O triunfo da Semana de 22 na crítica musical: Mário de Andrade e Luiz Heitor, 1927 a 1945
Visualizações: 201DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.7013Palabras clave:
crítica musical, modernismo, Oscar Guanabarino, Mário de Andrade, Luiz HeitorResumen
O artigo exemplifica padrões de crítica musical no Brasil anteriores à Semana de 22 atentando para um número da Revista Musical e de Belas Artes e para textos de Oscar Guanabarino, em O Paiz em 1886 e no Jornal do Comércio em 1922. A proposição de um modelo de crítica musical modernista é derivada da análise de produções de dois críticos: Mário de Andrade, sua produção para o jornal Diário Nacional (1927 a 1932) e aspectos de crítica musical em seu livro Ensaio sobre a música brasileira (1928) e Luiz Heitor Correa de Azevedo em textos para a revista Cultura Política entre 1941 e 1945.
Descargas
Citas
ALVES BRUM, Marcelo. Entre música interior e música brasileira: o catálogo de obras de Luciano Gallet. Tese (Doutorado em Música). ECA-USP, São Paulo, 2017.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. Coleção Obras de Mário Andrade. São Paulo: Martins, 1972.
AUGUSTO, Antonio José. “‘Vive pela ideia e cumpre a lei da criação’: música, imprensa e esfera pública no Segundo Reinado”. In: EGG, André (org.) Música, cultura e sociedade: dilemas do mo-derno. Curitiba: CRV, 2016. p. 13–29.
BARROS, Felipe. Música, etnografia e arquivo nos anos 40: Luiz Heitor Correa de Azevedo e suas viagens a Goiás (1942), Ceará (1943) e Goiás (1944). Rio de Janeiro: Multifoco, 2013.
CALDEIRA, Jorge. Júlio de Mesquita e seu tempo. 4 volumes. São Paulo: Mameluco, 2015.
CASTAGNA, Paulo. “Periódicos musicais brasileiros no contexto das bibliografias e bases de da-dos na área de música”. Anais do VII Encontro de Musicologia Histórica - Juiz de Fora 2006. p. 21–54. 2008.
COELHO PRADO, Maria Lígia. A democracia ilustrada: o Partido Democrático de São Paulo (1926-1934). Coleção Ensaios, 115. São Paulo: Ática, 1986.
CONTIER, Arnaldo. Música e ideologia no Brasil. São Paulo: Novas Metas, 1978.
_____. Brasil novo: música, nação e modernidade (os anos 20 e 30). Tese de Livre Docência, FFLCH-USP, 1988.
_____. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na Canção de Protesto (os anos 60). Revista Brasileira de História. São Paulo, Volume 18, Número 35, p. 13–51, 1998.
DE LUCA, Tânia Regina. “Fontes impressas. História dos, nos e por meio dos periódicos”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p. 111–53.
_____. A ilustração (1884-1892): Circulação de textos e imagens entre Paris, Lisboa e Rio de Janei-ro. São Paulo: UNESP, 2018.
EGG, André. Artística, popular, popularesca: o modernismo e as fronteiras da música brasileira nas décadas de 1920 a 1950. Tempo da Ciência. Toledo, Volume 20, Número 39, p. 85–112, 2013.
_____. “A necessidade faz o crítico: Mário de Andrade na música brasileira e a importância do estu-do de sua coluna no Diário Nacional”. In: EGG, André (org.) Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno. Curitiba: CRV, 2016, p. 71-100.
_____. “Embates modernistas na crítica musical de Mário de Andrade nos anos 30”. In: GAN, German; CASCUDO, Teresa (orgs.). Palabra de crítico: estudios sobre música, prensa e ideologia. Aracena (Espanha): Doble J, 2014 a. p. 83-103.
_____. “O modernismo musical no Brasil”. In: EGG, André; FREITAS, Artur; KAMINSKI, Ro-sane (orgs.). Arte e política no Brasil: modernidades. São Paulo: Perspectiva, 2014b. p. 349-379.
_____. “Modernismo é ter orquestra em São Paulo: música sinfônica na crítica de Mário de Andra-de no Diário Nacional”. XXVI Congresso da ANPPOM, Belo Horizonte-MG. Anais., 2016.
_____. “Contra a pianolatria: os concertos de piano na crítica de Mário de Andrade no Diário Na-cional em 1927”. XXIX Congresso da ANPPOM, Pelotas-RS. Anais, 2019.
FARIA, Adriana Miana de. Koellreuter e a crítica de Andrade Muricy (1939-1951). Dissertação (Mestrado em Artes). UNIRIO, Rio de Janeiro, 1997.
FLECHET, Anaïs. Villa-Lobos à Paris: un écho musical du Brésil. Paris: L’Harmattan, 2004.
GIRON, Luís Antônio. Minoridade crítica: a ópera e o teatro nos folhetins da corte. São Paulo/Rio de Janeiro: EDUSP/Ediouro, 2004.
GOLDBERG, Luiz Guilherme, OLIVEIRA, Amanda, e MENUZZI, Patrick, (orgs). Oscar Gua-nabarino e a crítica musical no Brasil. Transcrições Guanabarinas: Antologica Crítica O Paiz. Vo-lume 1 (1884-1889). Volume 2 (1890-1899). Volume 3 (1900-1909) Volume 4 (1910-1917). Porto Alegre: Liquid Book, 2019.
GUERIOS, Paulo Renato. Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
LEME, Mônica. E saíram à luz as novas polcas, modinhas, lundus e etc.: música popular e impressão musical no Rio de Janeiro (1820 - 1920). Tese (Doutorado). ICHF-UFF, Rio de Janeiro, 2006.
LISBÔA, Sérgio Rodrigues. Da bucólica ao Ensaio sobre música brasileira. Dissertação (Mestrado). ECA-USP, São Paulo, 2015.
MAYER, Jorge Miguel. “MARREY JUNIOR, José Adriano”. Em Dicionário Histórico Biográfi-co Brasileiro CPDOC-FGV. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/marrey-junior-jose-adriano
MORAES, Eduardo Jardim de. A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
NAPOLITANO, Marcos. “Arte e política no Brasil: história e historiografia.” Em EGG, André; FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane (orgs.). Arte e política no Brasil: modernidades. São Paulo: Perspectiva, 2014. p. XV-XLVI.
NEEDELL, Jeffrey. Belle époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
PILAGALLO, Oscar. História da imprensa paulista: jornalismo e poder de D. Pedro I a Dilma. São Paulo: Três Estrelas, 2012.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 50. Tese (Doutorado) EC-UFRJ, Rio de Janeiro, 2000.
VALIATTI PASSAMAE, Maria Aparecida. Oscar Guanabarino e sua produção crítica de 1922. Dissertação (Mestrado) EM-UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.
WALLON, Simone. “TIERSOT, Julien”. Em The New Grove’s Dictionary of Music and Musici-ans. London: MacMillan, 2001.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários: música em torno da Semana de 22. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 André Egg
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.