Carinhoso de Pixinguinha para cavaquinho, por Messias Britto: idiomatismo ampliado e texturas variadas em planos musicais simultâneos
Visualizações: 155DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2668Resumen
Este artigo aborda o arranjo de Messias Britto para cavaquinho solo do choroCarinhoso, de Pixinguinha, comentando suas soluções técnicas e musicais para a obtenção de planos musicais simultâneos no instrumento. Para tanto, partimos do entendimento das fases musicais no choro, pelas quais passou o instrumento visando a entender esta tendência atual, aqui representada por Messias Brito. Em seguida, analisamos alguns procedimentos idiomáticos para a obtenção de planos simultâneos no instrumento, bem como o uso estrutural destes no arranjo em questão.Descargas
Citas
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.
BENON, Leonardo Bodstein. O estilo interpretativo de Waldir Azevedo: aspectos técnicos e expressivos. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, 2017.
BRITTO, Messias. Cavaquinho polifônico. São Paulo: Solo independente. 2018. 1 CD (ca 35 min.).
________ . Carinhoso (Pixinguinha/João de Barro). Brasil: 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VvFCTDpDc98&list=RDVvFCTDpDc98&start_radio=1 Acesso em: 01 de out. de 2018.
CAPLIN, William. Classical form: a theory of formal functions for the instrumental. Music of Haydn, Mozart and Beethoven. Oxford: Oxford Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195104806.001.0001
CAZES, Henrique. Choro do quintal ao Municipal. São Paulo: Ed. 34, 1998.
GARCIA, Henrique. Método progressivo aplicado ao cavaquinho. Rio de Janeiro. [s.n.] 1ªed. 2017.
RIZZI, Celso. Música Brasileira: O Chorinho através dos tempos. E-Galáxia (edição digital). 2016.
WHITE, John. Comprehensive musical analysis. New Jersey: Scarecrow Press, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maurício Orosco, Rafael Milhomem
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.