A presença do “stylus phantasticus” na Tocata BWV 912 de Johann Sebastian Bach

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7390

Palabras clave:

Johann Sebastian Bach, Stylus phantasticus, Tocata

Resumen

O stylus phantasticus foi um estilo de composição e de performance desenvolvido no século XVII e foi relacionado com a adoção da liberdade, tanto pelo compositor quanto pelo intérprete, para mover os afetos dos ouvintes, arrebatando-os por meio de um jogo de expectativas. Este estilo de composição musical foi objeto de estudo de diversos teóricos da música, especialmente por Athanasius Kircher e Johann Mattheson. Johann Sebastian Bach se valeu desse estilo notadamente em suas tocatas para cravo solo BWV 910-916, compostas no início do século XVIII. Este artigo propõe uma investigação do stylus phantasticus, a partir das fontes primárias que construíram este conceito até o contexto em que Bach estava inserido, e a análise de como este estilo se manifesta na tocata BWV 912.

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Biografía del autor/a

Lucas Thomasi Genero, Universidade Federal do Paraná

Lucas Thomasi Genero é pianista, cravista e educador musical. É licenciado em música pela Universidade Federal do Paraná (2020), aluno do curso superior em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e mestrando em Musicologia (2021) sob orientação de Silvana Scarinci (UFPR) e coorientação de Helena Jank (Unicamp). Nos últimos anos, desenvolveu sua pesquisa sobre Johann Sebastian Bach e os compositores do norte da Alemanha do fim do século XVII. Também atua como continuísta e professor de música na escola regular.

Helena Jank, Universidade Estadual de Campinas

Helena Jank é professora Titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde obteve o título de Doutor em Música, especializou-se na interpretação da música barroca em perspectiva historicamente orientada. Responsável pela criação do primeiro curso de Bacharelado em Cravo do país, na Unicamp, em cujo Instituto de Artes lecionou cravo, baixo contínuo, música de câmara e história da música. Desenvolve pesquisa e orientações em nível de Pós-Graduação na mesma instituição, sobre temas como retórica musical no período barroco, relação texto-música e uso de figuras na expressão dos afetos, na música do mesmo período. Foi Diretora do Instituto de Artes da Unicamp entre 1999 e 2003.

Citas

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Publicado

2023-05-16

Cómo citar

Thomasi Genero, L., & Jank, H. (2023). A presença do “stylus phantasticus” na Tocata BWV 912 de Johann Sebastian Bach. Revista Vórtex, 11(1), 1–25. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7390

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