A flauta e as competências técnicas e interpretativas na preparação e execução do excerto orquestral do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy
Visualizações: 55DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.1870Resumen
O texto integra um estudo maior sobre a qualidade da execução do excerto orquestral para flauta do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy que está dividido em quatro partes: competências técnicas e interpretativas na preparação e execução, análise temporal, critérios de avaliação em situação audição e sua relação com a ansiedade de performance musical. Este artigo apresenta discussões, sugestões, comentários e possíveis soluções quanto as competências técnicas e interpretativasna preparação e execução do solo de flauta por músicos profissionais. Considerando o fato que em situação de audição os quatro primeiros compassos devem ser tocados em uma única respiração, a respiração e o seu controle tornaram-se competências primordiais discutidos na literatura como documentado nas observações e sugestões de McCutchan (1994), Lord (1998), Debost (2002), Toff (2005), Baxtresser (2008) e Toff (2012), bem como nos estudos realizados por Buck (2003) e Rodrigues (2015).
Descargas
Citas
BAXTRESSER, Jeanne. The Orchestral Excerpts for Flute with Piano Accompaniment. King of Prussia, Pensilvania: Theodore Press, 2008.
BOEHM, Theobald. The Flute and Flute Playing in Acoustical, Technical and Artistic Aspects. MILLER, Dayton C. (Trad.). Mineola: Dover Publications, Inc. 1964.
BUCK, Elizabeth. The Orchestral Flute Audition: An Examination of Preparation Methods and Techniques. Thesis (Doctoral of Musical Arts). Houston, Texas: Rice University, 2003.
DEBOST, Michel. The Simple Flute. New York: Oxford University Press, 2002. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195145212.001.0001
DEBUSSY, Claude A. Prélude í l´après-midi d´un faune.
FABIANI, Marco; FRIBERG, Anders. Influence of pitch, loudness, and timbre on the perception of instrument dynamics. In: The Journal of Acoustical Society of America, October de 2011, 130 ed.: 193-199. DOI: https://doi.org/10.1121/1.3633687
FLETCHER, Neville H. Some Acoustical Principles of Flute Technique. In: The Instrumentalist XXVIII (February 1974): 57-61. DOI: https://doi.org/10.1121/1.380430
FUKS, Leonardo; FADLE, Heinz. Wind Instruments. In: PARNCUTT, Richard; McPHERSON, Gary E. (Ed.). The Science & Psychology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. New York: Oxford University Press, 2002: 319-334.
GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna: uma história concisa de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
LORD, Suzanne. The Teaching Methods of Peter Lloyd. Dissertation (Doctor of Musical Arts). Tallahassee, Florida: The Florida State University, 1998.
McCUTCHAN, Ann. Marcel Moyse: The voice of the flute. Portland: Amadeus Press, 1994.
MOYSE, Marcel. De la Sonorité: Art et Technique. Paris: Alphonse Leduc, 1934.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Carmargo. A longa tarde de um fauno. In: DAPesquisa, Vol. 3, n° 2, 01 de julho de 2009: 7. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p145
POWELL, Ardal. The Flute. Yale University Press, 2002.
RODRIGUES, Juliana M. B. Audições Orquestrais para Flauta no Brasil: um estudo sobre estratégias de preparação. Dissertação (Mestrado em Música). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. 2015.
SEASHORE, Carl E. Psychology of Music. New York: McGraw-Hill Book Company Inc., 1938.
SETHARES, William A. Tuning, Timbre, Spectrum, Scale. 2a. Madison, Wisconsin: Springer-Verlag London Limited, 2005.
SINICO CUNHA, Andre. Ansiedade de Performance Musical: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta. Dissertação (Mestrado em Música). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013.
TEIXEIRA, Helder. Três pontos de articulação na flauta: reflexões fonéticas. In: Revista Vórtex, 2014: 88-101. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.1.450
TOFF, Nancy. Monarch of the Flute: The Life of Georges Barrère. New York: Oxford University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195170160.001.0001
___________. The Flute Book. New York: Oxford University Press, 2012.
WYE, Trevor. Practice Books for the Flute: Tone. Vol. 1. Novello, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 André Sinico, Cristina Capparelli Gerling
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.