Das imagens à criação de formas sonoras – Uma possí­vel epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional

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Autores

  • Danilo Rossetti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2602

Resumo

Abordamos e desenvolvemos um estudo epistemológico das atividades de criação e análise musical, especificamente aquelas realizadas com suporte computacional. Como ferramentas para o entendimento desses processos, trazemos o conceito de Invenção e o Princí­pio da Individuação de Gilbert Simondon, além da proposta de René Thom sobre a Inteligibilidade das Formas. Apresentamos dois patches para análise e processamento sonoro e realizamos um estudo sobre a aplicação dos conceitos acima mencionados na descrição dos processos interativos em duas peças eletroacústicas mistas: Anthèmes 2, de Pierre Boulez, e A Pierre: Dell'azzurro silenzio, inquietum, de Luigi Nono. Analisamos a interação entre escrita e performance instrumental, dispositivos de análise e transformação sonora, e a sonoridade emergente desse processo. Concluí­mos enfatizando a articulação entre diferentes áreas do conhecimento nos processos de composição e análise musical (tecnologias e conceitos) para a emergência de um fazer musical conectado com as formas do nosso tempo.

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Biografia do Autor

Danilo Rossetti, Universidade Estadual de Campinas

Estudou composição com José Manuel López López, Silvio Ferraz e Flo Menezes, e processamentos sonoros interativos com Alain Bonardi e Anne Sèdes. É Doutor em Composição Musical pela UNICAMP, com perí­odo sanduí­che no Centre de recherche Informatique et Création Musicale da Université Paris 8. É Mestre em Música e Bacharel em Composição (instrumental e eletroacústica) e Regência pela UNESP. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP, com apoio FAPESP e supervisão de Jônatas Manzolli, e é professor de pós-graduação do Centro Universitário Senac SP, nas áreas de comunicação e artes. Suas composições já foram executadas em conferências e festivais tais como ICMC, CMMR, NYCEMF, CICTeM, BIMESP, SBCM e ANPPOM. Foi um dos premiados do Prêmio Funarte de Música Clássica 2016, na categoria solos, música acusmática e mista. E-mail: danilo.rossetti@nics.unicamp.br

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Publicado

01.09.2018

Como Citar

Rossetti, D. (2018). Das imagens à criação de formas sonoras – Uma possí­vel epistemologia dos processos de análise e composição com suporte computacional. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2602

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