A presença do “stylus phantasticus” na Tocata BWV 912 de Johann Sebastian Bach
Visualizações: 35DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7390Palavras-chave:
Johann Sebastian Bach, Stylus phantasticus, TocataResumo
O stylus phantasticus foi um estilo de composição e de performance desenvolvido no século XVII e foi relacionado com a adoção da liberdade, tanto pelo compositor quanto pelo intérprete, para mover os afetos dos ouvintes, arrebatando-os por meio de um jogo de expectativas. Este estilo de composição musical foi objeto de estudo de diversos teóricos da música, especialmente por Athanasius Kircher e Johann Mattheson. Johann Sebastian Bach se valeu desse estilo notadamente em suas tocatas para cravo solo BWV 910-916, compostas no início do século XVIII. Este artigo propõe uma investigação do stylus phantasticus, a partir das fontes primárias que construíram este conceito até o contexto em que Bach estava inserido, e a análise de como este estilo se manifesta na tocata BWV 912.
Downloads
Referências
BACH, Johann Sebastian. NAUMANN, Ernst (ed.). Toccata BWV 912. Leipzig: Bach-Gesellschaft Ausgabe, 1890.p.17. Cravo
BURMESTER, H.R.B. Aspectos do stylus phantasticus nas tocatas para tiorba de Giovanni Girolamo Kapsberger (c.1580-1651). 158p. Dissertação (Mestrado em Música) —Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curitiba. 2010.
COLLINS, Paul. The Stylus Phantasticus and Free Keyboard Music of the North German Baroque. Nova York: Routledge, 2008.
CUILLER, Bertrand. Cuiller on Bach Toccata in D major BWV 912. 2019. Entrevista para a Netherlands Bach Society. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cOw1cjUsUw0. Acesso em: 10 jan. 2019.
FORKEL, Johann Nikolaus. Johann Sebastian Bach: his life, art and work. Nova York: Harcourt, Brace and Howe, 1920. Tradução e notas de Charles Sanford Terry.
Koopman, Ton. Dietrich Buxtehude’s Organworks: A Practical Help. The Musical Times, vol. 132, no. 1777, pp. 148–53, 1991, https://doi.org/10.2307/965836. Acessado em 4 Jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.2307/965836
LUCAS, Mônica. Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da musica poetica. OPUS, [s.l.], v. 20, n. 1, p. 71-94, maio 2014. ISSN 15177017. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/103/93>. Acesso em: 22 mar. 2023.
MACE, Abigail Rebecca. Style and Interpretation in the Seven Keyboard Toccatas of J. S. Bach, BWV 910-916. 164 f. Tese (Doutorado) - Curso de Música, The University of Texas, Austin, 2012.
SCHULENBERG, David. The keyboard music of J. S. Bach. 2ª ed. Nova Iorque: Routledge, 2006.
SNYDER, Kerala. Dietrich Buxtehude: organist in Lubeck. Nova York: Shirmer Books, 1987.
WOLFF, Christoph. Johann Sebastian Bach: the learned musician. Londres: W. W. Norton & Company, 2001. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.6002278195
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Thomasi Genero, Helena Jank
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.