Caixa Expandida por Meios Eletrônicos: Construção, Composição e Performance
Visualizações: 65DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1316Abstract
A bateria é um instrumento normalmente vinculado a uma função de acompanhamento e marcação rítmica. Nessa pesquisa, a bateria está sendo utilizada em performances solistas em improvisações livres ou semiabertas. A exploração tímbrica na bateria é um elemento guia nas performances e está sendo estudada de cinco maneiras: acréscimo de instrumentos ao setup tradicional da bateria; utilização de técnicas estendidas, utilização de instrumentos preparados; interação com dispositivos eletrônicos em tempo real; e, utilização de instrumentos expandidos por meios eletrônicos. Essas cinco possibilidades estão sendo estudadas em oficinas de experimentação. Assim, nesse artigo apresentamos os resultados da oficina de utilização de instrumentos expandidos por meios eletrônicos através da construção e desenvolvimento de uma caixa expandida, a composição de uma obra para a caixa expandida e bateria e reflexões sobre a performance com esse instrumento.Downloads
References
CAMPOS, Cleber. Percussão múltipla mediada por processos tecnológicos. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
COSTA, Rogério Luiz Moraes. O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação. Tese (Doutorado) – Programa de Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
COSTA, Valério Fiel da. O piano expandido no século XX nas obras para piano preparado de John Cage. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, 2004.
FREIRE, Sergio. Pandora: uma caixa-clara tocada í distância. Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2007.
KAPUR, Ajak. A history of robotic musical instruments. Music Intelligence and Sound Technology Interdisciplinary Centre (MISTIC), University of Victoria, 2005.
LABRADA, Leonardo Bertolini. Possibilidades e Categorias de Exploração Tímbrica: considerações sobre as relações intérprete/instrumento na Performance. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.
MACHOVER, Tod; CHUNG, Joe. Hyperinstruments: musically intelligent and interactive performance and creativity systems. International Computer Music Conference, 1989.
PADOVANI, José Henrique; FERRAZ, Silvio. Proto-história, Evolução e Situação Atual das Técnicas Estendidas na Criação Musical e na Performance. , [S.l.], v. 11, n. 2, dez. 2011. ISSN 2317-6776. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/musica/article/view/21752/12804>. Acesso em: 16 Out. 2015. doi:10.5216/mh.v11i2.21752.
ROWE, Robert. Interactive Music Systems. Cambridge: The MIT Press, Massachusetts, 1993.
TRALDI, Cesar Adriano. Interpretação mediada & interfaces tecnoloÌgicas para percussão. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
FERREIRA, Thiago de Souza; TRALDI, Cesar Adriano. O Instrumento Bateria. DAPesquisa, v.10, n.14, p163-172, novembro, 2015. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312910142015163
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.