O violão de Toninho Horta no disco "Sem Você" – Aspectos técnicos de dois takes da canção "Ela é Carioca"
Visualizações: 189DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2689Resumen
Neste artigo, buscamos compreender algumas das técnicas empregadas por Toninho Horta na função de violonista acompanhador, notadamente em sua atuação no disco "Sem Você" (Omagatoki, 1995), realizado em parceria com a cantora Joyce Moreno. Por meio da análise de duas versões da canção "Ela é Carioca" , investigamos quatro elementos presentes nas duas performances, a saber: 1) reharmonização; 2) manipulação da forma; 3) levadas rítmico-harmônicas ao violão; 4) estratégias de resolução de problemas de ordem técnico-instrumental. Na reflexão empreendida, sublinhou-se o quarto item como característica da execução de Horta que pode indicar novas perspectivas sobre os recursos idiomáticos do violão.Descargas
Citas
ALMEIDA, Hermínio Carlos de. A Canção Viver de Amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano. 2005. 41 p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
ARAGíO, Paulo. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). Rio de Janeiro: Unirio, 2001. Dissertação (Mestrado em Música).
FONSECA, Douglas Martins da Costa. Concepção Harmônica de Toninho Horta. Relatório de Iniciação Científica – Campinas, UNICAMP, 1999.
LACERDA, Guilherme José Machado. Aspectos Estilísticos do Guitarrista Toninho Horta. Relatório de Iniciação Científica. Instituto de Artes, Unicamp, 2007.
MAIA, Marcos da Silva. Técnica híbrida aplicada ao violão. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Campinas, 2007. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/>. Acesso em: 26 jul. 2017.
MUSEU CLUBE DA ESQUINA, Joyce: depoimento. Disponível em: <http://www.museuclubedaesquina.org.br/museu/depoimentos/joyce/> Acesso em: 2 jul. 2017.
Música & Informação. Joyce e Toninho Horta – Sem Você "ílbum Completo" Full Album. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gdaX7EtvI0o>. Acesso em: 20 jul. 2017.
NICODEMO, Thais Lima. Terra dos pássaros: uma abordagem sobre as composições de Toninho Horta. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Campinas, 2009. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/> Acesso em: 22 jul. 2017.
PINHEIRO, Ricardo. Aprender fora de horas: A jam session em Manhattan enquanto contexto para a aprendizagem do jazz. Acta Musicologica, v. 83, n. 1, p. 113. 2011. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/23075201?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 02 ago. 2017.
WIESE, Bartolomeu Filho. Radamés Gnattali: o Concertino n. 2 para violão e orquestra e a utilização do dedo mínimo da mão direita. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, Rio de Janeiro, 2010, XV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, p. 693-700. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/viewFile/2759/2068>. Acesso em 26 jul. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Éder David Alves Fernandes, Raphael Ferreira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.