A práxis da performance violonística: três gravações de “Omaggio a Boccherini”, de Tedesco
Visualizações: 47DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7440Palabras clave:
Performance musical, Práxis discursiva, Análise musical, Violão Solo, Semiótica musicalResumen
Neste trabalho propomos traçar vetores para as movimentações que determinados usos performáticos perfazem através dos tempos em performances de violão solo. Para isso, fazemos a análise comparativa de três gravações distanciadas temporalmente – Segovia (1936), John Wiliams (1965) e Meng Su (2016) – do quarto movimento da sonata “Omaggio a Boccherini” op. 77, de Mario Castelnuovo-Tedesco. Utilizamos alguns conceitos basilares da proposta tensiva de Claude Zilberberg (2011) a fim de operacionalizar os desdobramentos analíticos de nossas análises. Por fim, discutimos as aproximações e distanciamentos que os elementos performáticos adquirem no decorrer histórico, bem como os efeitos de sentido que tais usos assumem tanto nas estratégias discursivas utilizadas, bem como nos diálogos estabelecidos com a tradição performática de seus contemporâneos, com a práxis em que se inserem.
Descargas
Citas
ASSIS, Ana Cláudia. Fazer música, fazer história: indagando o papel do intérprete contemporâneo. Música – Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, v. 18, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18i1.145787
CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Sonata “Omaggio a Boccherini”, op.77. Editado por Andrés Segovia. Mainz: Schott, 1935.
CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Sonata “Omaggio a Boccherini”, op.77. Editado por Angelo Gilardino. Ancona: Bèrben, 2007.
COOK, Nicholas. Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance. Per Musi, Belo Horizonte, n.14, 2006, p.05-22
FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.
FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e Significação. São Paulo: Humanitas, 2001.
LEMOS, Caio Victor de Oliveira. A construção de sentido na performance de violão solo no ato e no tempo. 2022. 189 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2022.
LOPES, André Castilho. A problemática da escrita musical para guitarra, na obra de Mario Castelnuovo-Tedesco: análise editorial da Sonata op. 77 (Omaggio a Boccherini) e proposta de edição e digitação da Suite op.133. Dissertação (Mestrado em Música: Interpretação). Departamento de música, Escola de Artes, Universidade de Évora, Évora, Portugal, 2014
MEZA PERAZA, Pavel Francisco. Andrés Segovia’s influence in the realization of Mario Castelnuovo-Tedesco’s Sonata Omaggio a Boccherini, Op. 77: a comparative analysis of Tedesco's manuscript versus Segovia’s edition. 2020. 100f. Tese (Doutorado em Musical Arts) - Universidade do Arizona, Tucson, 2020.
MOLINA, Sidney. O violão na era do disco: interpretação e desleitura na arte de Julian Bream. 2006. 351f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
RINK, John. Análise e (ou?) performance. Cognição e Artes Musicais. Vol. 2, N.1, 2007. p. 25-43.
SONATA op. 77 “Omaggio a bocherini”. Intérprete: Emanuele Buono. Compositor: Mario Castelnuovo-Tedesco. In: Guitar Recital: Emanuele Buono. Naxos, 2014. CD.
SONATA op. 77 “Omaggio a bocherini”. Intérprete: João Carlos Victor. Compositor: Mario Castelnuovo-Tedesco. In: Guitar Recital: João Carlos Victor. Naxos, 2016. CD.
ZANON, Fábio. A arte do violão. Programa exibido na rádio Cultura FM. São Paulo, 2004. Roteiro do programa.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Tradução Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Caio Victor de Oliveira Lemos, Carolina Lindenberg Lemos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.