Elementos gestuais recorrentes em Notas Soltas para flauta transversal solo de Bruno Kiefer

Visualizações: 75

Autores/as

  • Vinicius Dias Prates

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1864

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo analí­tico dos elementos gestuais presentes em Notas Soltas (1978) para flauta transversal solo de Bruno Kiefer. Utilizamos o catálogo de Gestos Musicais apresentados por Luciane Cardassi (1998) em A música de Bruno Kiefer: "terra", "vento", "horizonte" e a poesia de Carlos Nejar. A literatura técnica de flauta transversal foi empregada com o objetivo de associar fundamentos do instrumento com os Gestos Musicais encontrados em Notas Soltas. Através dos resultados de nossas análises, procuramos entender como se dá a escrita idiomática do compositor, bem como encontrar traços em comum entre a obra escolhida para este artigo e os elementos investigados por Cardassi (1998).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicius Dias Prates

Vinicius Dias Prates é flautista, Bacharel (2004) com habilitação em flauta transversal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Música – Práticas Interpretativas (2015) pela UFRS sob a orientação dos professores Dr Leonardo Winter e Dra Any Raquel Carvalho. Foi integrante da Orquestra Filarmônica da PUCRS entre 2005 e 2017. Atua como músico convidado em diversas orquestras do Rio Grande do Sul destacando a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica da UCS, Banda Municipal de Porto Alegre e Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Em 2017 ministrou aulas no I Musikfest de Santa Cruz (RS). Atualmente integra o Quinteto de Sopros Austro e é professor na Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

Citas

CARDASSI, Luciane Aparecida. A música de Bruno Kiefer: "terra", "vento", "horizonte" e a poesia de Carlos Nejar. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 1998.

________. Autocitação no processo composicional de Bruno Kiefer. Goiânia: Música Hodie, Vol. - 4 N° 1, p.11-27, 2004

KIEFER, Luciana Nunes. A relação entre música e poesia nas canções para voz aguda de Bruno Kiefer. Dissertação de Mestrado. São Paulo: UNESP, 2007.

MATTOS, Fernando; CORRÊA, James. A música de Bruno Kiefer. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1994.

MAYER, Germano Gastal. Seis Pequenos Quadros (1981) de Bruno Kiefer: relações intervalares e outros parâmetros a partir da teoria dos conjuntos e gestos musicais. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

MOYSE, Marcel. École de l"™articulation. Paris: Alphonse Leduc, 1928.

OLIVEIRA, João Pedro Paiva de. Teoria analí­tica da música do século XX. Lisboa: Fundação CalouseteGulbenkian, 1998.

PRATES, Vinicius Dias. Elementos melódicos e gestuais recorrentes em duas peças para flauta transversal de Bruno Kiefer: Notas Soltas e Notas Irresponsáveis. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2015.

________; WINTER, Leonardo Loureiro; CARVALHO, Any Raquel. Recorrências rí­tmico-melódicas na produção composicional para flauta de Bruno Kiefer. Vitória: ABRAPEM, V.1, n.1, p.388-393, 2014.

WYE, Trevor. Practice Book for the Flute Volume 3 Articulation. London:Novello& Company Limited, 1983.

Partituras

ANDERSEN, Joachim. 24 Studies Opus 15 for flute solo. Ed. John Wummer. New York: International Music Company, 2010.

________. 24 Studies Opus 33 for flute solo. Ed. John Wummer. New York:International Music Company, 2000.

________. 24 Etudes techniques pour flûte Op. 63. Stockholm: Musikhaus Holm PälzWürzburg, 1944.

KARG-ELERT, Sigfrid.30 Capricen op. 107.Boston: The Cundy – Bettoney Co., Inc., 1919.

KIEFER, Bruno. Notas Soltas. São Paulo: Novas Metas, 1978.

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

Prates, V. D. (2017). Elementos gestuais recorrentes em Notas Soltas para flauta transversal solo de Bruno Kiefer. Revista Vórtex, 5(1), 1–19. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1864

Métrica