Aprendizagem de música no cotidiano das organistas da Congregação Cristã no Brasil em Juazeiro do Norte

Visualizações: 151

Autores/as

  • Carlos Renato de Lima Brito Universidade Federal do Cariri
  • Cristiane Maria Galdino de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2672

Resumen

O tema deste artigo é a aprendizagem de música no cotidiano das organistas da igreja evangélica pentecostal Congregação Cristã no Brasil, na cidade de Juazeiro do Norte, estado do Ceará. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como se dá a aprendizagem de música das organistas na referida igreja. Para atender a esse objetivo, foi realizado um estudo de caso, constituí­do a partir de entrevistas realizadas com um grupo de dez participantes. Os conceitos de cotidiano, socialização e papel social de Berger e Luckmann (1983) fundamentaram a pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram para uma aprendizagem que acontece no contexto de famí­lia e religião.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Renato de Lima Brito, Universidade Federal do Cariri

É professor na área de Canto Coral e Técnica Vocal da Universidade Federal do Cariri desde 2016. É doutorando em Música na subárea de Etnomusicologia pela UFBA com pesquisa sobre a regência de corais nas igrejas evangélicas. Possui Mestrado em Música, na área de Educação Musical, pela Universidade Federal da Paraí­ba, abordando em suas pesquisas temas relacionados ao ensino e aprendizagem de música em diversos contextos. Atua também como regente de corais e como compositor. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5801-4582. E-mail: renato.brito@ufca.edu.br

Cristiane Maria Galdino de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Música - Licenciatura (1987), pela Universidade Federal de Pernambuco, bacharelado em Música - Instrumento/Flauta Doce (1995), pela mesma universidade. Cursou o mestrado em Música (2005) e o doutorado em Música (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal de Pernambuco e vice-diretora do Centro de Artes e Comunicação (CAC). Professora credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Música da UFPE e da UFPB. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação e atuação profissional de professores de música. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação musical não-formal; educação musical e etnomusicologia; e formação de professores de música e diversidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7083-5949. E-mail: cmgabr@yahoo.com.br

Citas

BACH, Johann Sebastian. O pequeno livro de Anna Magdalena: 20 peças fáceis. São Paulo: Irmãos Vitale, 1963.

BELLOCHIO, Claudia Ribeiro. A educação Musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto í s práticas cotidianas do professor. 2000. 423 f. Tese (Doutorado em Educação) "” Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1983.

BERGER, Peter Ludwig. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Ed. Paulinas, 1985.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knapp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução í teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BONA, Pasquale. Método Completo de Divisão Musical. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Cidades@: Juazeiro do Norte. Censo demográfico 2010: resultados da amostra - religião. Disponí­vel em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=230730&idtema=91&search=ceara%7Cjuazeiro-do-norte%7Ccenso-demografico-2010:-resultados-da-amostra-religiao->. Acesso em: 12 out. 2015.

BRITO, Carlos Renato de Lima. Aprendizagem de música no cotidiano das organistas da Congregação Cristã no Brasil em Juazeiro do Norte. 2016. 125f. Dissertação (Mestrado em Música) "” Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2016.

BULL, Georges. 25 pequenos estudos para piano. São Paulo: Irmãos Vitale, [s.d.].

BURGMÜLLER, Friedrich. Vinte e cinco estudos fáceis e progressivos para piano. Vol. 1. São Paulo: Irmãos Vitale, 1963.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes do fazer. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CONGREGAÇíO CRISTí NO BRASIL. Estatuto. São Paulo: Congregação Cristã no Brasil, 2013.

CONGREGAÇíO CRISTí NO BRASIL. Hinos de Louvores e Súplicas a Deus: órgão. n. 5. São Paulo: Congregação Cristã no Brasil, 2012.

CONGREGAÇíO CRISTí NO BRASIL. Método de Teoria e Solfejo. São Paulo: Congregação Cristã no Brasil, 2009.

CZERNY, Carl. 60 estudos para piano. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1932.

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma de Morais Ramos de. Psicologia na Educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

DENORA, Tia. Music in Everyday Life. Edinburgh: Cambridge, 2004.

ISBELL, Daniel S. Musicians and teachers: the socialization and occupational identity of preservice music teachers. Journal of Research in Music Education, v. 56, n. 2, p. 162-178, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0022429408322853

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Estudo de Caso: fundamentação cientí­fica, subsí­dios para coleta e análise de dados, como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.

HARGREAVES, David J.; NORTH, Adrian C. The functions of music in everyday life: Redefining the social in Music Psychology. Psychology of Music, n. 27, p. 71-83, 1999. DOI: https://doi.org/10.1177/0305735699271007

HELLER, Agnes. O quotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

KAUFFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.

KÖHLER, L. O pequeno pianista: 40 recreações para principiantes. São Paulo: Irmãos Vitale, 1947.

LORENZETTI, Michelle Arype Girardi. Aprender e ensinar música na Igreja Católica: um estudo de caso em Porto Alegre/RS. 2015. 167f. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

LOURO, Ana Lúcia; SOUZA, Jusamara. Educação Musical, cotidiano e ensino superior. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013.

NOVO, José Alessandro Dantas Dias. Educação Musical no espaço religioso: um estudo sobre a formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa-Paraí­ba. 2015. 146f. Dissertação (Mestrado em Música) "” Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2015.

PAIS, José Machado. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. Rio de Janeiro: Cortez, 2003.

ROBERTS, Brian. Music teacher as identity construction. International Journal of Music Education, n. 18, p. 30-39, 1991. DOI: https://doi.org/10.1177/025576149101800104

RECK, André Müller. Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: um estudo de caso no ministério de louvor "Somos Igreja". 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

RUSSO, Francisco. Método infantil para piano com ilustrações. São Paulo: Casa Wagner, 1998.

Sí-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, n. 1, p. 1-15, 2009.

SCHMOLL, A. Novo método para piano: teórico, prático e recreativo. Primeira parte. São Paulo: Casa Wagner, 1996a.

SCHMOLL, A. Novo método para piano: teórico, prático e recreativo. Segunda parte. São Paulo: Casa Wagner, 1996b.

SILVA, Tomás Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução í s teorias do currí­culo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SOUZA, Jusamara. Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008.

SOUZA, Jusamara. Educação Musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 10, p. 7-11, 2004.

VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Rev. SOCERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.

YIN, Robert K. O Estudo de Caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

Brito, C. R. de L., & de Almeida, C. M. G. (2019). Aprendizagem de música no cotidiano das organistas da Congregação Cristã no Brasil em Juazeiro do Norte. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2672

Métrica