A práxis da performance violonística: três gravações de “Omaggio a Boccherini”, de Tedesco

Visualizações: 47

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7440

Palabras clave:

Performance musical, Práxis discursiva, Análise musical, Violão Solo, Semiótica musical

Resumen

Neste trabalho propomos traçar vetores para as movimentações que determinados usos performáticos perfazem através dos tempos em performances de violão solo. Para isso, fazemos a análise comparativa de três gravações distanciadas temporalmente – Segovia (1936), John Wiliams (1965) e Meng Su (2016) – do quarto movimento da sonata “Omaggio a Boccherini” op. 77, de Mario Castelnuovo-Tedesco. Utilizamos alguns conceitos basilares da proposta tensiva de Claude Zilberberg (2011) a fim de operacionalizar os desdobramentos analíticos de nossas análises. Por fim, discutimos as aproximações e distanciamentos que os elementos performáticos adquirem no decorrer histórico, bem como os efeitos de sentido que tais usos assumem tanto nas estratégias discursivas utilizadas, bem como nos diálogos estabelecidos com a tradição performática de seus contemporâneos, com a práxis em que se inserem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Victor de Oliveira Lemos, Universidade Estadual do Ceará

Caio Victor de Oliveira Lemos - Violonista e doutor em performance musical pelo Instituto de Artes da UNESP, possui graduação em música e mestrado em performance pela mesma instituição. Estudou violão também na Escola Municipal de Música de São Paulo, além de participar de diversos festivais e estudar com importantes violonistas do cenário nacional e internacional. Atua como solista e camerista e tem experiência como professor de violão individual e em grupo. Foi professor substituto de Violão e Educação Musical na Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2019. Atualmente é professor temporário de Violão e Harmonia na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Carolina Lindenberg Lemos, Universidade Federal do Ceará

Carolina Lindenberg Lemos - Professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e em Langues et Lettres pela Universidade de Liège (2015), com estágio de mobilidade internacional na Universidade de Paris VIII (2013). Foi professora temporária do Departamento de Linguística da USP (2016), onde realizou pesquisa de pós-doutorado em Historiografia da Linguística (2015-2016). Atualmente é líder do Semioce - Grupo de Estudos Semióticos da UFC, membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP e editora da revista Estudos Semióticos (USP).

Citas

ASSIS, Ana Cláudia. Fazer música, fazer história: indagando o papel do intérprete contemporâneo. Música – Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, v. 18, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v18i1.145787

CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Sonata “Omaggio a Boccherini”, op.77. Editado por Andrés Segovia. Mainz: Schott, 1935.

CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Sonata “Omaggio a Boccherini”, op.77. Editado por Angelo Gilardino. Ancona: Bèrben, 2007.

COOK, Nicholas. Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance. Per Musi, Belo Horizonte, n.14, 2006, p.05-22

FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e Significação. São Paulo: Humanitas, 2001.

LEMOS, Caio Victor de Oliveira. A construção de sentido na performance de violão solo no ato e no tempo. 2022. 189 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2022.

LOPES, André Castilho. A problemática da escrita musical para guitarra, na obra de Mario Castelnuovo-Tedesco: análise editorial da Sonata op. 77 (Omaggio a Boccherini) e proposta de edição e digitação da Suite op.133. Dissertação (Mestrado em Música: Interpretação). Departamento de música, Escola de Artes, Universidade de Évora, Évora, Portugal, 2014

MEZA PERAZA, Pavel Francisco. Andrés Segovia’s influence in the realization of Mario Castelnuovo-Tedesco’s Sonata Omaggio a Boccherini, Op. 77: a comparative analysis of Tedesco's manuscript versus Segovia’s edition. 2020. 100f. Tese (Doutorado em Musical Arts) - Universidade do Arizona, Tucson, 2020.

MOLINA, Sidney. O violão na era do disco: interpretação e desleitura na arte de Julian Bream. 2006. 351f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

RINK, John. Análise e (ou?) performance. Cognição e Artes Musicais. Vol. 2, N.1, 2007. p. 25-43.

SONATA op. 77 “Omaggio a bocherini”. Intérprete: Emanuele Buono. Compositor: Mario Castelnuovo-Tedesco. In: Guitar Recital: Emanuele Buono. Naxos, 2014. CD.

SONATA op. 77 “Omaggio a bocherini”. Intérprete: João Carlos Victor. Compositor: Mario Castelnuovo-Tedesco. In: Guitar Recital: João Carlos Victor. Naxos, 2016. CD.

ZANON, Fábio. A arte do violão. Programa exibido na rádio Cultura FM. São Paulo, 2004. Roteiro do programa.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Tradução Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê, 2011.

Publicado

2023-05-11

Cómo citar

Victor de Oliveira Lemos, C., & Lindenberg Lemos, C. (2023). A práxis da performance violonística: três gravações de “Omaggio a Boccherini”, de Tedesco. Revista Vórtex, 11(1), 1–38. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7440

Métrica