O uso da Loop Station em performance musical: implicações e exigências interpretativas
Visualizações: 164DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.14Palabras clave:
Loop station, pedais de efeito, notação musical, gesto intelectual, didáticaResumen
O objetivo deste artigo eÌ discutir sobre as possibilidades de uso da Loop Station em performances musicais e suas implicações. O texto centra-se na criação e performance de um arranjo/exerciÌcio que consiste numa colagem das obras musicais Beat 70 (Pat Metheny) e Asa branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e utiliza como setup: flauta transversal, Loop Station Boss RC-30, pedal Guitar Processor GP-10 e Footswitch. Busca-se, portanto, abordar o processo de preparação, elaboração e performance, descrevendo aspetos importantes como: conf iguração de paraÌ‚metros de efeitos, exigeÌ‚ncias interpretativas com relação ao movimento do corpo no controle de pedais e criteÌrios para notação musical. Este arranjo/exerciÌcio foi desenvolvido com fins didaÌticos, onde a componente tecnoloÌgica eÌ signif icativamente simples, visto ser direcionado para pessoas com pouca ou nenhuma experieÌ‚ncia com pedais de efeitos e tem sido usado em workshops realizados em escolas de muÌsica, festivais, confereÌ‚ncia e outros tipos de encontro.
Descargas
Citas
BARBOSA, Jerônimo; WANDERLEY, Marcelo M; HUOT, Stéphane. Exploring playfulness in Nime design: the case of live looping tools. NIME, 2017. Disponível em: <http://homes.create.aau.dk/dano/nime17/papers/0018/index.html>. Acesso em 01 jul. 2019.
CHAIB, Fernando. O Gesto na Performance em percussão: Uma abordagem Sensorial e Performativa. Tese (Doutorado), Departamento de Comunicação e Arte/DECA, Universidade de Aveiro. Aveiro, 2012. Disponível em: <https://ria.ua.pt/handle/10773/9880>. Acesso em 01 jul. 2019.
LABAN, R. 1978. Domínio do Movimento. Traduzido por A. M. B. DE VECHI e M. S. M. NETTO. 5a ed. São Paulo: Summus Editorial. Edição original, Mcdonald & Evans Limited, 1971.
MARCHINI, Marco; PACHET, François; and CARRÉ, Benoît. Rethinking reflexive looper for structured pop music. NIME, 2017. Disponível em: <https://www.nime.org/proceedings/2017/nime2017_paper0027.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.
MULDOR, J. The loudspeaker as musical instrument. In Proceedings of the 2010 Conference on new interfaces for musical expression (NIME, 2010). P.: 13-18. Sidney, Austrália. Disponível em: <https://www.nime.org/proceedings/2010/nime2010_013.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.
PACHET, François; ROY, Pierre; MOREIRA, Julian; and D'INVERNO, Mark. Reflexive loopers for solo musical improvisation. In Proceedings of the sigchi conference on human factors in computing systems (chi '13). ACM, New York, NY, USA, 2013. (2205-2208) DOI=http://dx.doi.org/10.1145/2470654.2481303. Disponível em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2470654.2481303>. Acesso em: 01 jul. 2019.
PAIVA, J. E. R. Música e Tecnologia, do vinil ao mp3. Contemporânea (UFBA. Online), v. 10, p. 99-112, 2012. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/5796>. Acesso em: 02 jul. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v10i1.5796.
PEDRASSE, Carlos E. Banda de pífanos de caruaru: Uma análise musical. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, 2002. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284904>. Acesso em: 02 jul. 2019.
ROCHA, Fernando de Oliveira. Works for percussion and computer-based live electronics: aspects of performance with technology. Dissertação (Doutorado). Schulich School of Music, McGill University, Montreal, Canadá, 2008. Disponível em: < https://repository.asu.edu/attachments/163967/content/Wier_asu_0010E_15461.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2019.
SARDO, Susana. Shared Research Practices on and about music: toward decolonizing colonial ethnomusicology. In Josep Martí and Sara Revilla (Org) Making Music, Making Society. Cambridge, Cambridge Scholars, 217-238, 2017.
Trabalhos musicais citados
GONZAGA, Luís; TEIXEIRA, Humberto. (Compositores). Asa branca . Gravadora Victor, 1947. Suporte: 78 rpm.
METHENY, Pat. (Compositor). Beat 70. Geffen Records, 1989. Suporte: CD.
GORI, Michele. Electric Flute Project. Disponível em: http://www.michelegori.it/. Acesso em 01
jul. 2019.
PROKOFIEV, Gabriel. (Compositor). Import/Export. 2008. Disponível em: https://gabrielprokofiev.bandcamp.com/album/import-export-gabriel-prokofiev-suite-for-global- junk. Acesso em 01 jul. 2019.
MAIER, Florian Magnus. (Compositor). Slipstream. Disponível em: https://www.ntcshop.nl/a- 38576117/trombone-solo/slipstream-florian-magnus-maier/. Acesso em 01 jul. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Alexsander Jorge Duarte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.