A obra para violão de Ernst Mahle: um panorama histórico e analítico
Visualizações: 123DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.27Keywords:
Violão, Ernst Mahle, IdiomatismoAbstract
Ernst Mahle escreveu mais de 20 obras para violão, desde peças para solista até diversas formações de câmara. Além da proposta didática presente em muitas de suas obras, despontam duas características fundamentais que marcam sua escrita violonística: o idiomatismo e a utilização do modalismo folclórico em contraste com materiais composicionais característicos da música do século XX. O presente trabalho se propõe ao estudo da obra violonística de Mahle em três etapas: primeiramente são apresentadas informações sobre as concepções estético-filosóficas de Mahle e como estas se manifestaram na conformação de sua linguagem composicional; em segundo momento são apresentadas informações sobre a relação de Ernst Mahle com o violão; em terceiro momento é realizado um estudo analítico e histórico de sua obra sob três perspectivas: (a) contextualização histórica das peças; (b) análise dos materiais composicionais utilizados na obra; (c) análise dos idiomatismos presentes na escrita violonística de Mahle, tendo como referencial analítico os trabalhos de Kreutz (2014) e Scarduelli (2007).Downloads
References
ARCE, Guilherme Luis Bassi. Estudo do equilíbrio sonoro no concerto Diálogo para violão e cordas de Ernst Mahle. In: SIMPÓSIO: PANORAMA DA PESQUISA SOBRE VIOLíO NO BRASIL. Congresso da ANPPOM. N. 29. Pelotas/RS: ANPPOM, 2019, 1 – 9.
ARZOLLA, Antônio Roberto Roccia Dal Pozzo. Uma Abordagem Analítico-interpretativa do Concerto 1990 para Contrabaixo e Orquestra de Ernst Mahle. 1996. Dissertação (Mestrado em Música Brasileira). Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.
BARROS, Guilherme Antonio Sauerbronn de. Goethe e o Pensamento Estético-Musical de Ernst Mahle: um Estudo do Conceito de Harmonia. 2005. Tese (Doutorado em Musicologia). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
COSTA, Flávio Collins. Um Estudo de Três Obras Sinfônicas de Ernst Mahle: o encontro entre o compositor e o pedagogo. 2010. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
FARIAS, Priscila Araújo. A escrita idiomática da rabeca ao violino: Guerra-Peixe e a sonoridade nordestina. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, 105-129, 2013.
FERNANDES, Vinícius de Lucena, 2014. Suíte para Violão Solo de Ernst Mahle: Uma abordagem técnica e interpretativa. Dissertação (Mestrado em Música). 2014. Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal. 2014.
KREUTZ, Thiago de Campos. A música para violão solo de Edino Krieger: um estudo do idiomatismo técnico-instrumental e processos composicionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: Caminho para um Ensino Mais Humano. Edição de 2002. São Paulo: Summus Editorial. 1979.
LLERENA, Marcus. Noturno Brasileiro. Rio de Janeiro, Brasil: Gravação independente, 1991. CD.
_______________. Toque Solo. Joinville-SC, Brasil: Gravação independente, 2007. CD.
LUNA, Iradi Tavares de. Quarteto para contrabaixos 1995 de Ernst Mahle: análise interpretativa. Dissertação (Mestrado em Música). 2013. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
MAHLE, Ernst. As Melodias da Cecília (1970). Piracicaba-SP, Brasil. Associação Amigos Mahle, 2003. Partitura, 57 p. Violão.
_____________. Catálogo de Obras 2018. Associação Amigos Mahle. Piracicaba-SP, Brasil. 2018. Catálogo. 61 p.
_____________. Diálogo para violão e cordas (1971). Piracicaba-SP, Brasil. Associação Amigos Mahle, 1971. Partitura, 67 p. Violão; Violinos, Viola, Violoncelo, Contrabaixo.
_____________. Suíte para Violão Solo (1975). Piracicaba-SP, Brasil. Manuscrito. 1975. 14 p. Violão.
_____________. Suíte para Violão Solo (1975). Piracicaba-SP, Brasil. Associação Amigos Mahle, 1975. 14 p. Violão.
_____________. Três Peças para Violão (1975). Piracicaba-SP, Brasil. Associação Amigos Mahle, 1975. 6 p. Violão.
_____________. Sonata para Violino e Violão (1985). Piracicaba-SP, Brasil. Associação Amigos Mahle, 1985. 20 p. Violão e Violino.
_____________. Trio para Violino, Violão e Violoncelo (1992). Piracicaba-SP, Brasil. Associação Amigos Mahle, 1992. 25 p. Violão, Violino e Violoncelo.
_____________. Duetos Modais (2015). Piracicaba-SP, Brasil. Associação Amigos Mahle, 2015. 16 p. Dois violões.
_____________. Sonatina para violão e piano (2015). Piracicaba-SP, Brasil. Associação Amigos Mahle, 2015. 14 p. Violão e Piano.
PINTO, Aloysio de Alencar. A melodia do Nordeste e suas constantes modais. Revista do Instituo do Ceará, Fortaleza, n. 108, 237 – 246, 1994.
RAHMEIER, Pieter. Suíte para violão de Ernst Mahle: uma edição crítica e de performance. Dissertação (Mestrado em Música).2014. Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2014.
RAHMEIER, Pieter; AGUIAR, Werner. O processo da escolha de digitação das Três peças para violão (1975) de Ernst Mahle. In: CONGRESSO DA ANPPOM. Natal, N.23, 2013, Natal. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013. 1 - 10.
SCARDUELLI, Fábio. A obra Para Violão Solo de Almeida Prado. Dissertação (Mestrado em Música). 2007. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2007.
SUAREZ, Rosana. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, Belo Horizonte, v. 46, n. 112, p.191-198, 2005.
TACUCHIAN, Ricardo. Estrutura e estilo na obra de Béla Bartók. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, N. 21, 1 - 17 do artigo, 1994-95.
TOKESHI, Eliane. Ernst Mahle: Violin Sonatas and Sonatinas (1955-80). Tese (Doutorado em Música). 1999. Northwestern University. Evanston, Illinois, Estados Unidos. 1999.
ZANON, Fábio. Programa Violão com Fábio Zanon. Rádio Cultura FM. 2007. Ed. N. 75. Disponível em: <http://vcfz.blogspot.com/ >. Acesso em: 29/08/2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Guilherme Arce, Fábio Bartoloni
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.