A manipulação do Timbre a partir de estruturas da Afinação Justa
Visualizações: 112DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.4Palavras-chave:
Afinação Justa, Erv Wilson, OpenMusicResumo
Os processos apresentados visam estabelecer princípios para a organização de sistemas de Afinação Justa no meio eletrônico alterando parciais de timbres. Pretendemos fundir harmonia e timbre como no Espectralismo, mas partindo das teorias harmônicas de Partch (1974), Johnston (2006) e Wilson (NARUSHIMA, 2018), com o fim de modificar timbres. Focaremos particularmente na teoria na teoria Combination-Product Sets de Erv Wilson (NARUSHIMA, 2018).Downloads
Referências
JOHNSTON, Ben. Maximum Clarity: and other writings on music. Bob Gilmore (ed.). Chicago: University of Illinois Press, 2006.
NARUSHIMA, Terumi. Microtonality and the Tuning Systems of Erv Wilson. New York: Routledge, 2018.
NEIMOG, C. K. (2021). Afinação justa, crivos e (as)simetrias: estratégias composicionais com implementação em OpenMusic. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Culturas e Linguagens, Universidade Federal de Juiz de Fora. https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00061
PARTCH, Harry. Genesis of a Music. 2ed. New York: Da Capo Press. 1974.
ROADS, Curtis. Composing Electronic Music – A New Aesthetic. New York: Oxford University Press, 2015.
XENAKIS, Iannis. Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition. Pendragon Press, 1992.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Charles Neimog, Luiz Castelões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.