O acompanhamento instrumental segundo Lodovico da Viadana: uma tradução comentada da primeira fonte sobre o baixo contínuo na música sacra
Visualizações: 97DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.983Abstract
Neste trabalho apresentamos uma tradução comentada do prefácio aos Cento Concerti Ecclesiastici (1602), de Lodovico da Viadana (1564 - 1645), a primeira obra sacra a trazer um conjunto de instruções por escrito sobre o acompanhamento que ficaria conhecido como baixo contínuo. Através do estudo da fonte original em conjunto com fontes modernas, procuramos contextualizar e interpretar as informações encontradas, buscando também refletir sobre a influência desta obra no desenvolvimento e consolidação da prática harmônica que viria a caracterizar a escrita musical e o acompanhamento em todo o período barroco.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.