Uma proposta de sistematização de notação percussiva para o violão
Visualizações: 255DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.36Keywords:
Notação musical, Violão percussivo, Performance musicalAbstract
As práticas do violão percussivo vêm ganhando cada vez mais espaço nas pesquisas e nas práticas musicais. Todavia, os registros escritos e a ausência de sistematização das terminologias e representações dos recursos percussivos apresentam fragilidades. O presente trabalho, a partir de pesquisas bibliográficas e levantamento e análise de dez peças com recursos percussivos, propõe um sistema de notação percussiva para violão de forma estruturada e com aplicação prática. Os resultados obtidos apontam para a viabilidade e o fácil entendimento deste sistema de notação, tanto para violonistas quanto para compositores e arranjadores que quiserem incorporá-lo em seus trabalhos.Downloads
References
BARBA, Fernando, & BARBATUQUES, Núcleo Educacional. O corpo do som: experiências do Barbatuques. Música na educação básica, Brasília, 5, 5, 39–49, 2013.
BELLINATI, Paulo. Jongo. San Francisco: Guitar Solo Publication, 1993. (Partitura), 12. Violão.
BOLíO, Oscar. O batuque é privilégio: A percussão na música do Rio de Janeiro para músicos, arranjadores e compositores. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010.
CARPENEDO, Amanda. A elaboração de arranjos para violão solo utilizando recursos percussivos. 2020. Dissertação de Mestrado em Música. Universidade de Aveiro, Aveiro, 2020.
COLARES, Ari, & PAIVA, Rodrigo Gudin. Percussão básico 1, turma a. São Paulo: Associação Amigos do Projeto Guri, 2016.
COLOMBO, Thiago. La toqueteada. [s.l.]: Edição do autor, 2017. (partitura), 6. Violão.
DUFOUR. Antoine. These moments. [s.l.] Edição do autor, 2011. (partitura), 11. Violão.
DYENS, Roland. Night & day: 10 jazz arrangements for solo guitar. San Francisco: Guitar Solo Publication, 2005. (partitura), 11. Violão.
FERNANDES, Stanley. Analysis of percussive resources in 5 reference works of the contemporary solo concert guitar literature. [s.l.]: Manuscrito do autor. 2016.
GOMM, Jon. Passionflower. Yorkshire: Edição do autor, 2011. (partitura), 11. Violão
INDA, Amilcar Rodrigues. Varias posibilidades sonoras de la guitarra en la musica contemporanea. Florida: Efecé, 1984.
JOSEL, Seth. F., & TSAO, Ming. The techniques of guitar playing. Kassel: Bärenreiter, 2014.
KAMPELA, Arthur. Danças percussivas. [s.l.]: Edição do autor, 1995. (partitura), 43. Violão.
KRIEGER, Edino. Ritmata. Paris: Éditions Max Eschig, 1975. (partitura), 5. Violão
LUNN, Robert Allan. Extended techniques for the classical guitar: A guide for composer. 2010. Tese (Doutorado) Ohio: Ohio State University, 2010.
OLIVEIRA, Cristiano Braga de. A técnica violonística em expansão: Revisão histórica e uma proposta de categorização. 2020. Tese (Doutorado, Performance Musical). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2020.
PASIECZNY, Marek. Bossa. Kraków: wydaenictwo Euterpe, 2005. (partitura), 2. Violão.
RAUSCHER, Tobias. Fingerstyle guitar secrets. [s.l.]: Edição do autor, 2017. Disponível em: <https://fingerstyleguitarsecrets.com/>. Acesso em: 31 ago. 2020.
REED, Preston. Ladies night (transcrito por MUCKALA,Bruce.W.). [s.l.] Suite Hoodeet Music (ASCAP), 1995. (Partitura). 20. Violão.
RIVERA, Miguel. The percussive acoustic guitar method: Volume 1. [s.l.]: Edição do autor, 2018. ROCCA, Edgard. Ritmos brasileiros e seus instrumentos de percussão. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música,1986.
SOUSA, Kestern Hanah de, & FERNANDES, Stanley Levi Nazareno. O violão percussivo: Levantamento, catalogação, classificação e sistematização de recursos instrumentais. Anais do 1º Simpósio Internacional de Violão: O violão na América Latina: Diálogos, tendências, perspectivas. Belo Horizonte, 1, 55–69, 2018.
TABORDA, Marcia Ermelindo. Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro, 1830-1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
TELLES, Mariano. Vanera para bailar solito. Porto Alegre: Edição do autor, 2017. (partitura), 8. Violão.
VERBEL, Mauricio Arredondo. Técnicas para el uso de efectos percutidos en la guitarra acústica aplicados a 3 ritmos de la música tradicional del litoral atlántico colombiano (fandango, chalupa y bullerengue) evidenciados en tres composiciones para dúo de guitarras. 2019. Dissertação (Mestrado). Universidad EAFIT, Medellín, 2019.
WOODS, Chris. Percussive acoustic guitar. Victoria: Hal Leonard, 2013.
ZANIN, Fabiano Carlos. Aspectos gerais da música flamenca. 2005. Dissertação (Mestrado, Musicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Amanda Carpenedo, Helena Marinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.