O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos
Visualizações: 266DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.437Abstract
Este artigo tem a finalidade de expor os principais aspectos problematizados nos últimos anos sobre a diretriz pedagógica dominante na disciplina Percepção Musical, ou seja, a da escola tradicional. Professores e pesquisadores da matéria tem argumentado questões importantes para uma nova perspectiva no campo, contrapondo-se ao ensino musical fragmentado, o forte direcionamento aos ditados, à pouca flexibilidade de repertório, entre outros. A partir do estudo de sete dissertações e teses defendidas entre 1999 e 2011, e artigos publicados nos anais da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, de 2001 a 2011, são expostos neste texto cinco principais tópicos que se destacam durante as argumentações e reflexões sobre a disciplina. Tais documentos foram tratados sob a ótica da Análise de Conteúdo e propiciam um diálogo significativo sobre a relação ensino e aprendizagem na disciplina no âmbito do ensino superior de Música.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-30
How to Cite
Otutumi, C. H. V. (2013). O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos. Vortex Music Journal, 1(2), 168–190. https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.437
Issue
Section
Research Papers
License
Copyright (c) 2013 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.