Versão de Sérgio Abreu para Poco Adagio, de C.P.E. Bach: comparação e análise instrumental
Visualizações: 47DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7941Palavras-chave:
Sérgio Abreu, arranjo e transcrição, Carl` Philipp Emanuel Bach, ViolãoResumo
O presente texto aborda a versão para violão solo de Sérgio Abreu do Poco adagio, da Sonata per il flauto traverso solo senzabasso, Wq 152 (H 562), de Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788), comparando-o com o original e analisando suas características instrumentais. Busca-se esclarecer as modificações, os procedimentos e as soluções instrumentais encontradas pelo arranjador. Abreu acrescenta linhas de baixos e acompanhamentos, modifica notas da melodia, reordena notas da melodia, modifica ritmos, substitui pausas por notas, reescreve trechos com polifonias implícitas e adiciona ornamentos. São analisados também recursos mecânicos referentes à realização prática de uma possível versão ao violão, como as digitações de melodias em uma mesma corda, o uso de cordas soltas para mudanças de posição, a utilização de dedos guias, dedos pivôs, aberturas e sobreposições inversas. A partir deste debate é possível apresentar os aspectos musicais e instrumentais do arranjo e as características envolvidas nas escolhas do arranjador.
Downloads
Referências
ABREU, Sérgio. Manuscrito de Poco Adagio, da Sonata flauto transverso solo senza basso, Wq 152 (H 562), de C.Ph.E. Bach. Manuscrito (Partitura), 4.p. Violão solo. s/d.
ALÍPIO, Alisson. Teoria da Digitação: um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão. 2014. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
AMORIM, Humberto; MARTELLI, Paulo. Funções e perspectivas históricas de transcrições e arranjos para violão no Brasil: o caso de Melchior Cortez (1882-1947). ORFEU, Florianópolis, v.7, n.3, 37p., outubro de 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0109
BACH, Carl Philip Emanuel. Manuscrito de Sonata flauto transverso solo senza basso, Wq 152 (H 562). Manuscrito (Partitura). Disponível em https://vmirror.imslp.org/files/imglnks/usimg/8/89/IMSLP26944-PMLP04561-BachCPE_Solo_Flute_Sonata_Wq132_ms.pdf . Acesso em 26 abr. 2023.
BACH, Carl Philipp Emanuel. Sonata flauto transverso solo senza basso. Berlin Musikalisches Mancherley, 1763. Edição de George Ludewig Winter (Partitura). 2.p. Flauta solo.
CANILHA, Cauã. Uma análise mecânica sobre os 25 Etudes Mélodiques et Progressivas Op.60 para violão, de Matteo Carcassi. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
CARLEVARO, Abel. Escuela de la Guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1979.
CARLEVARO, Abel. ESCANDE, Alfredo (Org.). Diccionario de la escuela de Abel Carlevaro. Nomenclatura alfabética: definiciones y explicaciones. Buenos Aires: Barry Editorial, 2006.
DIAS, Ricardo. Sérgio Abreu: uma biografia. Rio de Janeiro: edição independente, 2015.
FERNANDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo: ART Ediciones, 2000.
WOLFF, Daniel. Transcribing for guitar: a comprehensive method. 1998. Tese (Doutorado em Música) - Manhattan School of Music, Nova Iorque, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cauã Canilha, Daniel Wolff, Edelton Gloeden
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.