Gestos corporais na performance de Andrés Segovia
Visualizações: 679DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1340Abstract
O presente artigo analisa o comportamento corporal do violonista Andrés Segovia na performance das Variações sobre um tema de Mozart, op. 9, de Fernando Sor. A análise tem como objetivo principal buscar relações entre gestos corporais e material musical, a partir do referencial teórico exposto em Madeira e Scarduelli (2014, 2015) e Laban (1978). A partir da observação dos movimentos de Segovia, espera-se que estudantes de música e músicos profissionais possam refletir sobre o papel do corpo na performance como potencializador de significado musical.
Downloads
References
CADOZ, Claude. Instrumental Gesture and Musical Composition. In: PROCEEDINGS OF THE 1988 INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 1988, San Francisco. Anais"¦ San Francisco: International Computer Music Association, 1988, 1-12.
CADOZ, Claude; WANDERLEY, Marcelo. Gesture – Music. Trends in Gestural Control of Music, Paris, 71-94, 2000.
DELALANDE, François. Gould"™s Gesturing: Elements for Semiology of Musical Gesture. In: GUERTIN, Ghyslaine (Org.). Glenn Gould: Universe of a Genius. Québec: Louise Courteau, 2012, 1-22.
JEFFERY, Brian (Ed.). Fernando Sor: The new complete works for guitar. Volume 1. Budapeste: Tecla, 2004.
JENSENIUS, Alexander et al. Musical Gestures: Concepts and Methods in Research. GODØY, Rolf Inge; LEMAN, Marc (Eds.). Musical Gestures: Sound, Movement, and Meaning. New York: Routledge, 2010, 12-35.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. O gesto corporal na performance musical. Opus, v.20, Belo Horizonte, p.11-38, 2014.
MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. Tipologias do gesto corporal: revisão da literatura e proposta para a análise de performances violonísticas. In: XXV CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA, 2015, Vitória. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/25anppom/Vitoria2015/paper/view/3401>. Data de acesso: 8 de novembro de 2016.
WANDERLEY, Marcelo. Quantitative Analysis of Non-obvious Performer Gestures. In: BRAFFORT, Annelies; GHERBI, Rachid; RICHARDSON, James; TEIL, Daniel (Eds.). Gesture-Based Communication in Human-Computer Interaction. Heidelberg: Springer-Verlag, 1999, 33-44. DOI: https://doi.org/10.1007/3-540-46616-9_3
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.