A presença do “stylus phantasticus” na Tocata BWV 912 de Johann Sebastian Bach
Visualizações: 45DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7390Palabras clave:
Johann Sebastian Bach, Stylus phantasticus, TocataResumen
O stylus phantasticus foi um estilo de composição e de performance desenvolvido no século XVII e foi relacionado com a adoção da liberdade, tanto pelo compositor quanto pelo intérprete, para mover os afetos dos ouvintes, arrebatando-os por meio de um jogo de expectativas. Este estilo de composição musical foi objeto de estudo de diversos teóricos da música, especialmente por Athanasius Kircher e Johann Mattheson. Johann Sebastian Bach se valeu desse estilo notadamente em suas tocatas para cravo solo BWV 910-916, compostas no início do século XVIII. Este artigo propõe uma investigação do stylus phantasticus, a partir das fontes primárias que construíram este conceito até o contexto em que Bach estava inserido, e a análise de como este estilo se manifesta na tocata BWV 912.
Descargas
Citas
BACH, Johann Sebastian. NAUMANN, Ernst (ed.). Toccata BWV 912. Leipzig: Bach-Gesellschaft Ausgabe, 1890.p.17. Cravo
BURMESTER, H.R.B. Aspectos do stylus phantasticus nas tocatas para tiorba de Giovanni Girolamo Kapsberger (c.1580-1651). 158p. Dissertação (Mestrado em Música) —Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curitiba. 2010.
COLLINS, Paul. The Stylus Phantasticus and Free Keyboard Music of the North German Baroque. Nova York: Routledge, 2008.
CUILLER, Bertrand. Cuiller on Bach Toccata in D major BWV 912. 2019. Entrevista para a Netherlands Bach Society. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cOw1cjUsUw0. Acesso em: 10 jan. 2019.
FORKEL, Johann Nikolaus. Johann Sebastian Bach: his life, art and work. Nova York: Harcourt, Brace and Howe, 1920. Tradução e notas de Charles Sanford Terry.
Koopman, Ton. Dietrich Buxtehude’s Organworks: A Practical Help. The Musical Times, vol. 132, no. 1777, pp. 148–53, 1991, https://doi.org/10.2307/965836. Acessado em 4 Jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.2307/965836
LUCAS, Mônica. Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da musica poetica. OPUS, [s.l.], v. 20, n. 1, p. 71-94, maio 2014. ISSN 15177017. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/103/93>. Acesso em: 22 mar. 2023.
MACE, Abigail Rebecca. Style and Interpretation in the Seven Keyboard Toccatas of J. S. Bach, BWV 910-916. 164 f. Tese (Doutorado) - Curso de Música, The University of Texas, Austin, 2012.
SCHULENBERG, David. The keyboard music of J. S. Bach. 2ª ed. Nova Iorque: Routledge, 2006.
SNYDER, Kerala. Dietrich Buxtehude: organist in Lubeck. Nova York: Shirmer Books, 1987.
WOLFF, Christoph. Johann Sebastian Bach: the learned musician. Londres: W. W. Norton & Company, 2001. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.6002278195
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Lucas Thomasi Genero, Helena Jank
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.