Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer
Visualizações: 138DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.3Palabras clave:
Performance musical, Interpretação musical, Violão clássicoResumen
Embasado em algumas das importantes reflexões teóricas das últimas três décadas, o artigo objetiva discutir a percepção não-hierarquizada de relações entre obra, performances, compositor e performer, defendendo que a obra musical é um conjunto formado pela partitura e suas múltiplas interpretações e performances. Através de uma revisão bibliográfica, o artigo procura contribuir para a compreensão de posturas e decisões interpretativas da comunidade violonística contemporânea.Descargas
Citas
ALMEIDA, Alexandre. Por uma visão de música como performance. Opus, v. 17, n. 2, 2011.
BITTAR, Valéria. Músico e Ato. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
CARLEVARO, Abel. Guitar Masterclass Volume I: Fernando Sor 10 Studies. Heidelberg: Chanterelle, 1985.
COOK, Nicholas. Between Process and Product: Music and/as Performance. Music Theory Online, v.7, n.2, 2001.
GODLOVITCH, Stan. Musical Performance: A Philosophical Study. London: Routledge, 1998.
GOODMAN, Nelson. Variations of Variation: or Picasso back to Bach. In: GOODMAN, Nelson; ELGIN, Catherine. Reconceptions in Philosophy and Other Arts and Sciences. Indianapolis/Cambridge: Hackett Publishing, 1988.
KIVY, Peter. Authenticities: philosophical reflections on musical performance. Ithaca: Cornell University, 1997.
LEECH-WILKINSON, Daniel. The Changing Sound of Music: Approaches to Studying Recorded Musical Performance. London: CHARM, 2009. Disponível em <https://www.charm.kcl.ac.uk/studies/chapters/intro.html>, acesso em 26 mar. 2020.
MADEIRA, Bruno. Considerações sobre análise musical e performance. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais... Natal, 2013.
MELLO, Ricardo. Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos: Um estudo comparativo entre edições e manuscritos. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
MOLINA, Sidney. O violão na Era do Disco: Interpretação e desleitura na arte de Julian Bream. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
MORAIS, Luciano; GLOEDEN, Edelton. Duas versões da Sonata 3, de Manuel Ponce: o uso da gravação como construção de uma fonte primária. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais... Campinas, 2017.
NUNES, Emanuel. Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge. Manuel de Falla Homenaje a Debussy: uma edição mista. Dissertação (Mestrado em Musica). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
OROSCO, Maurício. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: Edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. Tese (Doutorado em Música). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
RAHMEIER, Pieter. Suíte para Violão de Ernst Mahle: uma edição crítica e de performance. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
RODRIGUES, Fernando. Obras brasileiras da Coleção Turíbio Santos: Processo de elaboração de uma edição crítica. Tese (Doutorado em Música). Universidade Estadual de Campinas, 2018.
SIMÕES, Renan. Lendas Capixabas para violão de Carlos Cruz: uma edição crítico-interpretativa. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
SMALL, Christopher. Musicking: The Meanings of Performing and Listening. Hanover: Wesleyan University Press, 1998.
SPOHR, Louis. Violinschule, trad. John Bishop. London: R. Cocks & Co., 1843 [1832].
p.
TARUSKIN, Richard. Text and act: essays on music and performance. New York: Oxford University, 1995.
ZANON, Fábio. Entrevista realizada por Ricardo Dias no dia 28 de março de 2020 para a página Violão para Todos. Disponível em: <https://www.facebook.com/violaoparatodos20/videos/204678977618583/>, acesso em 28 mar. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Bruno Madeira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.