Guero: Música concreta instrumental e direcionalidade na peça-estudo para piano de Helmut Lachenmann
Visualizações: 203DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1855Abstract
A presente análise é parte dos resultados de uma pesquisa que investiga a relação entre os sons gerados pela expansão do instrumento musical (técnicas estendidas) e a composição contemporânea. Trataremos aqui da peça-estudo para piano do compositor Helmut Lachenmann – Guero. Procuramos demonstrar a utilização da técnica estendida instrumental contemporânea como ferramenta fundamental na estruturação de objetos e sua disposição temporal direcional ao longo da obra. Para tanto, tomamos por referências a proposição do próprio compositor (a música concreta instrumental) que, por sua vez, faz referência à base analítica aqui utilizada: a morfotipologia dos objetos sonoros de Pierre Schaeffer.Downloads
References
FERRAZ, Silvio; PADOVANI, José Henrique. Proto-história, evolução e situação atual das técnicas estendidas na criação musical e na performance. Música Hodie, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 37-58, 2011.
LACHENMANN, Helmut. Guero: für Klavier. Alemanha: Breitkopf & Härtel, 1980. Partitura.
LACHENMANN, Helmut. Tipos sonoros da nova música. [Tradução preliminar para o português de circulação limitada feita por José Henrique Padovani em abril de 2013 do original em alemão "Klangtypen der Neuen Musik" in Musik als existentielle Erfahrung, 2ª edição atualizada]. Wiesbaden: Breitkopf und Härtel (2004): pp. 1–20.
ROSS, Alex. O resto é ruído: escutando o século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SCHAEFFER, Pierre. Tratado de los objetos musicales. [Versão espanhola, Araceli Cabezón de Diego]. Madri: Alianza Editorial, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.