A práxis da performance violonística: três gravações de “Omaggio a Boccherini”, de Tedesco
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https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7440Palavras-chave:
Performance musical, Práxis discursiva, Análise musical, Violão Solo, Semiótica musicalResumo
Neste trabalho propomos traçar vetores para as movimentações que determinados usos performáticos perfazem através dos tempos em performances de violão solo. Para isso, fazemos a análise comparativa de três gravações distanciadas temporalmente – Segovia (1936), John Wiliams (1965) e Meng Su (2016) – do quarto movimento da sonata “Omaggio a Boccherini” op. 77, de Mario Castelnuovo-Tedesco. Utilizamos alguns conceitos basilares da proposta tensiva de Claude Zilberberg (2011) a fim de operacionalizar os desdobramentos analíticos de nossas análises. Por fim, discutimos as aproximações e distanciamentos que os elementos performáticos adquirem no decorrer histórico, bem como os efeitos de sentido que tais usos assumem tanto nas estratégias discursivas utilizadas, bem como nos diálogos estabelecidos com a tradição performática de seus contemporâneos, com a práxis em que se inserem.
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