Processo de Criação de "La Hora Mágica" para Sax e Eletrônica à luz da Teoria dos Conjuntos e do conceito de Dispositivo Composicional

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Authors

  • Daniel Eduardo Quaranta Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1324

Abstract

“La Hora Mágica” é uma peça mista para Sax e tape. Utilizei um sistema de controle de alturas derivado da teoria dos conjuntos, aplicado rigorosamente à parte instrumental e como um elemento de interação, entre outros, com a parte eletrônica. A parte eletrônica foi composta posteriormente, por conseguinte, toda a estrutura dos conjuntos já estava distribuí­da ao longo da peça, facilitando o trabalho de criação e correspondência entre ambas as partes. Neste trabalho, realizarei uma análise da parte instrumental, observando a distribuição das alturas, a estrutura formal e a relação entre ambas. Também apresento uma análise da parte eletrônica relatando os objetivos essenciais ao escolher dois planos chamados Material-Gesto e Discurso-Gesto, que dialogam simultaneamente com a parte instrumental. A teoria dos conjuntos, nesse caso, é concebida a partir da noção de dispositivo composicional.

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Author Biography

Daniel Eduardo Quaranta, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Bacharelado em Composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2004), graduação pela Universidad del Salvador (Buenos Aires, 1991), mestrado em Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2002) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2007). Pós Doutorado no Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras, (CMMAS, 2014/15), Pos Doutorado Capes. Atualmente é professor na pós graduação em música da UFPR e é colaborador da pós-graduação da UNIRIO. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, composição, teoria musical, música e música e multimeios. A sua obra foi publilcada na Alemanha, no México e no Brasil e em 2014 organizou o livro "Dez olhares sobre a Música de Hoje". Como compositor, tem a sua obra apresentada em diferentes cenários do pais e do exterior. Em 2015 recebeu encomenda da Orquestra Sinfónica Petrobras (OSP) para a comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Em 2015 foi ganhador do concurso: Art and Climate Sound Art Competition recebendo menção da International Federation of Red Cross.

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Published

2016-10-31

How to Cite

Quaranta, D. E. (2016). Processo de Criação de "La Hora Mágica" para Sax e Eletrônica à luz da Teoria dos Conjuntos e do conceito de Dispositivo Composicional. Vortex Music Journal, 4(2), 1–21. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1324

Issue

Section

Research Papers

Metrics