Provincianizando a ópera – produção de alteridades em “Les Indes Galantes”

producción de alteridades en Les Indes Galantes

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8229

Palavras-chave:

Les Indes Galantes, Les Sauvages, Jean-Philippe Rameau, Música e alteridade, Música e decolonialidade

Resumo

A ópera-balé Les Indes Galantes de Jean-Philippe Rameau (1683-1764), composta sobre libreto de Louis Fuzelier (1672-1752), é um exemplo notório da forma pela qual a música participou do processo de produção simbólica de alteridades que acompanhou a afirmação da hegemonia ocidental na Primeira Época Moderna. Compilando estudos críticos e musicológicos sobre a ópera, em especial sobre sua última parte, Les Sauvages, propomos uma leitura de aspectos de sua composição, de seu libreto, de suas referências textuais e de sua recepção à luz da proposta enunciada pelo historiador Dipesh Chakrabarty de provincianização da Europa. Argumentamos que elementos intrínsecos à composição e elementos da montagem mais recente da ópera – em 2019 na Opéra national de Paris – Opéra Bastille, França – produzem ruído no discurso eurocêntrico, desnudando e subvertendo em alguma medida as estratégias colonizantes de produção de alteridades.

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Biografia do Autor

Maya Suemi Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Maya Suemi Lemos é doutora em História da Música e Musicologia pela Université de Paris IV – Sorbonne (França); Professora Associada do Instituto de Formação Humana com Tecnologias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ e no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Suas pesquisas atuais têm foco nas dinâmicas pelas quais a música e as artes participaram nos processos de constituição da racionalidade e da mentalidade modernas.

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Publicado

24.12.2023

Como Citar

Lemos, M. S. (2023). Provincianizando a ópera – produção de alteridades em “Les Indes Galantes”: producción de alteridades en Les Indes Galantes. Revista Vórtex, 11(3), 1–26. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8229

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