(I)Materialismos: Grisey, Dufourt, e o limiar entre objeto e forma na música de processo
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https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8246Palabras clave:
Grisey, Dufourt, Espectralismo, Tiempo Musical, Espacio MusicalResumen
Este artigo propõe uma investigação acerca da música dos compositores Gérard Grisey e Hugues Dufourt que se afasta da convicção preconcebida da noção de “espectralismo” enquanto a edificação de projeções e configurações de alturas derivadas do espectro harmônico. Em vez disso, concentra-se na contextualização da escrita destes compositores mediante a topologia material-forma, abordando essa relação historicamente e filosoficamente, examinando as condições que propiciaram o florescimento de suas práticas no contexto do século XX. A condensação central deste estudo é a reivindicação de que a contribuição desses compositores é apreendida de forma significativa através da consideração das noções de "dinamismo", “dimensionalidade", “processualidade” e, sobretudo, a “limiaridade” presente entre os polos espaciais (quantificáveis) e temporais (qualitativos), bem como os objetivos (acústicos) e subjetivos (perceptivos).
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