Desenvolvimento e Construção do Sistema de Abafamento de Crotales - SACRO2020

Visualizações: 173

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.7119

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica em Percussão, Sistema de abafamento, Crotales, Protótipo, SACRO2020

Resumo

Ao nos depararmos com o repertório percussivo que contempla obras com o instrumento crotales percebemos que, em muitos casos, as possibilidades de sua expressividade musical não são de todo exploradas. Um desses fatores se deve a falta de implementação do uso do pedal para gerar fraseados distintos com os crotales. Ao revisarmos mecanismos de abafamento desse instrumento foi observado que os mesmos apenas atendem a marcas específicas, limitando a sua utilização. Acreditando tratar-se esse um fator determinante para que compositores e intérpretes não façam uso desse artificio, propomos aqui o desenvolvimento e construção de um protótipo abafador de crotales universal, capaz de atender a qualquer modelo no mercado. Além de revisão sobre obras musicais foram também visitados depósitos de patentes. O projeto contou com uma equipe multidiscplinar, utilizando softwares de design e prototipagem rápida, dando origem ao Sistema de Abafamento de Crotales por Pedal - SACRO-2020. Esperamos contribuir para a comunidade musical, proporcionando um sistema que possa ser utilizado por qualquer local/performer que possua crotales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Martins de Castro Chaib, Universidade Federal de Minas Gerais

Atua como performer em diversos países como Alemanha, Áustria, Itália, Portugal, Espanha, EUA, Uruguai, Chile, Venezuela, Brasil, China e Taiwan. Bacharel em Percussão pela UNESP, realizou Mestrado e Doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal). Possui prêmios como solista e camerísta em Portugal, Itália e Brasil. Vem apresentando trabalhos científicos em eventos no Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai e Canadá, publicando artigos em periódicos indexados. É docente na Graduação e Pós-Graduação da EMUFMG. É membro do grupo Impact(o) www.impacto.mus.br e codiretor do Grupo de Percussão da UFMG.

Charles Augusto , Universidade Federal de Minas Gerais

Charles Augusto -Mestre em música pela UFMG e graduado pela UNESP. É professor da UFOP de percussão, percepção musical e diretor artístico do Grupo de Percussão desta instituição. Atualmente direciona seus principais trabalhos para performances de música e tecnologia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4707-9628. E-mail: charles.augusto.bl@gmail.com

Leandro César , Universidade Federal de Minas Gerais

Leandro César é músico, construtor de instrumentos e esculturas sonoras. Vem se aprofundando no trabalho de invenção e criação de instrumentos permeando a canção até a música contemporânea e experimental. Trabalhou com o grupo UAKTI na manutenção de instrumentos, em turnês como técnico excursionando por todo Brasil, EUA e diversos países da Europa. Como compositor e arranjador tem seu trabalho registrado em diversos shows e discos de Irene Bertachini, Urucum, Diapasão, Coletivo ANA, Rafael Dutra, Makely Ka,Ilumiara e outros. Trabalhou ao lado de Benjamim Taubkin, Marco Antônio Guimarães, Tom Zé, Marco Scarassatti, Lívio Tragtenberg, Mauro Rodrigues, Décio Ramos, Titane, Ná Ozzetti, Déa Trancoso, Rafael Martini, Alexandre Andrés e Felipe José. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2875-8329. E-mail: leandroarces@yahoo.com.br

Tiago Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Tiago Silva -É graduando do curso de Design da UFMG, vem trabalhando como bolsista PIBIC sob orientação do prof. Fernando Chaib. Possui artigos e resumos publicados em congressos nacionais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6457-9758. E-mail: alexandre4122@gmail.com

Referências

BAU, João Silvestre Medeiros de. Prototipagem Musical: Novo Design De Instrumentos de Teclado Antigos. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC)/UNESP, 2015.

BAXTER, MR. Projeto de Produto - Guia Prático Para O Design De Novos Produtos. 3a ed.; trad. Itiro Iida. São Paulo, Brasil: Edgard Blücher Ltda, 2011. p. 344, ISBN13 978‒85‒212‒0614‒9.

HUREL, P. (1999) Tombeau - In memoriam Gérard Grisey. Paris: Henry Lemoine.

KOLBERG, Percussion. Disponível em https://kolberg.com/ Acesso e: 10 out. 2017.

LENS. Disponível em < https://www.lens.org/ > Acesso e: 05 de mai. 2017.

PAISTE. Disponível em http://www.paiste.com/e/tuned_percussion. php?menuid=68 . Acesso em 15 de julho 2018.

PORTNOY, M. http://www.mikeportnoy.com/drums/purple/. Acesso e: 02 abr. 2018.

PÚBLICO. 2013. Pedro Carneiro estreia-se em Los Angeles e dirigido por Dudamel. https://www.publico.pt/2013/09/25/culturaipsilon/noticia/pedro-carneiro-estreiase-em-los-angeles-dirigido-pelo-maestro-gustavo-dudamel-1607077. Acesso e: 19 ago. 2019.

SCIARRINO, S. (2005). Archeologia del Telefono. Roma: Rai Trade.

STOCKHAUSEN, K. Kontakte. Londres: Universal Edition. 1959 - 1960.

TAKEMITSU, T. Rain Tree. Nova Iorque: Schott. 1981.

THOMMAN. Bergerault BE-CAP1 Crotales A=442Hz. Disponível em https://www.thomann.de/pt/bergerault_be_cap1_crotales_a442hz.htm. Acesso e: 06 nov. 2017.

USPTO - United States Patent and Trademark Office Disponível em < http://patft.uspto.gov/netahtml/PTO/search-bool.html > Acesso e: 05 de mai. 2017.

USPTO - Patent Full – text and image database Disponível em < https://worldwide.espacenet.com/?locale=en_EP > Acesso e: 05 de mai. 2017.

FPO - Free pantents online. Disponível em < http://www.freepatentsonline.com/ > Acesso em: 05 de mai. 2017.

Downloads

Publicado

03.11.2022

Como Citar

Martins de Castro Chaib, F., Augusto , C., César, L., & Silva, T. (2022). Desenvolvimento e Construção do Sistema de Abafamento de Crotales - SACRO2020. Revista Vórtex, 10(2), 1–32. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.7119

Edição

Seção

Artigos

Métricas