"Escola Jabour" Hermeto Pascoal & Grupo e suas ramificações
Visualizações: 187DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1853Resumen
Neste artigo tratamos das ramificações geradas a partir da experiência de Hermeto Pascoal junto ao seu grupo, nos atentando especificamente aos trabalhos realizados pelos músicos Itiberê Zwarg, Jovino Santos Neto e André Marques. Para tanto, buscamos apoio nas ciências humanas, no intuito de organizar as descrições e compreender elementos musicais, estéticos e sociais presentes nessa experiência global. Tomando como alicerce os conceitos de "relação associativa" (Weber, 1994) e "rede" (Bauman e May, 2010), tratamos das duas diferentes acepções possíveis acerca da expressão "Escola Jabour" ; tal exposição nos auxilia na reflexão acerca do alcance da obra de Pascoal, principalmente a partir de seu trabalho com o grupo que se estabeleceu entre os anos de 1981 e 1993. Por fim, procuramos evidenciar características que possam denotar as ramificações verificadas como uma "escola" , ou uma corrente estilística.Descargas
Citas
ARAÚJO COSTA, Fabiano. Análise e realização de 4 lead sheets do Calendário do Som de Hermeto Pascoal segundo os conceitos harmônicos de Arnold Schoenberg. Belo Horizonte: Escola de Música; Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. 160 p. Dissertação de Mestrado em Música.
BARRE, Jorge de La. Sociologia e Etnomusicologia: o diálogo. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, n. 32. Niterói: Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense, 2012, pp. 115-128.
BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BECKER, Howard. Mundos artísticos e tipos sociais In VELHO, Gilberto (org.) Arte e Sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1977.
BERLINER, Paul F. Thinking in Jazz. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
BLACKING, John. Música, Cultura e Experiência. Traduzido por André-Kees de Moraes Schouten. Revista Cadernos de Campo, São Paulo, n. 16. São Paulo: USP, 2007, pp. 201-218. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p201-218
BORÉM, Fausto; ARAÚJO, Fabiano. Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica. Per Musi, n. 22. Belo Horizonte, 2010, pp. 22-43. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992010000200003
BORGO, David. Sync or Swarm: improvising music in a complex age. New York/London: Continuum, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (orgs.) Escritos de Educação, 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001, pp. 73-79.
BUDASZ, Rogério. Música e Cultura. In BUDASZ, Rogério (org.). Pesquisa em música no Brasil: métodos, domínios, perspectivas. Goiânia: ANPPOM, 2009.
CAMPOS, Lúcia Pompeu de Freitas. Tudo isso junto de uma só vez: o choro, o forró e as bandas de pífano na música de Hermeto Pascoal. Belo Horizonte: Escola de Música; Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. 149 p. Dissertação de Mestrado em Música.
CIRINO, Giovanni. Narrativas Musicais: Performance e experiência na Música Popular Instrumental Brasileira. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Universidade de São Paulo, 2005. 273 p. Dissertação de Mestrado em Antropologia.
CONNELL, Andrew Mark. Jazz brasileiro? Música instrumental brasileira and the representation of identity in Rio de Janeiro. Los Angeles: University of California, 2002. 377 p. Tese de Doutorado em Etnomusicologia
COSTA-LIMA NETO, Luiz. A música experimental de Hermeto Paschoal e Grupo (1981-1993): concepção e linguagem. Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 1999. 200 p. Dissertação de Mestrado em Música Brasileira
________________________. O Calendário do Som e a estética sociomusical inclusiva de Hermeto Pascoal: emboladas, polifonias e fusões paradoxais. Revista USP, n. 82. São Paulo: USP, 2009, pp. 164-188. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i82p164-188
FRITH, Simon. Performing Rites: on the Value of popular Music. Cambridge: Harvard University Press, 1998.
GOLDIN-MEADOWS, Susan. Hearing Gesture: How Our Hands Help Us Think. Boston: Harvard University Press, 2003.
MARQUES, André. Entrevista pelo show da Vintena Brasileira concedida ao programa Instrumental Sesc Brasil, em 17 de junho, 2008. [Acesso em 18 de setembro de 2013] Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=acUV0tml-lM>
MONSON, Ingrid. Saying Something: Jazz improvisation and Interaction. Chicago: The University of Chicago Press, 1996. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226534794.001.0001
MÜLLER, Vânia Beatriz. Indivíduo músico, música universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família. Florianópolis: Centro de Filosofia e Ciências Humanas; Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. 249 p. Tese de Doutorado em Ciências Humanas.
