Formas narrativas no Plunderphonics – Uma reflexão a partir de noções do teatro épico brechtiano
Visualizações: 94DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2607Abstract
Este texto apresenta um estudo comparativo entre três álbuns do compositor canadense John Oswald – Plunderphonic (1989), Plexure (1993) e Grayfolded (1994-95) – com base em sua ideia de plunderphonics. Utilizando como mote noções do teatro épico brechtiano, além das concepções de formas narrativas em geral, busca-se mostrar como os plunderfones são concebidos em cada álbum. Por fim, é feita uma reflexão sobre a relação familiaridade e transformação no plunderphonics paralelamente à de forma e conteúdo no teatro épico.
Downloads
References
ADORNO, T. W. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1982.
ARISTÓTELES. Poética. [s.l.] Ars Poetica Editora, 1981.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CASCONE, K. The Aesthetics of Failure: "Post-Digital" Tendencies in Contemporary Computer Music. Computer Music Journal, v. 24, n. 4, p. 12–18, 2000. DOI: https://doi.org/10.1162/014892600559489
COSTA, V. F. Morfologia da Obra Aberta. Curitiba: Prismas, 2016.
CUTLER, C. File Under Popular: Theoretical and Critical Writings on Music. [s.l.] Autonomedia, 1993.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
IAZZETTA, F. Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.
OSWALD, J. Plunderstanding Ecophonomics: Strategies for the Transformation of Existing Music - An Interview by Norm Igma with John Oswald. In: Zorn, J. (Ed.) Arcana: Musicians on Music. New York: Granary Books, 2000. p. 9–17.
OSWALD, J. p l u n d e r p h o n i c s. Disponível em: <http://www.plunderphonics.com/>. Acesso em: 8 out. 2014.
OSWALD, J.; GRATEFUL DEAD. Grayfolded. Toronto: Swell/Artifacts, 1996.
OSWALD, J.; IGMA, N. Plunderphonics - interviews. Disponível em: <http://www.plunderphonics.com/xhtml/xinterviews.html>. Acesso em: 9 set. 2015.
PLATíO. A República. Belém: Editora da Universidade do Pará, 2000.
ROSENFELD, A. Brecht e o teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2012.
SCHAEFFER, P. Solfejo do Objeto Sonoro. Paris: INA - GRM - Groupe de recherches musicale. Tradução, notas e comentários de António de Sousa Dias, 2007.
SILVA, L. C. Vidro e Martelo: contradições na estetização do ruído na música. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.
SILVEIRA, H. I. J. Colagem Musical na Música Eletrônica Experimental. São Paulo: USP, 2012.
STOCKHAUSEN, K.; MACOINE, R. Stockhausen sobre a Música: Palestras e entrevistas compiladas por Robin Maconie. [s.l.] Madras, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.