A flauta e as competências técnicas e interpretativas na preparação e execução do excerto orquestral do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy
Visualizações: 60DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.1870Resumen
O texto integra um estudo maior sobre a qualidade da execução do excerto orquestral para flauta do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy que está dividido em quatro partes: competências técnicas e interpretativas na preparação e execução, análise temporal, critérios de avaliação em situação audição e sua relação com a ansiedade de performance musical. Este artigo apresenta discussões, sugestões, comentários e possíveis soluções quanto as competências técnicas e interpretativasna preparação e execução do solo de flauta por músicos profissionais. Considerando o fato que em situação de audição os quatro primeiros compassos devem ser tocados em uma única respiração, a respiração e o seu controle tornaram-se competências primordiais discutidos na literatura como documentado nas observações e sugestões de McCutchan (1994), Lord (1998), Debost (2002), Toff (2005), Baxtresser (2008) e Toff (2012), bem como nos estudos realizados por Buck (2003) e Rodrigues (2015).
Descargas
Citas
BAXTRESSER, Jeanne. The Orchestral Excerpts for Flute with Piano Accompaniment. King of Prussia, Pensilvania: Theodore Press, 2008.
BOEHM, Theobald. The Flute and Flute Playing in Acoustical, Technical and Artistic Aspects. MILLER, Dayton C. (Trad.). Mineola: Dover Publications, Inc. 1964.
BUCK, Elizabeth. The Orchestral Flute Audition: An Examination of Preparation Methods and Techniques. Thesis (Doctoral of Musical Arts). Houston, Texas: Rice University, 2003.
DEBOST, Michel. The Simple Flute. New York: Oxford University Press, 2002. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195145212.001.0001
DEBUSSY, Claude A. Prélude í l´après-midi d´un faune.
FABIANI, Marco; FRIBERG, Anders. Influence of pitch, loudness, and timbre on the perception of instrument dynamics. In: The Journal of Acoustical Society of America, October de 2011, 130 ed.: 193-199. DOI: https://doi.org/10.1121/1.3633687
FLETCHER, Neville H. Some Acoustical Principles of Flute Technique. In: The Instrumentalist XXVIII (February 1974): 57-61. DOI: https://doi.org/10.1121/1.380430
FUKS, Leonardo; FADLE, Heinz. Wind Instruments. In: PARNCUTT, Richard; McPHERSON, Gary E. (Ed.). The Science & Psychology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. New York: Oxford University Press, 2002: 319-334.
GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna: uma história concisa de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
LORD, Suzanne. The Teaching Methods of Peter Lloyd. Dissertation (Doctor of Musical Arts). Tallahassee, Florida: The Florida State University, 1998.
McCUTCHAN, Ann. Marcel Moyse: The voice of the flute. Portland: Amadeus Press, 1994.
MOYSE, Marcel. De la Sonorité: Art et Technique. Paris: Alphonse Leduc, 1934.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Carmargo. A longa tarde de um fauno. In: DAPesquisa, Vol. 3, n° 2, 01 de julho de 2009: 7. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p145
POWELL, Ardal. The Flute. Yale University Press, 2002.
RODRIGUES, Juliana M. B. Audições Orquestrais para Flauta no Brasil: um estudo sobre estratégias de preparação. Dissertação (Mestrado em Música). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. 2015.
SEASHORE, Carl E. Psychology of Music. New York: McGraw-Hill Book Company Inc., 1938.
SETHARES, William A. Tuning, Timbre, Spectrum, Scale. 2a. Madison, Wisconsin: Springer-Verlag London Limited, 2005.
SINICO CUNHA, Andre. Ansiedade de Performance Musical: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta. Dissertação (Mestrado em Música). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013.
TEIXEIRA, Helder. Três pontos de articulação na flauta: reflexões fonéticas. In: Revista Vórtex, 2014: 88-101. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.1.450
TOFF, Nancy. Monarch of the Flute: The Life of Georges Barrère. New York: Oxford University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195170160.001.0001
___________. The Flute Book. New York: Oxford University Press, 2012.
WYE, Trevor. Practice Books for the Flute: Tone. Vol. 1. Novello, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 André Sinico, Cristina Capparelli Gerling
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.