Processo de Criação de "La Hora Mágica" para Sax e Eletrônica à luz da Teoria dos Conjuntos e do conceito de Dispositivo Composicional
Visualizações: 61DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1324Abstract
“La Hora Mágica” é uma peça mista para Sax e tape. Utilizei um sistema de controle de alturas derivado da teoria dos conjuntos, aplicado rigorosamente à parte instrumental e como um elemento de interação, entre outros, com a parte eletrônica. A parte eletrônica foi composta posteriormente, por conseguinte, toda a estrutura dos conjuntos já estava distribuída ao longo da peça, facilitando o trabalho de criação e correspondência entre ambas as partes. Neste trabalho, realizarei uma análise da parte instrumental, observando a distribuição das alturas, a estrutura formal e a relação entre ambas. Também apresento uma análise da parte eletrônica relatando os objetivos essenciais ao escolher dois planos chamados Material-Gesto e Discurso-Gesto, que dialogam simultaneamente com a parte instrumental. A teoria dos conjuntos, nesse caso, é concebida a partir da noção de dispositivo composicional.
Downloads
References
ALVES, José Orlando (2000) Aspectos da aplicação da teoria dos conjuntos na composição musical, Rio de Janeiro: UFRJ. (Dissertação de mestrado).
AGAMBEN, Giorgio. O que o Contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Ed ARGOS.
BABBITT, Milton. "Who cares if you listen?" High Fidelity, v. 8, n. 2, p. 38–40, 1958
COOKE, Deryck. The Language of Music. Oxford. Oxford University Press. 1974
BERIO, Luciano. Du geste et de Piazza Carití . In: Contrechamps, n° 1 (1983a), pp. 41-45 DOI: https://doi.org/10.4000/books.contrechamps.1733
_____________ Entrevista sobre a música contemporânea. Entrevista realizada por Rossana Dalmonte. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1988
COURTOT , Francis. Brian Ferneyhough: Figures et dialogues. Paris, Harmattan, 2009.
FORTE, Allen. The structure of atonal music. New Haven and London: Yale University Press, 1973.
HYDE, Martha. "Twentieth-Century Analysis during the Past Decade". Music Theory Spectrum, Vol. 11, No. 1, Special Issue: The Society for Music Theory: The First Decade. (Spring, 1989), pp. 35-39. DOI: https://doi.org/10.1525/mts.1989.11.1.02a00060
MEAD, Andrew. "The State of Research in Twelve-Tone and Atonal Theory". Music Theory Spectrum, Vol. 11, No. 1, Special Issue: The Society for Music Theory: The First Decade. (Spring, 1989), pp. 40-48. DOI: https://doi.org/10.1525/mts.1989.11.1.02a00070
MORRIS, Robert. Composition with Pitch Classes: A Theory of Compositional Design. New Haven, Yale University Press, 1987 DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt1xp3ss4
OLIVEIRA, João P. Teoria analítica da música do século XX. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1998.
RAHN, Joseph. Basic atonal theory. New York. Longman, 1980.
RAHN, Joseph. "The swerve and the flow: Music"™s relationship to mathematics". Perspectives of New Music, v. 42, n. 1, p. pp. 130–148, 2004. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/25164542>.
RISSET, Jean, Claude. "Real-World Sounds and Simulacra in my Computer Music". Contemporary Music Review Vol. 15 , Iss. 1-2, 1996 DOI: https://doi.org/10.1080/07494469600640341
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Edusp. 1993
RAHN, John. Basic Atonal Theory. New York. Ed Longmans, 1980.
STRAUS, Joseph. Introduction to post-tonal music. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1990.
Página web:
HATTEN, R. (2001). Embodying Sound: The Role of Semiotics. , Consulta 1/08/2015
HATTEN., R. S. (2001). Musical Gesture. <http://www.chass.utoronto.ca/epc/srb/cyber/hatout.html>, Consulta 1/08/2015
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.