Formas narrativas no Plunderphonics – Uma reflexão a partir de noções do teatro épico brechtiano
Visualizações: 94DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2607Resumen
Este texto apresenta um estudo comparativo entre três álbuns do compositor canadense John Oswald – Plunderphonic (1989), Plexure (1993) e Grayfolded (1994-95) – com base em sua ideia de plunderphonics. Utilizando como mote noções do teatro épico brechtiano, além das concepções de formas narrativas em geral, busca-se mostrar como os plunderfones são concebidos em cada álbum. Por fim, é feita uma reflexão sobre a relação familiaridade e transformação no plunderphonics paralelamente à de forma e conteúdo no teatro épico.
Descargas
Citas
ADORNO, T. W. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1982.
ARISTÓTELES. Poética. [s.l.] Ars Poetica Editora, 1981.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CASCONE, K. The Aesthetics of Failure: "Post-Digital" Tendencies in Contemporary Computer Music. Computer Music Journal, v. 24, n. 4, p. 12–18, 2000. DOI: https://doi.org/10.1162/014892600559489
COSTA, V. F. Morfologia da Obra Aberta. Curitiba: Prismas, 2016.
CUTLER, C. File Under Popular: Theoretical and Critical Writings on Music. [s.l.] Autonomedia, 1993.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
IAZZETTA, F. Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.
OSWALD, J. Plunderstanding Ecophonomics: Strategies for the Transformation of Existing Music - An Interview by Norm Igma with John Oswald. In: Zorn, J. (Ed.) Arcana: Musicians on Music. New York: Granary Books, 2000. p. 9–17.
OSWALD, J. p l u n d e r p h o n i c s. Disponível em: <http://www.plunderphonics.com/>. Acesso em: 8 out. 2014.
OSWALD, J.; GRATEFUL DEAD. Grayfolded. Toronto: Swell/Artifacts, 1996.
OSWALD, J.; IGMA, N. Plunderphonics - interviews. Disponível em: <http://www.plunderphonics.com/xhtml/xinterviews.html>. Acesso em: 9 set. 2015.
PLATíO. A República. Belém: Editora da Universidade do Pará, 2000.
ROSENFELD, A. Brecht e o teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2012.
SCHAEFFER, P. Solfejo do Objeto Sonoro. Paris: INA - GRM - Groupe de recherches musicale. Tradução, notas e comentários de António de Sousa Dias, 2007.
SILVA, L. C. Vidro e Martelo: contradições na estetização do ruído na música. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.
SILVEIRA, H. I. J. Colagem Musical na Música Eletrônica Experimental. São Paulo: USP, 2012.
STOCKHAUSEN, K.; MACOINE, R. Stockhausen sobre a Música: Palestras e entrevistas compiladas por Robin Maconie. [s.l.] Madras, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Rafael Diniz Paulino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.