WALKING: Conceituação do comportamento de mão esquerda ao violão observado por Frank Koonce

Visualizações: 163

Autores/as

  • Raquel Turra Loner Universidade Estadual do Paraná
  • Alisson Alípio Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.11

Palabras clave:

Walking, Aim-directed Movement (ADM), Digitação ao violão, Legato, Frank Koonce

Resumen

A presente pesquisa conceitua o comportamento de mão esquerda denominado Walking. Frank Koonce (1997), autor do termo, o descreve como o constante contato dos dedos com o espelho do braço do violão, propiciando, assim, fluência mecânica e sonora. Metodologicamente, procedemos a uma pesquisa bibliográfica acerca dos expedientes técnicos de sustentação do som que compõem o Walking, tendo como principal aporte teórico a Teoria da Digitação, de Alisson Alí­pio. Complementarmente, adotamos como referencial a abordagem da prática do violão denominada Aim-Directed Movement (ADM), proposta por Anderson (1980), por considerarmos que o Walking não pode ser compreendido unicamente como uma sucessão de ações dos dedos sobre as notas, mas "” principalmente "” como um conjunto de movimentos que permitem a sustentação do som entre tais ações. Os resultados desta pesquisa mostram, portanto, que o Walking é uma sucessão de intenções e que, como tal, é uma perspectiva motora que orienta o processo de digitação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Turra Loner, Universidade Estadual do Paraná

Raquel Turra Loner é Bacharel em Cinema e Ví­deo pela Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba II. Atualmente é acadêmica do Curso Superior de Instrumento (violão) da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba I, sob orientação do professor Alisson Alí­pio. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2841-494

Alisson Alípio, Universidade Estadual do Paraná

Alisson Alí­pio é Doutor e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Música (violão) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É professor adjunto da cadeira de violão da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Curitiba I, onde ministra as disciplinas de Instrumento (violão), Metodologia Cientí­fica e dedica-se í  pesquisa, tendo como foco de investigação as teorias e os processos de digitação e dedilhado ao violão. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8155-7318

Citas

ALIÌPIO, Alisson. Teoria da Digitação: um protocolo de instaÌ‚ncias, princiÌpios e perspectivas para a construção de um cenaÌrio digitacional ao violão. 2014. 184 f. Tese (Doutorado em MuÌsica) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

ANDERSON, Neil A. Aim-Directed Movement. Soundboard. Mission Hills, CA. Vol 7 N. 1 p. 13-14. February 1980.

BARCELOÌ, Ricardo. La digitacioÌn guitarriÌstica: recursos poco usuales. Madrid: Real Musical, 1995.

BARCELOÌ, Ricardo. O sistema posicional na guitarra. Origem e conceitos de posição. O caso de Fernando Sor. 2009. 400 f. Tese (Doutorado em MuÌsica) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2009.

CANILHA, Cauã Borges. Uma anaÌlise mecaÌ‚nica sobre os 25 Etudes MeÌlodiques et Progressives Op.60 para violão, de Matteo Carcassi. 232 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

CARDOSO, João Henrique Corrêa. A técnica violoní­stica: um estudo das convergências e divergências nos métodos de ensino no decorrer da história do violão. 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Goiás, Goiânia, 2015.

CARLEVARO, Abel. Escuela de la Guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1979.

CONTRERAS, Antonio. La Técnica de David Russel en 165 consejos. Sevilla: Cuadernos Abolays, 1998.

FERNANDEZ, Eduardo. TeÌcnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigacioÌn sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo: ART Ediciones, 2000.

KOONCE, Franck. Left hand movement: a bag full of tricks. Part I. 1997 – Disponí­vel em www.frankkoonce.com/publications.php#my_anchor Acesso em 04 de agosto de 2019.

SANTOS, Cristiano Sousa dos. Processos de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

SHEARER, Aaron. Classic guitar technique. New York: Franco Colombo, 1963.

SHERROD, Ronald Jerone. A guide to the fingering of music for the guitar. 204 f. Tese (Doutorado em Música) – The University of Arizona, 1981

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Loner, R. T., & Alípio, A. (2020). WALKING: Conceituação do comportamento de mão esquerda ao violão observado por Frank Koonce. Revista Vórtex, 8(3), 1.11. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.11

Métrica