Duas transcrições para canto e violão de canções para canto e piano de Dinorá de Carvalho: processos composicionais e adaptação ao idiomatismo técnico instrumental
Visualizações: 710DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1337Resumen
No presente artigo propomos a transcrição de duas obras para Canto e Violão da compositora nacionalista Dinorá de Carvalho (1895-1980), assim como a revisão dos procedimentos utilizados. As obras escolhidas fazem parte da 1° fase composicional das canções para Canto e Piano, ao qual predomina a utilização de ostinatos e caráter de Acalanto. Para a adaptação técnico-instrumental ao violão adotamos os apontamentos sobre transcrição de Daniel Wolff e Pedro Rodrigues, aliados aos trabalhos desenvolvidos em torno da temática idiomatismo, propostos por Scarduelli, Fernandes e Godfrey. Para complementação das argumentações utilizadas, os conceitos de Intentio Operis e Superinterpretação propostos por Umberto Eco foram utilizados no decorrer do texto, assim como na concepção geral que promovemos sobre a obra. A dissertação de mestrado de Flávio Carvalho perpassa por todo o trabalho como material essencial de consulta.Descargas
Citas
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2000.
ANTUNES, Gilson. [Informações obtidas em Masterclass realizado com ele]. Vitória-ES: 2016.
BARBEITAS, Flávio. Reflexões sobre a prática da transcrição: as suas relações com a interpretação na música e na poesia. Belo Horizonte-MG: Per Musi, Vol1, p. 89-97, 2000.
CARVALHO, Flávio. Canções de Dinorá de Carvalho: Uma análise interpretativa. [Dissertação de Mestrado]. Campinas, SP : Unicamp, 1996, 328 p.
_________________. Dinorá de Carvalho e sua Obra para Canto e Piano (relato) IN: ANPPOM, 1995 Acessado em 12/08/2016 em http://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_1995/praintcomrel1.htm
CASTAGNA, Paulo. História da Música como Oportunidade para o Desenvolvimento Humano. Uberlândia-MG: ASSOCIAÇíO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA, ANPPOM, 2011. p. 512-517.
ECO, Umberto. Interpretacion y Sobreinterpretacion. Cambridge UK: 2° edição-Cambridge University Press, 1997.
____________. Signo. Colômbia: 2° edição, Editora Letra E, 1994.
FERNANDES, Marcelo; GLOEDEN, Edelton. Apontamentos sobre o idiomatismo na escrita violonística. João Pessoa-PB: IN: XXII Congresso da ANPPOM. João Pessoa, 2012.
FRUNGILLO, Mário. Mapa de Ritmos do Brasil. [Dissertação de Mestrado]. São Paulo-SP: Unesp, 2003.
GODFREY, Jonathan. Principles of idiomatic guitar writing. [Doutorado em música] EUA: Universidade de Indiana, 2013.
GRIER, James. The critical editing of music: History, method an practice. Cambridge UK: Cambridge University Press, 1996.
KENNEDY; BORNE. The Concise Oxford Dictionary of Music 1996, Oxford- UK: Oxford University Press, 1996.
LOPES; PAULINO. Discurso e formação de valores nas canções de ninar e de roda. Curitiba-PR: IN: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação-XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.
PEREIRA, Flavia. As Práticas de Reelaboração Musical. [Tese de Doutorado]. São Paulo-SP: USP, 2011.
RANDEL, Don Michael, The Harvard Dictionary of Music, 4° edição, Editora Belknap, 2003.
RIBEIRO, Sérgio. Reelaborações para violão da obra Bachiana: análise das versões de Franscisco Tárrega e Pablo Marquez da Fuga Bwv1001. IN: ANAIS DO SIMPÓSIO
BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, III SIMPOM, 2014
RODRIGUES, Pedro J. Para uma sistematização do método transcricional guitarrístico [Doutorado em Música], Aveiros-PT: Universidade de Aveiros, 2011.
SANTOS, Lucivan. Presença de Dinorá nos acervos de Mário de Andrade. IN: Revista Instituto Est. Brasileiro, 1995.
SCARDUELLI, Fábio; FIORINI, Carlos F. A obra para violão de Almeida Prado: Um panorama histórico, estético e idomático. Curitiba-PR: IN: I Simpósio acadêmico de violão EMBAP, 2007.
WOLFF, Daniel. Transcribing for Guitar: A comprehensive method. [Tese de Doutorado]. Manhattan School of Music, 1998.
WOLFF, Daniel; ALESSANDRINI, Olinda. Os 5 prelúdios para violão de Heitor Villa-Lobos e a transcrição para piano de José Vieira Brandão: uma análise comparativa. Belo Horizonte-MG, Per Musi N°16, 2007.
Partituras
CARVALHO, Dinorá. Acalanto, Canção para piano e Canto, 1993. Edição particular
_________________. Acalanto, Canção para piano e Canto 1996. Editado por Flávio Carvalho (Ver dissertação
_________________. ígua que passa, Canção para piano e Canto, 1972. Editado por Flávio Carvalho
_________________. Banzo, Canção para piano e Canto, 1948. Editado por Flávio Carvalho
_________________. Carmo, Canção para piano e Canto, 1975 Editado por Flávio Carvalho
_________________. Cavalinho de Pixe, Obra para piano solo, Editora Ricordi SAEC, São Paulo, 1963.
_________________. Contemplação, Obra para piano solo, 1963 (composição), Editora Musikverlag Hans Gerig, Koln, Cologne, 1978.
_________________. Coqueiro-Coqueiro-Irá, Canção para piano e Canto, 1948. Editado por Flávio Carvalho
_________________. Epigrama N° 9, Canção para piano e Canto, 1964. Editado por Flávio Carvalho
_________________. Ideti (A menina preta que queria falar com Deus), Canção para piano e Canto, 1970. Editado por Flávio Carvalho
_________________. Num Imbaiá, Canção para piano e Canto, 1960. Editado por Flávio Carvalho
_________________. O Ar, Canção para piano e Canto, 1972. Editado por Flávio Carvalho
_________________. O Fogo, Canção para piano e Canto, 1972. Editado por Flávio Carvalho
_________________. Pássaro Triste, Obra para piano solo, Editora Irmãos Vitale, Rio de Janeiro, 1968.
_________________. Perdão, Canção para piano e Canto, 1960. Editado por Flávio Carvalho
_________________. Pobre Cega, Canção para piano e Canto, 1933. Editado por Flávio Carvalho
_________________. Pobre Cega, Obra para violão solo. Editora Irmãos Vitale, Rio de Janeiro, 1963.
_________________. Signal da Terra, Canção para piano e Canto, 1948.
_________________. Solidão, Obra para piano solo, Editora Ricordi, São Paulo, 1968.
_________________. Tema e Onze Variações, Obra para piano solo, Editora Arthur Napoleão ltda, Rio de Janeiro, 1967.
_________________. Uai-Ni-Mim, Canção para piano e Canto, 1973. Editado por Flávio Carvalho
VILLA-LOBOS, Heitor. Pobre Cega, para piano solo pertencente í obra Guia Prático, 1926 (composição). Editora Academia Brasileira de Música, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Luís Cláudio Cabral da Silveira Ranna, Eduardo Meirinhos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.