O uso da Loop Station em performance musical: implicações e exigências interpretativas
Visualizações: 164DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.14Keywords:
Loop station, pedais de efeito, notação musical, gesto intelectual, didáticaAbstract
O objetivo deste artigo eÌ discutir sobre as possibilidades de uso da Loop Station em performances musicais e suas implicações. O texto centra-se na criação e performance de um arranjo/exerciÌcio que consiste numa colagem das obras musicais Beat 70 (Pat Metheny) e Asa branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e utiliza como setup: flauta transversal, Loop Station Boss RC-30, pedal Guitar Processor GP-10 e Footswitch. Busca-se, portanto, abordar o processo de preparação, elaboração e performance, descrevendo aspetos importantes como: conf iguração de paraÌ‚metros de efeitos, exigeÌ‚ncias interpretativas com relação ao movimento do corpo no controle de pedais e criteÌrios para notação musical. Este arranjo/exerciÌcio foi desenvolvido com fins didaÌticos, onde a componente tecnoloÌgica eÌ signif icativamente simples, visto ser direcionado para pessoas com pouca ou nenhuma experieÌ‚ncia com pedais de efeitos e tem sido usado em workshops realizados em escolas de muÌsica, festivais, confereÌ‚ncia e outros tipos de encontro.
Downloads
References
BARBOSA, Jerônimo; WANDERLEY, Marcelo M; HUOT, Stéphane. Exploring playfulness in Nime design: the case of live looping tools. NIME, 2017. Disponível em: <http://homes.create.aau.dk/dano/nime17/papers/0018/index.html>. Acesso em 01 jul. 2019.
CHAIB, Fernando. O Gesto na Performance em percussão: Uma abordagem Sensorial e Performativa. Tese (Doutorado), Departamento de Comunicação e Arte/DECA, Universidade de Aveiro. Aveiro, 2012. Disponível em: <https://ria.ua.pt/handle/10773/9880>. Acesso em 01 jul. 2019.
LABAN, R. 1978. Domínio do Movimento. Traduzido por A. M. B. DE VECHI e M. S. M. NETTO. 5a ed. São Paulo: Summus Editorial. Edição original, Mcdonald & Evans Limited, 1971.
MARCHINI, Marco; PACHET, François; and CARRÉ, Benoît. Rethinking reflexive looper for structured pop music. NIME, 2017. Disponível em: <https://www.nime.org/proceedings/2017/nime2017_paper0027.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.
MULDOR, J. The loudspeaker as musical instrument. In Proceedings of the 2010 Conference on new interfaces for musical expression (NIME, 2010). P.: 13-18. Sidney, Austrália. Disponível em: <https://www.nime.org/proceedings/2010/nime2010_013.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.
PACHET, François; ROY, Pierre; MOREIRA, Julian; and D'INVERNO, Mark. Reflexive loopers for solo musical improvisation. In Proceedings of the sigchi conference on human factors in computing systems (chi '13). ACM, New York, NY, USA, 2013. (2205-2208) DOI=http://dx.doi.org/10.1145/2470654.2481303. Disponível em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2470654.2481303>. Acesso em: 01 jul. 2019.
PAIVA, J. E. R. Música e Tecnologia, do vinil ao mp3. Contemporânea (UFBA. Online), v. 10, p. 99-112, 2012. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/5796>. Acesso em: 02 jul. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v10i1.5796.
PEDRASSE, Carlos E. Banda de pífanos de caruaru: Uma análise musical. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, 2002. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284904>. Acesso em: 02 jul. 2019.
ROCHA, Fernando de Oliveira. Works for percussion and computer-based live electronics: aspects of performance with technology. Dissertação (Doutorado). Schulich School of Music, McGill University, Montreal, Canadá, 2008. Disponível em: < https://repository.asu.edu/attachments/163967/content/Wier_asu_0010E_15461.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2019.
SARDO, Susana. Shared Research Practices on and about music: toward decolonizing colonial ethnomusicology. In Josep Martí and Sara Revilla (Org) Making Music, Making Society. Cambridge, Cambridge Scholars, 217-238, 2017.
Trabalhos musicais citados
GONZAGA, Luís; TEIXEIRA, Humberto. (Compositores). Asa branca . Gravadora Victor, 1947. Suporte: 78 rpm.
METHENY, Pat. (Compositor). Beat 70. Geffen Records, 1989. Suporte: CD.
GORI, Michele. Electric Flute Project. Disponível em: http://www.michelegori.it/. Acesso em 01
jul. 2019.
PROKOFIEV, Gabriel. (Compositor). Import/Export. 2008. Disponível em: https://gabrielprokofiev.bandcamp.com/album/import-export-gabriel-prokofiev-suite-for-global- junk. Acesso em 01 jul. 2019.
MAIER, Florian Magnus. (Compositor). Slipstream. Disponível em: https://www.ntcshop.nl/a- 38576117/trombone-solo/slipstream-florian-magnus-maier/. Acesso em 01 jul. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Alexsander Jorge Duarte
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.