Berio via Pousseur e Costère: Uma proposta de análise de Sequenza VII e Chemins IV
Visualizações: 96DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3198Resumen
Neste trabalho, apresenta-se uma análise dos processos composicionais da Sequenza VII e seus desdobramentos em Chemins IV, do ponto de vista melódico/harmônico. São referenciais teóricos: o princípio da complementaridade cromática de Catherine Losada; a tipologia criada por Henry Pousseur; o conceito de espaço contínuo de Albert Lautman; a ideia de latência e ressonância de Max Packer; e a Lei da Atração Universal de Edmound Costère. Um patch em ambiente MAX/MSP foi criado para auxiliar na obtenção dos resultados analíticos. Como considerações finais, percebe-se que o processo de estruturação melódica da linha do oboé em Sequenza VII é a disparadora de um processo de desdobramento harmônico em Chemins IV.Descargas
Citas
BERIO, Luciano. Entrevista sobre a música contemporânea (realizada por Rossana Dalmonte). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
______. Chemins IV. Vienna: Universal Edition, 1975. Partitura.
______. Remembering the future. Cambridge: Harvard University Press, 2006.
______. Sequenze. Hamburg: Deutsche Grammophon GmbH, 1998. 3 CDs. Encarte.
______. Sequenza I. Vienna: Universal Edition, 1992. Partitura.
______. Sequenza VII. Vienna: Universal Edition, 1969. Partitura.
______. Chemins IIb (author's note). Disponível em: <http://www.lucianoberio.org/node/1341?608227711=1>. Acesso em: 16 abr. 2018
COSTÈRE, Edmound. Lois et styles des harmonies musicales. Paris: Presses Universitares de France, 1954.
_________________. Mort ou transfigurations de l"™harmonie. Paris: Presses Universitares de France, 1962.
ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ELLARD, Brian. Edmond Costère's Lois et Styles des Harmonies Musicales, an English translation and commentary. PHD thesis. Rochester: University of Rochester, Eastman School of Music, 1973.
FERRAZ, Silvio. Diferença e Repetição: A Polifonia Simulada Na Sequenza Vii de Luciano Berio. Cadernos de Estudo. Análise Musical, São Paulo, v. 1, p. 63-70, 1989.
FERRAZ, Silvio; TEIXEIRA, William. Técnica estendida e escrita polifônica em Luciano Berio: Sequenza XIV In: MENEZES, Flo (Org.). Luciano Berio - legado e atualidade, Editora Unesp. São Paulo, 2015.
LAUTMAN, A. Les Mathématiques, Les Idées Et Le Réel Physique, Problèmes Et Controverses. Paris: Vrin, 2006.
LOSADA, Catherine. Between Modernism and Postmodernism: Strands of Continuity in Collage Compositions by Rochberg, Berio, and Zimmermann, Music Theory Spectrum, Volume 31, Issue 1, Spring 2009, Pages 57–100. DOI: https://doi.org/10.1525/mts.2009.31.1.57
MAX. Versão 7.3.5. Cycling 74, 2019. Disponível em: <https://cycling74.com/>. Acesso em: 02 nov. 2017.
NEIDHÖFER, Christoph. Inside Luciano Berio's Serialism. In: Music Analysis, Vol. 28, No. 2/3 (July-October 2009), pp. 301-348. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2249.2011.00275.x
OSMOND-SMITH, David. Berio. New York: Oxford University Press, 1991.
PACKER, Max. Latência, ressonância e abertura – Um estudo sobre o pensamento composicional de Luciano Berio. Dissertação (mestrado em música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2013.
POUSSEUR, Henri. Apoteose de Rameau e outros ensaios. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
RAMIRES, Marisa. A Teoria de Costère, uma perspectiva em análise musical. São Paulo: Embraform, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Vinícius Cesar de Oliveira, Tadeu Moraes Taffarello, Denise Hortência Lopes Garcia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.