A obra para dois pianos de Francisco Mignone e Justaposição Funcional

Visualizações: 34

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7454

Palavras-chave:

Francisco Mignone, Repertório para dois pianos, Justaposição funcional, Interpretação pianística.

Resumo

Entre o vasto trabalho musical de Francisco Mignone, há setenta e quatro peças para a formação instrumental a dois pianos. Como piano I, integram esta coleção não somente composições suas, mas peças solo de outros compositores como Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Waldemar Henrique, Lorenzo Fernandez. Na elaboração do repertório por Mignone identifica-se a Justaposição Funcional, estratégia de composição configurada pela sobreposição expressiva de peças independentes: os dois pianos executam peças originais que dialogam e combinam, e podem ser interpretadas como peças solo. Tal procedimento confere ambiguidade funcional às peças, oferecendo possibilidades de interpretação de maneira individual às partes compostas originalmente por Mignone e, quando justapostas, de serem interpretadas simultaneamente, em Duo. O objetivo com este artigo foi revelar como Mignone manipulou parte dessa obra e argumentos que ilustram a compreensão de justaposição enquanto estratégia composicional e de interpretação do repertório em foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bernardete Castelan Póvoas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Maria Bernardete Castelan Póvoas é Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Aveiro, INET-md, Portugal. Professora na Universidade de Santa Catarina - UDESC, atua nos cursos de Bacharelado e Pós-Graduação em Música, desenvolvendo atividades de ensino, extensão e pesquisa interdisciplinar sobre repertório e desempenho pianístico, música de câmara e brasileira, com publicações em revistas e eventos nacionais e internacionais. Como pianista correpetidora atuou junto ao Coral UDESC, Estúdio Vozes e outros grupos. Realiza recitais solo e de câmara, estreia de obras e gravação de CD com repertório solo e duo de piano (Duo Castelan & Barros).

Alexandre Dietrich, Universidade do Estado de Santa Catarina

Alexandre Dietrich é Mestre em Música e Bacharel em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolve intenso trabalho artístico apresentando-se com solista, camerista no Brasil, Estados Unidos e Europa. Em 2011 e 2012 realizou turnê a Dois Pianos com a pianista Maria Josephina Mignone com obras de Francisco Mignone. Participa de eventos da área com publicações. É doutorando do programa de Pós-Graduação do Centro de Artes - UDESC, no qual desenvolve pesquisa sobre as Fantasias Brasileiras para Piano e Orquestra de Francisco Mignone, bolsista Capes.

Referências

BARBEITAS, Flavio. Francisco Mignone: vivência, pesquisa e criação. Revista Música Hoje, Vol. 8, p. 52-61, Belo Horizonte, 2002.

BARRENECHEA, Sérgio Azra in GERLING, Cristina Capparelli. Três Estudos Analíticos: Villa-Lobos, Mignone e Camargo Guarnieri - Série Estudos 5. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Música, 2000.

BOUNDLESS.COM. Juxtaposition. Disponível em http://kolibri.teacherinabox.org.au/modules/en-boundless/www.boundless.com/art-history/definition/juxtaposition/index.html, s/d. Acesso em 20 setembro de 2021.

BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Edições Fortaleza, 1972.

COESSENES, Kathleen. A arte da pesquisa em artes: Traçando práxis e reflexões. Art Research Journal, Vol ½, p. 1-20, Brasil, Jul-Dez 2014. DOI: https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5423

COGAN, Robert. POZZI, Escot. Som e Música - a natureza das estruturas sonoras. Tradução de Cristina Capparelli Gerling, Fernando Rauber Gonçalves, Carolina Avellar de Muniagurria. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.

CORRÊA, Antenor Ferreira. Integração de Técnicas Analíticas como Princípio de um Modelo Composicional. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

DIETTRICH, Alexandre. Motivação e Justaposição em composições para dois pianos de Francisco Mignone. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

DOCUMENTÁRIO. Lição de Piano, Sobre Francisco Mignone. Produção: Heloísa B. Hollanda. Intérpretes: Francisco Mignone e Maria Josephina Mignone. Rio de Janeiro, Embrafilme, Funarte, 1978.

KIEFER, Bruno. Mignone Vida e Obra. Porto Alegre: Editora Movimento, 1983.

MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 5a Edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2000.

MARTINS, José Eduardo. A Pianística Multifacetada de Francisco Mignone. Revista Música, São Paulo, (2): p. 89-113, 1990. Disponível em DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55005

http://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/55005, s/d. Acesso em 14/setembro/2021.

MERRIAM-WEBSTER. Dictionary: juxtposition. Disponível em:

<https://www.merriam-webster.com/dictionary/juxtaposition>. Acesso em 01 de agosto de 2021.

MIGNONE, Francisco. 7a Valsa de Esquina. São Paulo: Editora Mangione S.A, 1940. Partitura para piano solo, 4 páginas. Piano.

MIGNONE, Francisco. Brejeiro. Tokio: Little Star Copyright Management, 1993. Partitura para dois pianos, 6 páginas. Dois pianos

MIGNONE, Francisco. Cavaquinho, por que Choras? Manuscrito do autor, s/d. Partitura do Piano I, 4 páginas. Piano.

MIGNONE, Francisco. Eponina, Valsa. Manuscrito do autor, s/d. Partitura do piano II, 4 páginas. Piano.

MIGNONE, Francisco. Odeon. Tokio: Little Star Copyright Management, 1993. Partitura versão para dois pianos, 5 páginas. Dois pianos.

MIGNONE, Francisco. Levanta a Poeira. Manuscrito do autor, s/d. Partitura versão para dois pianos, 5 páginas. Dois pianos.

MIGNONE, Francisco. Rolinha. Manuscrito do autor, 1982. Partitura versão para dois pianos, 10 páginas. Dois pianos.

MIGNONE, Francisco. Valsa Chôro n. 8 para 2 pianos. Manuscrito do autor, 1969. Partitura para dois pianos, 4 páginas. Dois pianos.

MIGNONE, Francisco. Valsa Chôro n. 11 para 2 pianos. Manuscrito do autor, 1969. Partitura para dois pianos, 4 páginas. Dois pianos.

MIGNONE, Maria Josephina. Cartas de Amor: Francisco Mignone e Maria Josephina Mignone. Rio de Janeiro: Bartira Gráfica, 2016.

SILVA, Flávio (org). Francisco Mignone: Catálogo de Obras. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2007.

SOUHT, Helen. What is Juxtaposition in Art? Disponível em: https://www.liveabout.com/juxtaposition-drawing-definition-1123063. Acesso em 15 de agosto 2021.

SOUZA, Rodolfo Coelho de. Sintaxe e parataxe na música moderna e pós-moderna. Revista Opus, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 73-91, 2007.

Downloads

Publicado

16.05.2023

Como Citar

Castelan Póvoas, M. B., & Dietrich, A. (2023). A obra para dois pianos de Francisco Mignone e Justaposição Funcional. Revista Vórtex, 11(1), 1–35. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7454

Edição

Seção

Artigos

Métricas