A obra para dois pianos de Francisco Mignone e Justaposição Funcional

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7454

Palavras-chave:

Francisco Mignone, Repertório para dois pianos, Justaposição funcional, Interpretação pianística.

Resumo

Entre o vasto trabalho musical de Francisco Mignone, há setenta e quatro peças para a formação instrumental a dois pianos. Como piano I, integram esta coleção não somente composições suas, mas peças solo de outros compositores como Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Waldemar Henrique, Lorenzo Fernandez. Na elaboração do repertório por Mignone identifica-se a Justaposição Funcional, estratégia de composição configurada pela sobreposição expressiva de peças independentes: os dois pianos executam peças originais que dialogam e combinam, e podem ser interpretadas como peças solo. Tal procedimento confere ambiguidade funcional às peças, oferecendo possibilidades de interpretação de maneira individual às partes compostas originalmente por Mignone e, quando justapostas, de serem interpretadas simultaneamente, em Duo. O objetivo com este artigo foi revelar como Mignone manipulou parte dessa obra e argumentos que ilustram a compreensão de justaposição enquanto estratégia composicional e de interpretação do repertório em foco.

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Biografia do Autor

Maria Bernardete Castelan Póvoas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Maria Bernardete Castelan Póvoas é Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Aveiro, INET-md, Portugal. Professora na Universidade de Santa Catarina - UDESC, atua nos cursos de Bacharelado e Pós-Graduação em Música, desenvolvendo atividades de ensino, extensão e pesquisa interdisciplinar sobre repertório e desempenho pianístico, música de câmara e brasileira, com publicações em revistas e eventos nacionais e internacionais. Como pianista correpetidora atuou junto ao Coral UDESC, Estúdio Vozes e outros grupos. Realiza recitais solo e de câmara, estreia de obras e gravação de CD com repertório solo e duo de piano (Duo Castelan & Barros).

Alexandre Dietrich, Universidade do Estado de Santa Catarina

Alexandre Dietrich é Mestre em Música e Bacharel em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolve intenso trabalho artístico apresentando-se com solista, camerista no Brasil, Estados Unidos e Europa. Em 2011 e 2012 realizou turnê a Dois Pianos com a pianista Maria Josephina Mignone com obras de Francisco Mignone. Participa de eventos da área com publicações. É doutorando do programa de Pós-Graduação do Centro de Artes - UDESC, no qual desenvolve pesquisa sobre as Fantasias Brasileiras para Piano e Orquestra de Francisco Mignone, bolsista Capes.

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Publicado

16.05.2023

Como Citar

Castelan Póvoas, M. B., & Dietrich, A. (2023). A obra para dois pianos de Francisco Mignone e Justaposição Funcional. Revista Vórtex, 11(1), 1–35. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7454

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