Gestos corporais na performance de Andrés Segovia

Visualizações: 679

Authors

  • Bruno Madeira Universidade Estadual de Campinas
  • Fabio Scarduelli Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1340

Abstract

O presente artigo analisa o comportamento corporal do violonista Andrés Segovia na performance das Variações sobre um tema de Mozart, op. 9, de Fernando Sor. A análise tem como objetivo principal buscar relações entre gestos corporais e material musical, a partir do referencial teórico exposto em Madeira e Scarduelli (2014, 2015) e Laban (1978). A partir da observação dos movimentos de Segovia, espera-se que estudantes de música e músicos profissionais possam refletir sobre o papel do corpo na performance como potencializador de significado musical.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Madeira, Universidade Estadual de Campinas

Violonista, Bacharel, Mestre e Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Foi vencedor de diversos concursos de interpretação musical, como o VI Concurso Internacional J. S. Bach e o III Concurso Latino-Americano de Violão Maurí­cio de Oliveira, tendo também se destacado como Melhor Intérprete de Villa-Lobos no X Concurso Villa-Lobos. Como solista e camerista, apresentou-se em diversas cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades de La Plata (Argentina) e Darmstadt (Alemanha). Atuou como professor na Universidade do Estado de Santa Catarina e no curso í  distância de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos.

Fabio Scarduelli, Universidade Estadual do Paraná

Violonista, professor e pesquisador; Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição na qual foi ainda professor substituto e realizou seu pós-doutorado com bolsa FAPESP. Mantém intensa carreira como pesquisador concertista, com abordagens que envolve repertório solo e de música de câmera. Lidera o Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório, do qual participam estudantes e pesquisadores de diferentes instituições. Atualmente é professor Adjunto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná / UNESPAR, em Curitiba, e professor colaborador no Programa de Pós-graduação e Música da UNICAMP, orientando trabalhos de Mestrado e Doutorado.

References

CADOZ, Claude. Instrumental Gesture and Musical Composition. In: PROCEEDINGS OF THE 1988 INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 1988, San Francisco. Anais"¦ San Francisco: International Computer Music Association, 1988, 1-12.

CADOZ, Claude; WANDERLEY, Marcelo. Gesture – Music. Trends in Gestural Control of Music, Paris, 71-94, 2000.

DELALANDE, François. Gould"™s Gesturing: Elements for Semiology of Musical Gesture. In: GUERTIN, Ghyslaine (Org.). Glenn Gould: Universe of a Genius. Québec: Louise Courteau, 2012, 1-22.

JEFFERY, Brian (Ed.). Fernando Sor: The new complete works for guitar. Volume 1. Budapeste: Tecla, 2004.

JENSENIUS, Alexander et al. Musical Gestures: Concepts and Methods in Research. GODØY, Rolf Inge; LEMAN, Marc (Eds.). Musical Gestures: Sound, Movement, and Meaning. New York: Routledge, 2010, 12-35.

LABAN, Rudolf. Domí­nio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. O gesto corporal na performance musical. Opus, v.20, Belo Horizonte, p.11-38, 2014.

MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. Tipologias do gesto corporal: revisão da literatura e proposta para a análise de performances violoní­sticas. In: XXV CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA, 2015, Vitória. Disponí­vel em: <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/25anppom/Vitoria2015/paper/view/3401>. Data de acesso: 8 de novembro de 2016.

WANDERLEY, Marcelo. Quantitative Analysis of Non-obvious Performer Gestures. In: BRAFFORT, Annelies; GHERBI, Rachid; RICHARDSON, James; TEIL, Daniel (Eds.). Gesture-Based Communication in Human-Computer Interaction. Heidelberg: Springer-Verlag, 1999, 33-44. DOI: https://doi.org/10.1007/3-540-46616-9_3

Published

2016-12-31

How to Cite

Madeira, B., & Scarduelli, F. (2016). Gestos corporais na performance de Andrés Segovia. Vortex Music Journal, 4(3), 1–14. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1340

Issue

Section

Research Papers

Metrics