Texturas Ephemeras: espacialidade e modelagem sonora numa obra interativa
Visualizações: 72DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1327Abstract
O presente artigo discute a obra interativa Texturas Ephemeras com base em duas versões que revelam diferentes abordagens no tratamento do material sonoro e seu transcurso no tempo. A primeira versão foi realizada numa situação de instalação. A segunda ocorreu como uma peça de concerto. Em ambos os casos, com a utilização de um microfone, o público participante (interatores) moldou o conteúdo e a densidade sonora da obra. Apresentam-se aqui o conceito de interação e a concepção estética que nortearam a elaboração da obra, bem como os aspectos técnicos utilizados – com foco nas estratégias de modelagem em tempo real do material sonoro e sua espacialidade. Por fim, apresentamos algumas reflexões sobre os resultados alcançados.Downloads
References
CAMPESATO, Lilian; IAZZETTA, Fernando. Som, espaço e tempo na arte sonora. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 2006, Brasília, DF. Anais do XX Congresso da ANPPOM. Brasília: ANPPOM, 2006, p.775-780.
DOBRIAN, Christopher. Strategies for Continuous Pitch and Amplitude Tracking in Realtime Interactive Improvisation Software. In: Proceedings of the Sound and Music Computing Conference (SMC04). Paris, 2004. Disponível em: <http://music.arts.uci.edu/dobrian/PAPER_051.pdf>. Acesso em: 28/09/2016.
DRUMMOND, Jon. Understanding interactive systems. Organised Sound, v. 14, n. 2, p. 124-133, ago. 2009. Cambridge University Press (CUP), 2009. <http://dx.doi.org/10.1017/S1355771809000235>. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771809000235
LANE, Cathy e PARRY, Nye. The Memory Machine: sound and memory at the British Museum. Organised Sound, v. 10, n. 2, p. 141-148, ago. 2005. Cambridge University Press (CUP), 2005. <http://dx.doi.org/10.1017/S1355771805000786>. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771805000786
LIPPE, Cort. Real-Time Interaction Among Composers, Performers, and Computer Systems. In: Information Processing Society of Japan SIG Notes, v. 2002, n. 123, p. 1-6. Disponível em: <http://www.music.buffalo.edu/sites/www.music.buffalo.edu/files/pdfs/Lippe-Japan-2002.pdf>. Acesso em: 28/09/2016.
MANZOLLI, J. e P. Verschure. "Roboser: a real-world composition System". Computer Music Journal, Vol.29(3), 2005, p.55-74. <http://dx.doi.org/10.1162/0148926054798133>. DOI: https://doi.org/10.1162/0148926054798133
MENEZES, Flo. Música Maximalista. Ensaios sobre a música radical e especulativa. São Paulo. Editora Unesp, 2006.
ROWE, Robert. Interactive Music Systems: machine listening and composing. Cambridge, MA: The MIT Press, 1993. DOI: https://doi.org/10.2307/3680494
SMALLEY, Denis. Spectromorphology: explaining sound-shapes. Organised Sound, v. 2, n. 2, p.107-126. Cambridge University Press (CUP), 1997. <http://dx.doi.org/10.1017/S1355771897009059>. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771897009059
TRUE, N.; PAPWORTH, N.; ZARIN, R.; PEETERS, J.; NILBRINK, F.; LINDBERGH, K.; FÄLLMAN, D.; KIND, A. The Voice Harvester: an interactive installation. In: CHI"™13 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems (Proceedings), 2013, p.3003-3006. <http://dx.doi.org/10.1145/2468356.2479595>. DOI: https://doi.org/10.1145/2468356.2479595
TSUDA, Carlos Eduardo. Arte Sonora: sons integrados no espaço. Teccogs: revista digital de tecnologias cognitivas. n. 6, 307 p., jan.-jun, 2012. Disponível em:
<http://www.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/edicao_completa/teccogs_cognicao_informacao-edicao_6-2012-completa.pdf>. Acesso em: 13/06/2016.
WASSERMANN, K. C.; ENG, K.; VERSCHURE, P. F. M. J.; MANZOLLI, J. Live Soundscape Composition Based on Synthetic Emotions. IEEE Multimedia, 2003. p.82–90. Disponível em: <http://goo.gl/EBZPxp>. Acesso em: 13/06/2016. DOI: https://doi.org/10.1109/MMUL.2003.1237553
YOUNG, John. Reflections on sound image design in eletroacoustic music. Organised Sound, v. 12, n. 1, p. 25-33, abril 2007. Cambridge University Press (CUP), 2007. <http://dx.doi.org/10.1017/S1355771807001689>. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771807001689
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.