Provincianizando a ópera – produção de alteridades em “Les Indes Galantes”
producción de alteridades en Les Indes Galantes
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https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8229Palavras-chave:
Les Indes Galantes, Les Sauvages, Jean-Philippe Rameau, Música e alteridade, Música e decolonialidadeResumo
A ópera-balé Les Indes Galantes de Jean-Philippe Rameau (1683-1764), composta sobre libreto de Louis Fuzelier (1672-1752), é um exemplo notório da forma pela qual a música participou do processo de produção simbólica de alteridades que acompanhou a afirmação da hegemonia ocidental na Primeira Época Moderna. Compilando estudos críticos e musicológicos sobre a ópera, em especial sobre sua última parte, Les Sauvages, propomos uma leitura de aspectos de sua composição, de seu libreto, de suas referências textuais e de sua recepção à luz da proposta enunciada pelo historiador Dipesh Chakrabarty de provincianização da Europa. Argumentamos que elementos intrínsecos à composição e elementos da montagem mais recente da ópera – em 2019 na Opéra national de Paris – Opéra Bastille, França – produzem ruído no discurso eurocêntrico, desnudando e subvertendo em alguma medida as estratégias colonizantes de produção de alteridades.
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Referências
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