Desenvolvimento e Construção do Sistema de Abafamento de Crotales - SACRO2020

Visualizações: 163

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.7119

Palabras clave:

Inovação Tecnológica em Percussão, Sistema de abafamento, Crotales, Protótipo, SACRO2020

Resumen

Ao nos depararmos com o repertório percussivo que contempla obras com o instrumento crotales percebemos que, em muitos casos, as possibilidades de sua expressividade musical não são de todo exploradas. Um desses fatores se deve a falta de implementação do uso do pedal para gerar fraseados distintos com os crotales. Ao revisarmos mecanismos de abafamento desse instrumento foi observado que os mesmos apenas atendem a marcas específicas, limitando a sua utilização. Acreditando tratar-se esse um fator determinante para que compositores e intérpretes não façam uso desse artificio, propomos aqui o desenvolvimento e construção de um protótipo abafador de crotales universal, capaz de atender a qualquer modelo no mercado. Além de revisão sobre obras musicais foram também visitados depósitos de patentes. O projeto contou com uma equipe multidiscplinar, utilizando softwares de design e prototipagem rápida, dando origem ao Sistema de Abafamento de Crotales por Pedal - SACRO-2020. Esperamos contribuir para a comunidade musical, proporcionando um sistema que possa ser utilizado por qualquer local/performer que possua crotales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Martins de Castro Chaib, Universidade Federal de Minas Gerais

Atua como performer em diversos países como Alemanha, Áustria, Itália, Portugal, Espanha, EUA, Uruguai, Chile, Venezuela, Brasil, China e Taiwan. Bacharel em Percussão pela UNESP, realizou Mestrado e Doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal). Possui prêmios como solista e camerísta em Portugal, Itália e Brasil. Vem apresentando trabalhos científicos em eventos no Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai e Canadá, publicando artigos em periódicos indexados. É docente na Graduação e Pós-Graduação da EMUFMG. É membro do grupo Impact(o) www.impacto.mus.br e codiretor do Grupo de Percussão da UFMG.

Charles Augusto , Universidade Federal de Minas Gerais

Charles Augusto -Mestre em música pela UFMG e graduado pela UNESP. É professor da UFOP de percussão, percepção musical e diretor artístico do Grupo de Percussão desta instituição. Atualmente direciona seus principais trabalhos para performances de música e tecnologia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4707-9628. E-mail: charles.augusto.bl@gmail.com

Leandro César, Universidade Federal de Minas Gerais

Leandro César é músico, construtor de instrumentos e esculturas sonoras. Vem se aprofundando no trabalho de invenção e criação de instrumentos permeando a canção até a música contemporânea e experimental. Trabalhou com o grupo UAKTI na manutenção de instrumentos, em turnês como técnico excursionando por todo Brasil, EUA e diversos países da Europa. Como compositor e arranjador tem seu trabalho registrado em diversos shows e discos de Irene Bertachini, Urucum, Diapasão, Coletivo ANA, Rafael Dutra, Makely Ka,Ilumiara e outros. Trabalhou ao lado de Benjamim Taubkin, Marco Antônio Guimarães, Tom Zé, Marco Scarassatti, Lívio Tragtenberg, Mauro Rodrigues, Décio Ramos, Titane, Ná Ozzetti, Déa Trancoso, Rafael Martini, Alexandre Andrés e Felipe José. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2875-8329. E-mail: leandroarces@yahoo.com.br

Tiago Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Tiago Silva -É graduando do curso de Design da UFMG, vem trabalhando como bolsista PIBIC sob orientação do prof. Fernando Chaib. Possui artigos e resumos publicados em congressos nacionais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6457-9758. E-mail: alexandre4122@gmail.com

Citas

BAU, João Silvestre Medeiros de. Prototipagem Musical: Novo Design De Instrumentos de Teclado Antigos. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC)/UNESP, 2015.

BAXTER, MR. Projeto de Produto - Guia Prático Para O Design De Novos Produtos. 3a ed.; trad. Itiro Iida. São Paulo, Brasil: Edgard Blücher Ltda, 2011. p. 344, ISBN13 978‒85‒212‒0614‒9.

HUREL, P. (1999) Tombeau - In memoriam Gérard Grisey. Paris: Henry Lemoine.

KOLBERG, Percussion. Disponível em https://kolberg.com/ Acesso e: 10 out. 2017.

LENS. Disponível em < https://www.lens.org/ > Acesso e: 05 de mai. 2017.

PAISTE. Disponível em http://www.paiste.com/e/tuned_percussion. php?menuid=68 . Acesso em 15 de julho 2018.

PORTNOY, M. http://www.mikeportnoy.com/drums/purple/. Acesso e: 02 abr. 2018.

PÚBLICO. 2013. Pedro Carneiro estreia-se em Los Angeles e dirigido por Dudamel. https://www.publico.pt/2013/09/25/culturaipsilon/noticia/pedro-carneiro-estreiase-em-los-angeles-dirigido-pelo-maestro-gustavo-dudamel-1607077. Acesso e: 19 ago. 2019.

SCIARRINO, S. (2005). Archeologia del Telefono. Roma: Rai Trade.

STOCKHAUSEN, K. Kontakte. Londres: Universal Edition. 1959 - 1960.

TAKEMITSU, T. Rain Tree. Nova Iorque: Schott. 1981.

THOMMAN. Bergerault BE-CAP1 Crotales A=442Hz. Disponível em https://www.thomann.de/pt/bergerault_be_cap1_crotales_a442hz.htm. Acesso e: 06 nov. 2017.

USPTO - United States Patent and Trademark Office Disponível em < http://patft.uspto.gov/netahtml/PTO/search-bool.html > Acesso e: 05 de mai. 2017.

USPTO - Patent Full – text and image database Disponível em < https://worldwide.espacenet.com/?locale=en_EP > Acesso e: 05 de mai. 2017.

FPO - Free pantents online. Disponível em < http://www.freepatentsonline.com/ > Acesso em: 05 de mai. 2017.

Publicado

2022-11-03

Cómo citar

Martins de Castro Chaib, F., Augusto , C., César, L., & Silva, T. (2022). Desenvolvimento e Construção do Sistema de Abafamento de Crotales - SACRO2020. Revista Vórtex, 10(2), 1–32. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.7119