O Gloria de Nepomuceno e o modelo formal cecilianista

Visualizações: 60

Authors

  • Thiago Plaça Teixeira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2408

Abstract

O presente artigo visa analisar o contexto estético, o estilo e as relações de intertextualidade musical do Gloria da Missa a duas vozes de Alberto Nepomuceno (1864-1920). Verifica-se que a estruturação utilizada pelo compositor no que tange ao plano harmônico, à textura musical, às relações temáticas e aos andamentos, reproduz um específico modelo formal convencional do repertório sacro elaborado no contexto do movimento cecilianista em geral, e particularmente a forma musical encontrada no Gloria da Missa Te Deum laudamus de Lorenzo Perosi (1872-1956).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thiago Plaça Teixeira, Universidade Federal do Paraná

Thiago Plaça Teixeira, nascido em Curitiba, é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap); mestre em Música e doutorando em Música (área de Musicologia) pela UFPR. Desenvolve atividades profissionais na área de Música como docente e como pianista, solista e acompanhador. Foi premiado no VI Concurso de Piano Prof. Edna Bassetti Habith, V Concurso Nacional de Piano da Embap e Concurso Internacional de Piano Honorina Barra. Como pianista acompanhador, trabalhou em montagens de óperas, coros, séries de concertos e festivais de música. Como pesquisador, direciona seus estudos principalmente à música sacra católica.

References

ASENSIO, Juan Carlos. El canto gregoriano: Historia, liturgia, formas. 2. ed. Madrid: Alianza, 2016. BAS, Julio. Tratado de la forma musical. 3. ed. Buenos Aires, Ricordi, 1957.

BOULENGER. Doutrina catoÌlica: manual de instrução religiosa para uso dos GinaÌsios, ColeÌgios e Catequistas voluntaÌrios. São Paulo: Francisco Alves, 1949.

BURKHOLDER, J. Peter. INTERTEXTUALITY. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan, 2001. DisponiÌvel em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/52853?q=intertextuality&searc h=quick&source=omo_gmo&pos=1&_start=1#firsthit> Acesso em: 10/07/2016.

CORRADO, Omar. Posibilidades intertextuales del dispositivo musical. In: CORRADO, Omar; KREICHMAN, Raquel.; MALACHEVSKY, Jorge. (Ed.). Migraciones de sentidos: tres enfoques sobre lo intertextual. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral, Centro de Publicaciones, 1992. p.33-51.

GAZETA DE NOTIÌCIAS. Rio de Janeiro, 13/06/1909.

GMEINWIESER, Siegfried. CECILIAN MOVEMENT. In: The New Grove Dictionary of Music and

Musicians. London: Macmillan, 2001. DisponiÌvel em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/05245?q=cecilianism&search=

quick&source=omo_gmo&pos=7&_start=1#firsthit> Acesso em: 07/01/2017.

GOLDBERG, Luiz Guilherme. Alberto Nepomuceno e a Missa de Santa CeciÌlia de JoseÌ MauriÌcio Nunes Garcia. In: Anais do VI Encontro de Musicologia HistoÌrica. Juiz de Fora: Centro Cultural ProÌ-MuÌsica, p. 138-172, 2006.

GUERANGER, Prosper. Missa tridentina: Explicações das orações e das cerimoÌ‚nias da Santa Missa. NiteroÌi: PermaneÌ‚ncia, 2010.

LEFEBVRE, Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Ed. DescleÌe de Brouwer & Cie., 1956. LISZT, Franz. Missa Choralis. Leipzig: Breikopf & Härtel, 1918. Partitura.

MEYER, Leonard. Style and Music: Theory, History and Ideology. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

MISSALE ROMANUM. Roma, 1962.

NEPOMUCENO, Alberto. Missa duabus vocibus aequalibus quam in honorem Virginis Immaculatae concinnavit

et Eminentissimo Domino Cardinali Arcoverde dicavit. Rio de Janeiro: E. Bevilacqua & C, s.d. Partitura. O PAIZ. Rio de Janeiro, 01/11/1914.

O PAIZ. Rio de Janeiro, 27/10/1915.

PEROSI, Lorenzo. Missa Pontificalis. Milão: Ricordi, 1899a. Partitura.

PEROSI, Lorenzo. Missa Te Deum laudamus. Milão: Ricordi, 1899b. Partitura. REUS, João Batista. Curso de Liturgia. PetroÌpolis: Vozes, 1944.

ROMITA, Florentius. Jus Musicae Liturgicae: Dissertatio historico-iuridica. Roma: Edizioni Liturgiche, 1947.

TEIXEIRA, Thiago. O "˜Kyrie"™ de Nepomuceno: estilo e intertextualidade. Orfeu, FlorianoÌpolis, v. 2, n. 1, p. 1-47, 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530402012017001

Published

2018-04-01

How to Cite

Teixeira, T. P. (2018). O Gloria de Nepomuceno e o modelo formal cecilianista. Vortex Music Journal, 6(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2408

Issue

Section

Research Papers

Metrics