A concepção de silêncio em John Cage e Toru Takemitsu sob a luz da teoria pós-humana

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.6824

Palabras clave:

Silêncio, John Cage, Toru Takemitsu, Pós-humano, Rosi Braidotti

Resumen

Este artigo apresenta dois tipos de silêncio, um positivo e outro negativo, respectivamente, em John Cage e Toru Takemitsu, sob a luz da teoria pós-humana de Rosi Braidotti. Percebemos que enquanto Cage se aproxima de filosofias orientais para alcançar sua definição de silêncio como ausência de intenção e afastamento do ego, Takemitsu apresenta concepções mais próximas da cultura ocidental, onde o silêncio é um confronto com o eu e uma representação da efemeridade da vida humana. Assim, argumentamos, a partir de Braidotti, que o silêncio em Takemitsu está ligado ao humanismo antropocêntrico, sendo o silêncio um silêncio negativo, representando o grande fim. Por outro lado, defendemos que o silêncio Cageano é pós-humano pois introduz uma mudança de paradigma que iguala os sons produzidos pela espécie humana aos outros sons do mundo, em uma visão geocêntrica do homem como parte de um todo maior e igual a ele.

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Biografía del autor/a

Guilherme Stromberg Guinski, Universidade Federal do Paraná

Guilherme Stromberg Guinski é compositor, performer e artista audiovisual. Possui graduação em Jornalismo e é mestrando em Música, na linha de Criação Sonora, pela Universidade Federal do Paraná, sob a orientação do Prof. Dr. Indioney Rodrigues. Atualmente pesquisa influência das ideias de Marshall Mcluhan na apresentação do silêncio de John Cage. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7822-5654. E-mail: gsguinski@gmail.com

Indioney Carneiro Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Indioney Rodrigues é compositor, arranjador e educador musical. Estuda aspectos do tempo musical e da temporalidade do processo composicional musical (PhD, UL, Londres), gesto polimétrico e politempo (mestrado, USP, SP). É professor associado da Universidade Federal do Paraná. Seus atuais interesses de pesquisa incluem o estudo de aspectos temporais, epistemológicos e ontológicos envolvidos no processo criativo musical, e aspectos rítmicos formais emergentes no ato composicional. Também desenvolve pesquisas em processos criativos experimentais envolvendo improvisação livre, tecnologias interacionais e de realidade aumentada, e interfaces artísticas multiartes, incluindo performances híbridas, teatro musical e ópera. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9292-7724 E-mail: indioney@ufpr.br

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Publicado

2023-04-08

Cómo citar

Stromberg Guinski, G., & Carneiro Rodrigues, I. (2023). A concepção de silêncio em John Cage e Toru Takemitsu sob a luz da teoria pós-humana. Revista Vórtex, 11(1), 1–20. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.6824

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