Análise musical de "Portraît de Nadia Boulanger" (1972), de Almeida Prado
Visualizações: 120DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.7Keywords:
Almeida Prado, Nadia Boulanger, Análise Musical, Voz, PianoAbstract
"Portraît de Nadia Boulanger" , para voz e piano, foi composta em 1972 por Almeida Prado (1943-2010) como uma homenagem à sua professora durante o período de aperfeiçoamento na França, que durou de 1969 a 1973. O presente artigo objetiva analisar musicalmente esta peça. Como metodologia, cada um dos dez movimentos será analisado separadamente, buscando desvendar as suas características próprias. Como resultado final, percebe-se que, embora os movimentos tenham sido compostos com técnicas e materiais musicais diversos, há elementos que os conectam, tais como o uso de um mesmo material harmônico; a estruturação por rotações de uma série dodecafônica; a exploração de material sonoro/musical com ênfase nas ressonâncias e timbres, dentre outros. A relevância deste artigo ocorre pois, pelo período em que foi escrita a peça, é possível perceber a transitoriedade nas técnicas composicionais de Almeida Prado e, desse modo, contribuir para o melhor entendimento de seu desenvolvimento estilístico como compositor.
Downloads
References
BARANCOSKI, I. Traços da influência de Nadia Boulanger na música de Almeida Prado. XXIV Congresso da Anppom - São Paulo/SP, Brasil, jul. 2014. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view/2598/776>. Data de acesso: 23 Out. 2021.
CASTELLANI, Felipe Merker. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough. 2010. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
COOK, N. A guide to musical analysis. Reprint ed. Oxford: Oxford Univ. Press, 2009.
CORREA, A. F. O sentido da análise musical. Revista Opus, Campinas, v. 12, n. 1, p. 33-53. 2006.
MESSIAEN, O. Traité de rythme, de couleur, et d"™ornithologie: 1949-1992. Paris: A. Leduc, 1996.
PRADO, Almeida. Portraît de Nadia Boulanger. Darmstadt: Tonos International, 1972. Partitura, p. 27. Piano e voz.
STRAUS, J. N. Introduction to post-tonal theory. 4th edition ed. New York: W.W. Norton & Company, 2016.
TAFFARELLO, T. M. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. Tese (Doutorado em Música). Departamento de Música, Instituto de Artes, Unicamp. Campinas, p. 338. 2010.
ZAGONEL, B. O que é gesto musical. São Paulo: Brasiliense, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Tales Eduardo Pelison Botechia, Tadeu Moraes Taffarello
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.