Carinhoso de Pixinguinha para cavaquinho, por Messias Britto: idiomatismo ampliado e texturas variadas em planos musicais simultâneos

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Autores/as

  • Maurício Orosco Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Milhomem Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2668

Resumen

Este artigo aborda o arranjo de Messias Britto para cavaquinho solo do choroCarinhoso, de Pixinguinha, comentando suas soluções técnicas e musicais para a obtenção de planos musicais simultâneos no instrumento. Para tanto, partimos do entendimento das fases musicais no choro, pelas quais passou o instrumento visando a entender esta tendência atual, aqui representada por Messias Brito. Em seguida, analisamos alguns procedimentos idiomáticos para a obtenção de planos simultâneos no instrumento, bem como o uso estrutural destes no arranjo em questão.

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Biografía del autor/a

Maurício Orosco, Universidade Federal de Uberlândia

É professor de violão na Universidade Federal de Uberlândia desde 2003. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Música da UFU, orientando projetos relacionados ao violão brasileiro em temáticas ligadas í  análise, revisão crí­tica, transcrição, arranjo, composição e performance. Atua também como compositor e concertista. Atualmente integra o Quarteto Goyazes. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2043-6771. E-mail: morosco5@gmail.com

Rafael Milhomem, Universidade Federal de Uberlândia

É bacharel em violão pela UFG, especialista em Educação infantil pela ESAB e mestrando em Música pela Universidade Federal de Uberlândia, desenvolvendo pesquisa em torno do tema "Cavaquinho Polifônico". Atua como professor, compositor, arranjador e instrumentista (violão, cavaquinho e flauta). É integrante do Barok-Projekto e do Quarteto Goyazes. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1039-8791. E-mail: rmilhomem@hotmail.com

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Publicado

2019-04-01

Cómo citar

Orosco, M., & Milhomem, R. (2019). Carinhoso de Pixinguinha para cavaquinho, por Messias Britto: idiomatismo ampliado e texturas variadas em planos musicais simultâneos. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2668

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