O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos
Visualizações: 266DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.437Resumen
Este artigo tem a finalidade de expor os principais aspectos problematizados nos últimos anos sobre a diretriz pedagógica dominante na disciplina Percepção Musical, ou seja, a da escola tradicional. Professores e pesquisadores da matéria tem argumentado questões importantes para uma nova perspectiva no campo, contrapondo-se ao ensino musical fragmentado, o forte direcionamento aos ditados, à pouca flexibilidade de repertório, entre outros. A partir do estudo de sete dissertações e teses defendidas entre 1999 e 2011, e artigos publicados nos anais da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, de 2001 a 2011, são expostos neste texto cinco principais tópicos que se destacam durante as argumentações e reflexões sobre a disciplina. Tais documentos foram tratados sob a ótica da Análise de Conteúdo e propiciam um diálogo significativo sobre a relação ensino e aprendizagem na disciplina no âmbito do ensino superior de Música.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-30
Cómo citar
Otutumi, C. H. V. (2013). O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos. Revista Vórtex, 1(2), 168–190. https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.437
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2013 Cristiane H. Vital Otutumi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.