O Gloria de Nepomuceno e o modelo formal cecilianista
Visualizações: 60DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2408Resumen
O presente artigo visa analisar o contexto estético, o estilo e as relações de intertextualidade musical do Gloria da Missa a duas vozes de Alberto Nepomuceno (1864-1920). Verifica-se que a estruturação utilizada pelo compositor no que tange ao plano harmônico, à textura musical, às relações temáticas e aos andamentos, reproduz um específico modelo formal convencional do repertório sacro elaborado no contexto do movimento cecilianista em geral, e particularmente a forma musical encontrada no Gloria da Missa Te Deum laudamus de Lorenzo Perosi (1872-1956).
Descargas
Citas
ASENSIO, Juan Carlos. El canto gregoriano: Historia, liturgia, formas. 2. ed. Madrid: Alianza, 2016. BAS, Julio. Tratado de la forma musical. 3. ed. Buenos Aires, Ricordi, 1957.
BOULENGER. Doutrina catoÌlica: manual de instrução religiosa para uso dos GinaÌsios, ColeÌgios e Catequistas voluntaÌrios. São Paulo: Francisco Alves, 1949.
BURKHOLDER, J. Peter. INTERTEXTUALITY. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan, 2001. DisponiÌvel em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/52853?q=intertextuality&searc h=quick&source=omo_gmo&pos=1&_start=1#firsthit> Acesso em: 10/07/2016.
CORRADO, Omar. Posibilidades intertextuales del dispositivo musical. In: CORRADO, Omar; KREICHMAN, Raquel.; MALACHEVSKY, Jorge. (Ed.). Migraciones de sentidos: tres enfoques sobre lo intertextual. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral, Centro de Publicaciones, 1992. p.33-51.
GAZETA DE NOTIÌCIAS. Rio de Janeiro, 13/06/1909.
GMEINWIESER, Siegfried. CECILIAN MOVEMENT. In: The New Grove Dictionary of Music and
Musicians. London: Macmillan, 2001. DisponiÌvel em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/05245?q=cecilianism&search=
quick&source=omo_gmo&pos=7&_start=1#firsthit> Acesso em: 07/01/2017.
GOLDBERG, Luiz Guilherme. Alberto Nepomuceno e a Missa de Santa CeciÌlia de JoseÌ MauriÌcio Nunes Garcia. In: Anais do VI Encontro de Musicologia HistoÌrica. Juiz de Fora: Centro Cultural ProÌ-MuÌsica, p. 138-172, 2006.
GUERANGER, Prosper. Missa tridentina: Explicações das orações e das cerimoÌ‚nias da Santa Missa. NiteroÌi: PermaneÌ‚ncia, 2010.
LEFEBVRE, Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Ed. DescleÌe de Brouwer & Cie., 1956. LISZT, Franz. Missa Choralis. Leipzig: Breikopf & Härtel, 1918. Partitura.
MEYER, Leonard. Style and Music: Theory, History and Ideology. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
MISSALE ROMANUM. Roma, 1962.
NEPOMUCENO, Alberto. Missa duabus vocibus aequalibus quam in honorem Virginis Immaculatae concinnavit
et Eminentissimo Domino Cardinali Arcoverde dicavit. Rio de Janeiro: E. Bevilacqua & C, s.d. Partitura. O PAIZ. Rio de Janeiro, 01/11/1914.
O PAIZ. Rio de Janeiro, 27/10/1915.
PEROSI, Lorenzo. Missa Pontificalis. Milão: Ricordi, 1899a. Partitura.
PEROSI, Lorenzo. Missa Te Deum laudamus. Milão: Ricordi, 1899b. Partitura. REUS, João Batista. Curso de Liturgia. PetroÌpolis: Vozes, 1944.
ROMITA, Florentius. Jus Musicae Liturgicae: Dissertatio historico-iuridica. Roma: Edizioni Liturgiche, 1947.
TEIXEIRA, Thiago. O "˜Kyrie"™ de Nepomuceno: estilo e intertextualidade. Orfeu, FlorianoÌpolis, v. 2, n. 1, p. 1-47, 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530402012017001
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Thiago Plaça Teixeira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.