Bastidores do “Concerto para Violão e Orquestra” de Francisco Mignone por Sérgio Abreu
Visualizações: 53DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7933Palavras-chave:
Sérgio Abreu, Francisco Mignone, Concerto para violão e orquestra, violão, inventividadeResumo
Este artigo enfoca os bastidores de uma pesquisa de doutoramento envolvendo indagações, preocupações e apontamentos técnicos e musicais de Sérgio Abreu (1948–2023) na ocasião de escrita da tese e no momento em que ele elaborou sugestões para o Concerto para Violão e Orquestra de Francisco Mignone (1897–1986). Após análises preliminares de outras obras do repertório violonístico, associamos as sugestões do violonista à tradição revisional iniciada por Andrés Segovia (1893–1987) e ao conceito de “relação horizontal (não hierarquizada)” entre intérpretes e compositores. Posteriormente, subentendemos dois grupos visando enquadrar cinco dentre as trinta sugestões propostas, sendo uma delas representativa da conciliação entre técnica e música, de âmbito local, e outras quatro claramente alinhadas no segundo grupo, inventivo-musical, com base nas quais fazemos conjecturas macroestruturais e aportes consequentes à obra.
Downloads
Referências
ABDO, Sandra Neves. Execução/Interpretação musical. Per Musi. Belo Horizonte, v.1, p. 16-24, 2000.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Por uma visão de música como performance. Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 63-76, dez. 2011.
APRO, Flávio. Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos 12 estudos para violão de Francisco Mignone. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2004.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 14 out. 2011.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 07 fev. 2012.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 08 fev. 2012.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 10 fev. 2012.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 20 jan. 2013.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 13 jan. 2013.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 22 jan. 2013.
ABREU, Sérgio. Fandango [Tres Piezas Españolas], Joaquín Rodrigo: cópia de manuscrito extraído da gravação de Andrés Segovia (1959). (Partitura), Violão.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. (8ª edição) Rio de Janeiro: Editora FGV, p. 183-191, 2006.
KUEHN, F. M. C. Interpretação – reprodução musical – teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s). Per Musi, Belo Horizonte, n.26, p.7-20, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992012000200002
LABOISSIERE, Marília. Interpretação Musical: a dimensão recriadora da comunicação poética. São Paulo, Anablume, 2007.
LIMA, Sonia A. de (org.). Performance & interpretação: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa 2006.
OROSCO, Maurício. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. São Paulo. 346 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, 2013.
PAGANINI, Niccolò. Grand sonata: per chitarra sola con accompagnamento di violin. Ed. Giuseppe Gazzelloni. USA: Chanterelle, 1990. (Partitura), 48p. Violão e Violino.
MADEIRA, Bruno. Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer. Revista Vórtex, Curitiba, v.8, n.3, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.3
MIGNONE, Francisco. Concerto para violão e orquestra. Rio de Janeiro: Rio-Arte Editora, 1975. Redução (Partitura), 36p. Violão e Piano.
PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. 2011. 308 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
RIMSKY-KORSAKOV, N. Principles of Orchestration. New York: Dover, 1964.
RODRIGO, Joaquín. Fandango, in: Tres Piezas Españolas. Mainz, Schott’s, 1963. (Partitura), 5p. Violão.
RODRIGO, Joaquín. Fandango, in: Tres Piezas Españolas. Cópia de manuscrito de Sérgio Abreu. (Partitura), 5p. Violão.
SILVA, Luciano Cesar Morais e. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão. São Paulo. 204. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, 2007.
XXXXX, xxxxx. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx . xxxxxxx, 21 set. 2011.
WENDLAND, Von Andrzej. Alexandre Tasman: Cavatina/Parte 1 (Prelúdio e Sarabanda). Gitarre & Laute 3, German, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maurício Orosco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.