A Rádio e o Surgimento da Música Eletroacústica na Europa e no Brasil
Visualizações: 99DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1325Abstract
O presente artigo realizou uma retrospectiva histórica do início da música eletroacústica e de sua transformações frente a recepção desta pelo ouvinte, face as novas tecnologias da época. Para tanto, buscou-se estabelecer um paralelo entre o surgimento desta arte na Europa e no Brasil através da investigação do papel da rádio em seu desenvolvimento. A metodologia desse trabalho consiste na pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema.Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit. Frankfurt: Gesammelte Schriften, p. 431–508, 1936.
DUPRAT, R. et al. Manifesto Música Nova. Revista de Arte de Vanguarda Invenção, nº 3, São Paulo, SP, p. 5-6, 1963.
EIMERT, Herbert. Musique Électronique. La Revue Musicale, Nr. 236, p. 45-49, 1957. Apud MENEZES, 2009.
GRUPO MÚSICA VIVA. Manifesto 46: Declaração de Princípios. Música Viva, Rio de Janeiro, RJ, nº 12, p. 3-6, jan. 1947.
GRUPO MÚSICA VIVA. Manifesto Música Viva / Declaração de Princípios. Revista Paralelos, São Paulo, SP, Nr. 5, p. 49-51, jun. 1947.
IAZZETTA, Fernando. Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Perspectiva-Fapesp, 2009.
MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 6ª Edição, Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2005.
MAUÉS, Igor Lintz. Electroacoustic Music in Brazil. Disponível em: <http://wayback.archive.org/web/20131215223332/http://luiz.host.sk/musica/textos/igor.html>. Acesso em: 4 jan. 2016.
MENEZES, Flo (org.). Música Eletroacústica – História e Estéticas, 2. Ed. - São Paulo, SP, Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
MÚSICA UMA SOLUÇíO PSIQUIíTRICA. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 3ª feira, 8 de junho de 1971 Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_08&pagfis=21040&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader#>. Acesso em: 1 nov. 2016.
ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PALOMBINI, Carlos. A Música Concreta Revisitada. Revista Eletrônica de Musicologia: Departamento de Artes da UFPR, v. 4, jun. 1999. Disponível em: <http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv4/vol4/art-palombini.htm>. Acesso em: 03 jan. 2016.
RODRIGUES, Henderson. Um Olhar na Composição Musical: A Atual Música Eletroacústica no Brasil, Um Breve Olhar. Disponível em: <https://hendersonpessoal.wordpress.com/2015/03/08/musica-eletroacustica-no-brasil/>. Acesso em: 3 jan. 2016.
THOMPSON, Emily. Machines, Music, and the Quest for Fidelity, The Musical Quarterly: Marketing the Edison Phonograph in America 1877-1925. Oxford Journals, v.79, n.1. DOI: https://doi.org/10.1093/mq/79.1.131
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.