O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos

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Autores/as

  • Cristiane H. Vital Otutumi Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.437

Resumen

Este artigo tem a finalidade de expor os principais aspectos problematizados nos últimos anos sobre a diretriz pedagógica dominante na disciplina Percepção Musical, ou seja, a da escola tradicional. Professores e pesquisadores da matéria tem argumentado questões importantes para uma nova perspectiva no campo, contrapondo-se ao ensino musical fragmentado, o forte direcionamento aos ditados, à pouca flexibilidade de repertório, entre outros. A partir do estudo de sete dissertações e teses defendidas entre 1999 e 2011, e artigos publicados nos anais da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, de 2001 a 2011, são expostos neste texto cinco principais tópicos que se destacam durante as argumentações e reflexões sobre a disciplina. Tais documentos foram tratados sob a ótica da Análise de Conteúdo e propiciam um diálogo significativo sobre a relação ensino e aprendizagem na disciplina no âmbito do ensino superior de Música.

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Biografía del autor/a

Cristiane H. Vital Otutumi, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas com foco no ensino da Percepção Musical. Desde 2003 atua no ensino superior em disciplinas e atividades voltadas í  Percepção Musical e Educação Musical. Atualmente é docente da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/EMBAP.

Publicado

2013-12-30

Cómo citar

Otutumi, C. H. V. (2013). O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos. Revista Vórtex, 1(2), 168–190. https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.437