Amador x Profissional - a situação do músico na cena de jazz da cidade de São Paulo
Visualizações: 97DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1863Resumen
Neste artigo, o autor analisa a cena de jazz da cidade de São Paulo. Para isso, foram investigados bares especializados em jazz. Após apresentar as características da cena, são levantadas algumas situações de conflito, resultantes de interesses divergentes dos participantes. Ao final, baseado em observações de Ruth Finnegan, discute-se a relação entre músico amador e músico profissional e a situação dos jazzistas nesse contexto.Descargas
Citas
BENNETT, Andy e PETERSON, Richard A.. "Introducing Music Scenes". In: BENNETT, Andy e PETERSON, Richard A. (eds.). Music Scenes: Local, Translocal, And Virtual. Nashville: Vanderbilt University Press, 2004, pp 1 - 15. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv17vf74v.5
FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musicians: Music-making In An English Town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
KRUSE, Holly. Subcultural Identity In Alternative Music Culture. In: Popular Music, 12, pp. 33 – 41, 1993. DOI: https://doi.org/10.1017/S026114300000533X
REYNOLDS, Simon. Against Health And Efficiency: Independent Music In The 1980"™s. In: Zoot Suits And Second-Hand Dresses, Boston: ed. Angela McRobbie, 1989.
SMALL, Christopher. Musicking: The Meanings Of Performing And Listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Marcus Vinicius de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.