O uso da Loop Station em performance musical: implicações e exigências interpretativas

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Autores/as

  • Alexsander Jorge Duarte INET-md – Instituto de Etnomusicologia, centro de estudos em música e dança

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.14

Palabras clave:

Loop station, pedais de efeito, notação musical, gesto intelectual, didática

Resumen

O objetivo deste artigo eÌ discutir sobre as possibilidades de uso da Loop Station em performances musicais e suas implicações. O texto centra-se na criação e performance de um arranjo/exerciÌcio que consiste numa colagem das obras musicais Beat 70 (Pat Metheny) e Asa branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e utiliza como setup: flauta transversal, Loop Station Boss RC-30, pedal Guitar Processor GP-10 e Footswitch. Busca-se, portanto, abordar o processo de preparação, elaboração e performance, descrevendo aspetos importantes como: conf iguração de paraÌ‚metros de efeitos, exigeÌ‚ncias interpretativas com relação ao movimento do corpo no controle de pedais e criteÌrios para notação musical. Este arranjo/exerciÌcio foi desenvolvido com fins didaÌticos, onde a componente tecnoloÌgica eÌ signif icativamente simples, visto ser direcionado para pessoas com pouca ou nenhuma experieÌ‚ncia com pedais de efeitos e tem sido usado em workshops realizados em escolas de muÌsica, festivais, confereÌ‚ncia e outros tipos de encontro.

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Biografía del autor/a

Alexsander Jorge Duarte, INET-md – Instituto de Etnomusicologia, centro de estudos em música e dança

Alexsander Duarte: Suas atividades acadeÌ‚micas incluem a produção de concertos, CDs, filmes, artigos, capiÌtulos de livros, partituras e comunicações. EÌ Doutor em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro onde atualmente desenvolve um poÌs-doutoramento. Integra a equipa de 3 Projetos financiados pela FCT: a) AtlaS: AtlaÌ‚ntico SensiÌvel, b) SOMA: Sons e MemoÌrias de Aveiro, c) Xperimus: Experimentação em muÌsica na cultura portuguesa. Possui experieÌ‚ncia em pedagogia em conservatoÌrios e tambeÌm regeÌ‚ncia de bandas de sopro e coral. AleÌm dos seus projetos artiÌsticos a solo, colabora com o tradicional grupo de muÌsica portuguesa Toques do Caramulo atuando em paiÌses da Europa e AÌfrica. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9553-802X

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Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Duarte, A. J. (2020). O uso da Loop Station em performance musical: implicações e exigências interpretativas. Revista Vórtex, 8(2), 14. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.14

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