Berio via Pousseur e Costère: Uma proposta de análise de Sequenza VII e Chemins IV

Visualizações: 96

Authors

  • Vinícius Cesar de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Tadeu Moraes Taffarello Universidade Estadual de Campinas
  • Denise Hortência Lopes Garcia Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3198

Abstract

Neste trabalho, apresenta-se uma análise dos processos composicionais da Sequenza VII e seus desdobramentos em Chemins IV, do ponto de vista melódico/harmônico. São referenciais teóricos: o princí­pio da complementaridade cromática de Catherine Losada; a tipologia criada por Henry Pousseur; o conceito de espaço contí­nuo de Albert Lautman; a ideia de latência e ressonância de Max Packer; e a Lei da Atração Universal de Edmound Costère. Um patch em ambiente MAX/MSP foi criado para auxiliar na obtenção dos resultados analí­ticos. Como considerações finais, percebe-se que o processo de estruturação melódica da linha do oboé em Sequenza VII é a disparadora de um processo de desdobramento harmônico em Chemins IV.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vinícius Cesar de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Compositor e mestrando no programa de pós-graduação em música da Unicamp sob a orientação do Prof. Dr. José Henrique Padovani. E-mail: oviniciuscesar@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7711-3949

Tadeu Moraes Taffarello, Universidade Estadual de Campinas

Compositor e pesquisador, centra a sua obra na música instrumental e vocal. Atua desde 2016 junto í  Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp. E-mail: tadeumt@unicamp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9952-1660

Denise Hortência Lopes Garcia, Universidade Estadual de Campinas

Compositora paulista e professora do Departamento de Música da Unicamp. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música (2001-2005), Coordenadora Geral dos cursos de pós-graduação do Instituto de Artes (2007-2009) e Diretora do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (2010-2017). E-mail: d_garcia@iar.unicamp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9480-7651

References

BERIO, Luciano. Entrevista sobre a música contemporânea (realizada por Rossana Dalmonte). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

______. Chemins IV. Vienna: Universal Edition, 1975. Partitura.

______. Remembering the future. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

______. Sequenze. Hamburg: Deutsche Grammophon GmbH, 1998. 3 CDs. Encarte.

______. Sequenza I. Vienna: Universal Edition, 1992. Partitura.

______. Sequenza VII. Vienna: Universal Edition, 1969. Partitura.

______. Chemins IIb (author's note). Disponí­vel em: <http://www.lucianoberio.org/node/1341?608227711=1>. Acesso em: 16 abr. 2018

COSTÈRE, Edmound. Lois et styles des harmonies musicales. Paris: Presses Universitares de France, 1954.

_________________. Mort ou transfigurations de l"™harmonie. Paris: Presses Universitares de France, 1962.

ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ELLARD, Brian. Edmond Costère's Lois et Styles des Harmonies Musicales, an English translation and commentary. PHD thesis. Rochester: University of Rochester, Eastman School of Music, 1973.

FERRAZ, Silvio. Diferença e Repetição: A Polifonia Simulada Na Sequenza Vii de Luciano Berio. Cadernos de Estudo. Análise Musical, São Paulo, v. 1, p. 63-70, 1989.

FERRAZ, Silvio; TEIXEIRA, William. Técnica estendida e escrita polifônica em Luciano Berio: Sequenza XIV In: MENEZES, Flo (Org.). Luciano Berio - legado e atualidade, Editora Unesp. São Paulo, 2015.

LAUTMAN, A. Les Mathématiques, Les Idées Et Le Réel Physique, Problèmes Et Controverses. Paris: Vrin, 2006.

LOSADA, Catherine. Between Modernism and Postmodernism: Strands of Continuity in Collage Compositions by Rochberg, Berio, and Zimmermann, Music Theory Spectrum, Volume 31, Issue 1, Spring 2009, Pages 57–100. DOI: https://doi.org/10.1525/mts.2009.31.1.57

MAX. Versão 7.3.5. Cycling 74, 2019. Disponí­vel em: <https://cycling74.com/>. Acesso em: 02 nov. 2017.

NEIDHÖFER, Christoph. Inside Luciano Berio's Serialism. In: Music Analysis, Vol. 28, No. 2/3 (July-October 2009), pp. 301-348. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2249.2011.00275.x

OSMOND-SMITH, David. Berio. New York: Oxford University Press, 1991.

PACKER, Max. Latência, ressonância e abertura – Um estudo sobre o pensamento composicional de Luciano Berio. Dissertação (mestrado em música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2013.

POUSSEUR, Henri. Apoteose de Rameau e outros ensaios. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

RAMIRES, Marisa. A Teoria de Costère, uma perspectiva em análise musical. São Paulo: Embraform, 2001.

Published

2019-12-01

How to Cite

de Oliveira, V. C., Taffarello, T. M., & Garcia, D. H. L. (2019). Berio via Pousseur e Costère: Uma proposta de análise de Sequenza VII e Chemins IV. Vortex Music Journal, 7(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3198

Issue

Section

Research Papers

Metrics