OLIVEIRA PINTO, Tiago. Som e Música: Questões de uma Antropologia Sonora. Revista de Antropologia, v. 44, n. 1. São Paulo, 2001. pp. 221-286. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-77012001000100007
PASCOAL, Hermeto. Entrevista. FARKAS, Thomaz. Documentário Hermeto, Campeão. São Paulo: Thomaz Farkas Documentários, Cinema e Televisão, 1981. [acesso em 18 de setembro de 2013] Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6eBGQp70GL4>
_________________. Calendário do som. São Paulo: SENAC/ Itaú Cultural, 2000.
_________________. Entrevista. PROCÓPIO, J; CORRÊA, Flávio; CARVALHO, Iberê. Documentário O Prazer de Tocar Juntos. Brasília: Pavirada Filmes, 2005. [acesso em 18 de setembro de 2013] Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qPgs4dZ-Cac>
__________________. Declaração em show da Vintena Brasileira, 2010. [acesso em 18 de setembro de 2013] Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DmQ9oYCmPCM>
__________________. Entrevista. Vídeo-chat Instrumental Sesc Brasil. São Paulo: Sesc TV, 03 de janeiro de 2011. [acesso em 18 de setembro de 2013] Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Jxeq4tzGw_4>
PERNAMBUCO. Entrevista. FARKAS, Thomaz. Documentário Hermeto, Campeão. São Paulo: Thomaz Farkas Documentários, Cinema e Televisão, 1981. [acesso em 18 de setembro de 2013] Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6eBGQp70GL4>
PFEIFFER, Rolf; BONGARD, Josh. How the Body Shapes the Way We Think: A New View of Intelligence. Cambridge, MA: MIT Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/3585.001.0001
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Etnomusicologia e estudos musicais: uma contribuição ao estudo acadêmico do jazz. Revista Arte Online, set. 2006, v. 4, n. 4. [acesso em 30 de setembro de 2014] Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/Revista_Arte_Online/Volumes/Etnomusicologia.htm> DOI: https://doi.org/10.5965/2358092504042006059
_______________________________. Perseguindo os fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, n. 23. Belo Horizonte: Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011, pp. 103-112. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992011000100012
RICOEUR, Paul. La mémoire, l"™histoire, l"™oubli. Paris: Éditions du Seuil, 2000.
SANCHEZ, Leonardo Pellegrim. Uma análise dos quartetos de saxofone de Carlos Malta: o Educador, o Compositor e o Instrumentista. Campinas: Instituto de Artes; Universidade Estadual de Campinas, 2009. 259 p. Dissertação de Mestrado em Música.
SANTOS NETO, Jovino. Entrevista. FARKAS, Thomaz. Documentário Hermeto, Campeão. São Paulo: Thomaz Farkas Documentários, Cinema e Televisão, 1981. [acesso em 18 de setembro de 2013] Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6eBGQp70GL4>
____________________.Entrevista de Bruce Gilman. Brazzil Magazine, 1996.
____________________. Entrevista. Vídeo-chat Instrumental Sesc Brasil. São Paulo: Sesc TV, 21 de julho de 2009. [acesso em 22 de setembro de 2013] Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fpWzul0ruM8>
____________________. Entrevista de Raphael Ferreira da Silva via Skype em 14 de março de 2012. Gravação em MP4.
SENNET, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2013.
SILVA, Camila Perez da. A sonoridade híbrida de Hermeto Pascoal e a indústria cultural. São Carlos: Centro de Educação e Ciências Humanas; Universidade Federal de São Carlos, 2009. 148 p. Dissertação de Mestrado em Sociologia.
SILVA, Gilda Olinto do Valle. Capital cultural, classe e gênero em Bourdieu. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. V. 1, n. 2. Rio de Janeiro, jul./dez. 1995, pp. 24-36.
STOKES, Martin. Ethnicity, Identity and Music. Oxford: Berg Publishers, 1994.
TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
WEBER, Max. Economia e sociedade. vol. 1. Brasília: Editora UnB, 1994.
ZATTERA, Vilson. Liminality and Hybridism in the Music of Hermeto Pascoal. Washington: University of Washinton, 2010. 211 p. Tese de Doutorado em Etnomusicologia.
ZUMTHOR, Paul. Tradição e Esquecimento. São Paulo: Hucitec, 1997.
ZWARG, Itiberê. Oficinas de Música Universal Pro Arte: Caderno de Partituras & CD Multimídia Caminhos da Paz. Rio de Janeiro: Grupo Editorial Humaitá, 2006.
______________. Entrevista em vídeo chat promovido pelo Instrumental Sesc Brasil em 03 de janeiro de 2011. [Acesso em 18 de setembro de 2013] Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=xMnh3Aq4FaA>.
______________. Entrevista. LICHOTE, Leonardo. Itiberê, o solista da coletividade. Rio de Janeiro: Jornal O Globo/Segundo Caderno, 28 de junho de 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Raphael Ferreira da Silva, Marcelo Gimenes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.