Rhythms of Diplomacy: Pan-American Echoes in Guarnieri’s Flute Improviso No. 2
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https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8218Palavras-chave:
Camargo Guarnieri, Pan-Americanism, Improviso No. 2, Topic TheoryResumo
Este artigo explora a interação do compositor Camargo Guarnieri com o pensamento Pan-Americanista no Brasil dos anos 1940 e seu impacto em suas composições, focando especialmente no Improviso No. 2 para flauta solo. Em meio aos ideais de unidade intercontinental, as conexões de Guarnieri com enviados culturais dos EUA, Carleton Sprague Smith e Aaron Copland, influenciaram suas obras. Examinando o Improviso No. 2 através da Teoria das Tópicas, o estudo revela os elementos rítmicos que refletem a imersão de Guarnieri no ambiente latino-americanista fomentado por seus contatos americanos. Fontes arquivísticas negligenciadas, incluindo relatórios e correspondências de Smith e Copland, enriquecem a análise, fornecendo insights sobre as escolhas musicais e experiências de Guarnieri no cenário de intercâmbio cultural. O artigo contribui para uma compreensão mais profunda da música de Guarnieri e suas conexões com os ideais Pan-Americanistas, lançando luz sobre um aspecto menos conhecido de sua produção composicional.
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