Berio via Pousseur e Costère: Uma proposta de análise de Sequenza VII e Chemins IV
Visualizações: 96DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3198Abstract
Neste trabalho, apresenta-se uma análise dos processos composicionais da Sequenza VII e seus desdobramentos em Chemins IV, do ponto de vista melódico/harmônico. São referenciais teóricos: o princípio da complementaridade cromática de Catherine Losada; a tipologia criada por Henry Pousseur; o conceito de espaço contínuo de Albert Lautman; a ideia de latência e ressonância de Max Packer; e a Lei da Atração Universal de Edmound Costère. Um patch em ambiente MAX/MSP foi criado para auxiliar na obtenção dos resultados analíticos. Como considerações finais, percebe-se que o processo de estruturação melódica da linha do oboé em Sequenza VII é a disparadora de um processo de desdobramento harmônico em Chemins IV.Downloads
References
BERIO, Luciano. Entrevista sobre a música contemporânea (realizada por Rossana Dalmonte). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
______. Chemins IV. Vienna: Universal Edition, 1975. Partitura.
______. Remembering the future. Cambridge: Harvard University Press, 2006.
______. Sequenze. Hamburg: Deutsche Grammophon GmbH, 1998. 3 CDs. Encarte.
______. Sequenza I. Vienna: Universal Edition, 1992. Partitura.
______. Sequenza VII. Vienna: Universal Edition, 1969. Partitura.
______. Chemins IIb (author's note). Disponível em: <http://www.lucianoberio.org/node/1341?608227711=1>. Acesso em: 16 abr. 2018
COSTÈRE, Edmound. Lois et styles des harmonies musicales. Paris: Presses Universitares de France, 1954.
_________________. Mort ou transfigurations de l"™harmonie. Paris: Presses Universitares de France, 1962.
ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ELLARD, Brian. Edmond Costère's Lois et Styles des Harmonies Musicales, an English translation and commentary. PHD thesis. Rochester: University of Rochester, Eastman School of Music, 1973.
FERRAZ, Silvio. Diferença e Repetição: A Polifonia Simulada Na Sequenza Vii de Luciano Berio. Cadernos de Estudo. Análise Musical, São Paulo, v. 1, p. 63-70, 1989.
FERRAZ, Silvio; TEIXEIRA, William. Técnica estendida e escrita polifônica em Luciano Berio: Sequenza XIV In: MENEZES, Flo (Org.). Luciano Berio - legado e atualidade, Editora Unesp. São Paulo, 2015.
LAUTMAN, A. Les Mathématiques, Les Idées Et Le Réel Physique, Problèmes Et Controverses. Paris: Vrin, 2006.
LOSADA, Catherine. Between Modernism and Postmodernism: Strands of Continuity in Collage Compositions by Rochberg, Berio, and Zimmermann, Music Theory Spectrum, Volume 31, Issue 1, Spring 2009, Pages 57–100. DOI: https://doi.org/10.1525/mts.2009.31.1.57
MAX. Versão 7.3.5. Cycling 74, 2019. Disponível em: <https://cycling74.com/>. Acesso em: 02 nov. 2017.
NEIDHÖFER, Christoph. Inside Luciano Berio's Serialism. In: Music Analysis, Vol. 28, No. 2/3 (July-October 2009), pp. 301-348. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2249.2011.00275.x
OSMOND-SMITH, David. Berio. New York: Oxford University Press, 1991.
PACKER, Max. Latência, ressonância e abertura – Um estudo sobre o pensamento composicional de Luciano Berio. Dissertação (mestrado em música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2013.
POUSSEUR, Henri. Apoteose de Rameau e outros ensaios. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
RAMIRES, Marisa. A Teoria de Costère, uma perspectiva em análise musical. São Paulo: Embraform, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.