análise preliminar dos dados – que recolhi escrevendo relatos a partir das fontes de informação disponíveis – desenvolvi uma estrutura para os analisar sistematicamente, a qual poderá ser usada por outros investigadores em estudos semelhantes.

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Biografia do Autor

Rita Torres, CESEM – NOVA FCSH, Universidade NOVA de Lisboa | Portugal

Rita Torres é investigadora integrada do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É doutorada em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica Portuguesa e diplomada em Engenharia Química, Guitarra, Musicologia/Informática Musical e Composição. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6369-6250. E-mail: rtorres@fcsh.unl.pt 

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Publicado

02.05.2023

Como Citar

Torres, R. (2023). Processos criativos em composição musical: fontes de inspiração sob autoescrutínio. Revista Vórtex, 11(1), 1–14. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7444

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