The Semana de Arte Moderna sucess in the musical criticism: Mario de Andrade and Luiz Heitor, 1927 to 1945.

Visualizações: 190

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.7013

Keywords:

Mário de Andrade, Luiz Heitor, musical criticism, modernism, Oscar Guanabarino

Abstract

This paper exemplifies musical criticism patterns before the Semana de Arte Moderna, focusing on the first number of Revista Musical e de Belas Artes and on few texts of Oscar Guanabarino on O Paiz in 1886 and on Jornal do Comércio in 1922. The analisys of modernist patterns of musical criticism focuses in two authors: Mário de Andrade, writing on Diário Nacional between 1927 and 1932 and on his book Ensaio sobre a música brasileira (1928). And Luiz Heitor Correa de Azevedo on Cultura Política between 1941 and 1945.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

André Egg, Universidade Estadual do Paraná

André Egg é professor da UNESPAR e do PPGMUS-UNESPAR. Professor do PPGHIS-UFPR. Doutor em História Social pela USP. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2991-1978. E-mail: andre.egg@unespar.edu.br

References

ALVES BRUM, Marcelo. Entre música interior e música brasileira: o catálogo de obras de Luciano Gallet. Tese (Doutorado em Música). ECA-USP, São Paulo, 2017.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. Coleção Obras de Mário Andrade. São Paulo: Martins, 1972.

AUGUSTO, Antonio José. “‘Vive pela ideia e cumpre a lei da criação’: música, imprensa e esfera pública no Segundo Reinado”. In: EGG, André (org.) Música, cultura e sociedade: dilemas do mo-derno. Curitiba: CRV, 2016. p. 13–29.

BARROS, Felipe. Música, etnografia e arquivo nos anos 40: Luiz Heitor Correa de Azevedo e suas viagens a Goiás (1942), Ceará (1943) e Goiás (1944). Rio de Janeiro: Multifoco, 2013.

CALDEIRA, Jorge. Júlio de Mesquita e seu tempo. 4 volumes. São Paulo: Mameluco, 2015.

CASTAGNA, Paulo. “Periódicos musicais brasileiros no contexto das bibliografias e bases de da-dos na área de música”. Anais do VII Encontro de Musicologia Histórica - Juiz de Fora 2006. p. 21–54. 2008.

COELHO PRADO, Maria Lígia. A democracia ilustrada: o Partido Democrático de São Paulo (1926-1934). Coleção Ensaios, 115. São Paulo: Ática, 1986.

CONTIER, Arnaldo. Música e ideologia no Brasil. São Paulo: Novas Metas, 1978.

_____. Brasil novo: música, nação e modernidade (os anos 20 e 30). Tese de Livre Docência, FFLCH-USP, 1988.

_____. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na Canção de Protesto (os anos 60). Revista Brasileira de História. São Paulo, Volume 18, Número 35, p. 13–51, 1998.

DE LUCA, Tânia Regina. “Fontes impressas. História dos, nos e por meio dos periódicos”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p. 111–53.

_____. A ilustração (1884-1892): Circulação de textos e imagens entre Paris, Lisboa e Rio de Janei-ro. São Paulo: UNESP, 2018.

EGG, André. Artística, popular, popularesca: o modernismo e as fronteiras da música brasileira nas décadas de 1920 a 1950. Tempo da Ciência. Toledo, Volume 20, Número 39, p. 85–112, 2013.

_____. “A necessidade faz o crítico: Mário de Andrade na música brasileira e a importância do estu-do de sua coluna no Diário Nacional”. In: EGG, André (org.) Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno. Curitiba: CRV, 2016, p. 71-100.

_____. “Embates modernistas na crítica musical de Mário de Andrade nos anos 30”. In: GAN, German; CASCUDO, Teresa (orgs.). Palabra de crítico: estudios sobre música, prensa e ideologia. Aracena (Espanha): Doble J, 2014 a. p. 83-103.

_____. “O modernismo musical no Brasil”. In: EGG, André; FREITAS, Artur; KAMINSKI, Ro-sane (orgs.). Arte e política no Brasil: modernidades. São Paulo: Perspectiva, 2014b. p. 349-379.

_____. “Modernismo é ter orquestra em São Paulo: música sinfônica na crítica de Mário de Andra-de no Diário Nacional”. XXVI Congresso da ANPPOM, Belo Horizonte-MG. Anais., 2016.

_____. “Contra a pianolatria: os concertos de piano na crítica de Mário de Andrade no Diário Na-cional em 1927”. XXIX Congresso da ANPPOM, Pelotas-RS. Anais, 2019.

FARIA, Adriana Miana de. Koellreuter e a crítica de Andrade Muricy (1939-1951). Dissertação (Mestrado em Artes). UNIRIO, Rio de Janeiro, 1997.

FLECHET, Anaïs. Villa-Lobos à Paris: un écho musical du Brésil. Paris: L’Harmattan, 2004.

GIRON, Luís Antônio. Minoridade crítica: a ópera e o teatro nos folhetins da corte. São Paulo/Rio de Janeiro: EDUSP/Ediouro, 2004.

GOLDBERG, Luiz Guilherme, OLIVEIRA, Amanda, e MENUZZI, Patrick, (orgs). Oscar Gua-nabarino e a crítica musical no Brasil. Transcrições Guanabarinas: Antologica Crítica O Paiz. Vo-lume 1 (1884-1889). Volume 2 (1890-1899). Volume 3 (1900-1909) Volume 4 (1910-1917). Porto Alegre: Liquid Book, 2019.

GUERIOS, Paulo Renato. Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

LEME, Mônica. E saíram à luz as novas polcas, modinhas, lundus e etc.: música popular e impressão musical no Rio de Janeiro (1820 - 1920). Tese (Doutorado). ICHF-UFF, Rio de Janeiro, 2006.

LISBÔA, Sérgio Rodrigues. Da bucólica ao Ensaio sobre música brasileira. Dissertação (Mestrado). ECA-USP, São Paulo, 2015.

MAYER, Jorge Miguel. “MARREY JUNIOR, José Adriano”. Em Dicionário Histórico Biográfi-co Brasileiro CPDOC-FGV. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/marrey-junior-jose-adriano

MORAES, Eduardo Jardim de. A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

NAPOLITANO, Marcos. “Arte e política no Brasil: história e historiografia.” Em EGG, André; FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane (orgs.). Arte e política no Brasil: modernidades. São Paulo: Perspectiva, 2014. p. XV-XLVI.

NEEDELL, Jeffrey. Belle époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

PILAGALLO, Oscar. História da imprensa paulista: jornalismo e poder de D. Pedro I a Dilma. São Paulo: Três Estrelas, 2012.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 50. Tese (Doutorado) EC-UFRJ, Rio de Janeiro, 2000.

VALIATTI PASSAMAE, Maria Aparecida. Oscar Guanabarino e sua produção crítica de 1922. Dissertação (Mestrado) EM-UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.

WALLON, Simone. “TIERSOT, Julien”. Em The New Grove’s Dictionary of Music and Musici-ans. London: MacMillan, 2001.

WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários: música em torno da Semana de 22. São Paulo: Duas Cidades, 1977.

Published

2022-12-16

How to Cite

Egg, A. (2022). The Semana de Arte Moderna sucess in the musical criticism: Mario de Andrade and Luiz Heitor, 1927 to 1945. Vortex Music Journal, 10(3), 1–26. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.7013

Issue

Section

Research Papers